segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Pré- Defeso

Atipicamente fui ao estádio ver os dois últimos jogos: o Beira-Mar e no sábado o Sporting. Os comentários ao jogo foram já feitos pelo Filipe, não valerá a pena chover no molhado. Assino por baixo.

Muito já se falou e escreveu sobre esta Liga 2011/2012. Muito ainda se irá escrever, em jeito de Balanço e Demonstração de Resultados. 
O Café não foi nem será exceção. Nem sempre estivemos de acordo, fomos elogiosos e críticos do clube e, pela minha parte, ainda bem que o fomos. 
É isso que nos diferencia de outros, que de tão acérrimos defensores da “nomenklatura”, resvalam para um ambiente desculpabilizador para dirigentes e jogadores. 

Todos nós estaremos agora a tomar balanço para o período de ouro dos comentadores de sofá: o defeso.
No que me diz respeito, deixo-vos o meu sinal de partida. 
Claro que será inevitável voltar a este assunto e até Julho muito byte irá ser publicado, porque apesar de ser ano de Europeu e Olímpicos, não é por acaso que nos chamamos “Café das Antas”.
Vamos lá entao a uma primeira abordagem, longe de exaustiva:

DISPENSAS ou saídas “permitidas”:
- Vítor Pereira: Se dúvidas houvera… Mais uma vez no sábado foi Hulk e mais 10. Confrangedor. Não me lembro de uma equipa do Porto com tão pouca intensidade, nem em dia de “festa”. O Porto ganha o jogo porque tem Hulk e porque jogou com um Sporting abaixo do exigível para quem precisava de pontos. Para consumo interno será suficiente (tenho dúvidas mas aceito), mas para o nosso patamar Europeu é curto. A saída do treinador será de longe a mais importante decisão do defeso.

- Hulk: É justo que saia para um grande da Europa, até para dar o exemplo às “vedetas” que começam cada vez mais a chegar ao Porto com olhos já postos em outros clubes. Sempre se comportou bem, soube esperar o seu momento de saída sem atropelos, birras e ultimatos. Para o bem dele (e nosso), entendeu que o Pinto da Costa é o melhor gestor de carreiras do futebol mundial. 70 milhões é aceitável.


- Rolando: não tem qualidade para ser o patrão da nossa defesa. Como ele se acha nesse patamar, siga. Qualquer coisa perto dos 20 milhões é bem vendido.

- Álvaro Pereira: Não há muito a dizer, de tão evidente. Bom jogador, dos melhores defesas esquerdos que passaram pelo nosso clube, mas cometeu o pecado capital de se esquecer muito rapidamente que o FCP o foi desenterrar ao Cluj. É mal-agradecido, o que a este nível é imperdoável. Creio que 20 milhões seriam justos. Apesar de tudo tem pedigree…


- James Rodriguez: Eu sei, é polémico! Tem ares de vedeta sem o ser, que é o pior defeito que um jogador dos nossos pode ter. Não lhe auguro um grande futuro: falta-lhe atitude, não é um jogador à Porto… O Ferguson quer trocar pelo Anderson (com as duas pernas inteiras) e mais uns trocos? Presidente: esta ideia vale pelo menos o bilhete de avião para Manchester e ouvir os homens. Porque não? Anderson mais 15 milhões e fechamos.

Total: se for acima de 120 milhões será um bom período de vendas.

CONTRATAÇÕES ou manutenções “importantes”
– Fernando: Está um Senhor jogador (sábado até a dança à saída lhe ficou bem) e parece ter acalmado os ímpetos suicidas da última época. Será fundamental no esqueleto “deshulkizado” da próxima época. A manter a (quase) todo o custo…

- Moutinho: mesmo em jogos menos conseguidos, como o de sábado, é a alma desta equipa. Corre e sobretudo faz correr. Destrói com a mesma classe com que constrói. O nosso pulmão. Ele e Fernando são meia equipa, sendo hoje em dia Hulk o responsável pela outra metade. Seria uma garantia de sucesso a sua continuidade. Será PdC capaz de lhe “vender” mais uma época? Espero que sim, a bem de todos nós e do futuro treinador…


- Um avançado:  Não preciso de elaborar, pois não?  Lima seria bem-vindo, como uma espécie de Lisandro-dos-pobres que se mexe, que arrasta defesas, a quem a bola não dói nos pés.

Um ponta-de-lança: Um 9 titular, para pegar de estaca, resguardando Janko que ainda será útil. Kléber tem que rodar uma época onde lhe deem minutos e menos pressão.

Claro que há muitos casos por resolver: defesas (direito e esquerdo) suplentes, o regresso de Castro, Guarin e Belluschi para negociar, eventualmente a vinda de um central.

Se a parte das vendas correr bem, não me preocupo muito com as compras. Entre os que estão, os que podem regressar de empréstimos e uma ou outra “unha” para fazer os adeptos salivarem e vender lugares anuais, teremos sempre o melhor plantel português.

11 comentários:

  1. Espero que o James não se vá embora. É o jogador favorito dos meus miúdos (3 e 5 anos, a primeira ida ao estádio deles foi o jogo com o Rio Ave, em que o James marcou dois).

    Além disso, ainda não compreendi porque é que o nome dele se lê Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrames Rodriguez.

    ResponderEliminar
  2. James é para ficar. Primeiro porque não concordo em nada que tem ares de vedeta. Segundo, porque mesmo que tivese, o é de facto. Quanto ao resto, concordo com tudo (bom, Rolando por 20 milhões, só em sonhos, mas concordo que é para sair). E alinho com o Calcanhar de Viena, Atsu e Kelvin a entrar no plantel com saída de Hulk e Djalma (ou Varela por uma boa proposta).

    ResponderEliminar
  3. Corrigenda: os regressos do Atsu e do Kelvin são da autoria do João Gonçalves em comentário ao post do Calcanhar de Viena. A César o que é de César...

    ResponderEliminar
  4. ;)

    pois eu já tinha feito a minha pré-análise extensa no post do Calcanhar de Viena.

    ResponderEliminar
  5. JB, espero sinceramente estar enganado mas tenho de facto cada vez mais dúvidas sobre o RRRRRRames. Não sobre o seu talento, mas a sua capacidade para jogar numa equipa como o FCP. Esperemos para ver...
    Aliás aproveito para te perguntar quando foi a última vez que o James contribuiu para um bom resultado do Porto?
    Eu não me lembro.

    ResponderEliminar
  6. D. Pedro, "quando foi a última vez que o James contribuiu para um bom resultado do Porto?". Eu arriscar-me-ia a responder "praticamente todos os jogos em que jogou". Assim de repente lembro-me do jogo que nos deu o título: luz. O rapazinho jogou pouco mais do que meia-hora acabadinho de chegar do outro lado do planeta, marcou um golo e fez a assistência para outro. No que toca ao James há, no entanto, uma coisa em que estamos de acordo: que a tua opinião é polémica. Confirmo, é mesmo.

    ResponderEliminar
  7. JB e eis-nos perante uma boa polémica que nos acompanhará nos próximos tempos. Bem-vindo!!!
    O James tem talento, tem potencial, mas tem mau feitio e duvido da sua capacidade de entender o futebol como jogo coletivo.
    De equipa, portanto...
    Talvez Sir Ferguson consiga educar o menino, claramente VP não conseguiu.

    ResponderEliminar
  8. D. Pedro, o mesmo se dizia de um tal de Hulk: que se agarrava muito à bola e que tinha dificuldade em entender o futebol como jogo coletivo. E olha no que deu. Ainda assim, acho que a fotografia que fazes do James está muito muito desfocada... E o Sir Fergusson não terá oportunidade de educar o menino porque, este ano, ele não sai. Lamento ;)

    ResponderEliminar
  9. James é um belissimo jogador e gostava muito que ele ficasse. D Pedro, James foi fundamental com golos e assitências, resolveu o da jogo da Luz sim, mas resolveu outros bem mais importantes numa fase complicada do Porto.A unica coisa que lhe aponto nos ultimos é as piscinadas. Se estamos todos de acordo em concordar que noutros clubes à piscineiros de que não gostamos não podemos aceitar que um jogador do Porto faça o mesmo. Eu até admito que um jogador jogue para ganhar a falta, mas o que James tem feito é atirar-se sem ninguém lhe tocar. Não gosto, ele vale mais que isso.

    ResponderEliminar
  10. James é um belissimo jogador e gostava muito que ele ficasse. D Pedro, James foi fundamental com golos e assitências, resolveu o da jogo da Luz sim, mas resolveu outros bem mais importantes numa fase complicada do Porto.A unica coisa que lhe aponto nos ultimos é as piscinadas. Se estamos todos de acordo em concordar que noutros clubes à piscineiros de que não gostamos não podemos aceitar que um jogador do Porto faça o mesmo. Eu até admito que um jogador jogue para ganhar a falta, mas o que James tem feito é atirar-se sem ninguém lhe tocar. Não gosto, ele vale mais que isso.

    ResponderEliminar