quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estamos conversados


Disclaimer: vi o jogo a espaços (muito pequenos) e com imagens sem grande qualidade. Mas 4-0 são 4-0, não há segundas leituras.

Vítor Pereira: entendo que os 110 mil dele todos os meses te dão um jeitaço até porque já há uns tempos percebeste que nunca mais na tua vida vais ter outra oportunidade destas, mas queres ficar na história como o homem que tão veementemente contraria o famoso dito de que no FCP qualquer um se arrisca a ser campeão? Num último assomo de hombridade: pede lá a demissão e a malta dá-te um chequezito de 1 milhão... Pensa assim: é muito mais do que algum dia ganharias durante toda a tua carreira entre o Santa Clara, o Espinho e a Sanjoanense. Que, admitamos, é o teu nível... 

Sr Presidente: a época ainda não acabou, eu sei, mas com a sua experiência não vê que com este treinador, o título da Liga (ao dia de hoje a única coisa que ainda podemos matematicamente ganhar) é uma miragem? Salvemos o que pode ainda ser salvo... Num orçamento de 95 milhões, um mais um menos não fará tanta diferença assim. Dê lá o milhão ao homem e mande-o de volta para os juniores C do Padroense, se eles o aceitarem de volta... Eu duvido, mas não custa tentar.  

9 comentários:

  1. 4-0 são 4-0, ainda que pesados em função do que se jogou. E do que eles nos deixaram jogar, para marcarem 4 golos. Bastava olhar para a ficha de jogo e ver que uma equipa que está nos 1/8 final a defender o título sem um único ponta-de-lança dificilmente conseguiria eliminar outra qye tem Dzeko e David Pizarro...no banco.

    Está na hora, eu também acho. Os erros cometidos e a falta de confiança revelam bem a desorientação que este senhor transmite à equipa.

    Perdemos bem. Podíamos ter saído de cabeça erguida, valha isso o que valer. Pode ser que valha que ele saia com a cabeça numa bandeja.

    ResponderEliminar
  2. Neste caso não tem razão. O Porto fez um jogão até ao 2º golo deles, quando ficou reduzido a 10, sem um defesa central e sem hipóteses de colocar algum lá dentro... vamos a ver se o City não vai ganhar o campeonato em Inglaterra e a liga europa... não era qualquer equipe!

    ResponderEliminar
  3. O City é uma grande equipa e, como diz o Filipe, fez o jogo perfeito. Com a pontinha de sorte que isso implica. Nós, a jogar sem avançado, com mais uma lesão (estúpida qb) e com erros que saíram caro, quebrámos com o 2-0. Mas o lance desse golo é elucidativo do que há a corrigir - perda de bola do Hulk, falta de agressividade a matar o contra-ataque, mau posicionamento defensivo no 2 contra 2. Já que nunca temos sorte nos sorteios, podíamos pelo menos entrar concentrados nos jogos decisivos...

    ResponderEliminar
  4. O City é uma grande equipa. O Porto é uma grande equipa (actual detentor do trofeu). O Porto foi eliminado por 6-1. O Porto, das provas em disputa na época 2011-2012, já as perdeu/foi eliminado em todas, excepto a Liga. O Porto tem o maior orçamento de sempre do futebol português.

    Gostaram de ver o Porto a jogar hoje em Manchester? Pois ainda bem, fico contente. Mas não é esse o ponto.

    O ponto é: há quantos anos o Porto acaba uma época com ZERO títulos? Acham normal?

    Pois... foi o que eu pensei.

    ResponderEliminar
  5. Procurando analisar friamente a questão - difícil depois de um dia em que perdemos por quatro e após uma época de zero alegrias e muitas agruras - não há benefícios em manter o treinador neste momento, com uma ressalva apenas.

    Não há benefícios devido a duas vertentes maiores. 1: Vítor Pereira já mostrou à saciedade a sua incompetência para desempenhar tão desejável função. Nem sequer vou elaborar sobre este ponto, já que as suas ações e resultados falam por si.
    2: o coitado nunca foi dotado do dom da palavra ou da capacidade de motivar, mas para além disso qual é a sua autoridade naquele balneário? Que respeito lhe têm os jogadores (assumindo que alguma vez o tiveram) quando ele lhes dá instruções? Que confiança é que ele lhes incute?
    Eu respondo: zero...

    A ressalva é só uma: seria preciso substituí-lo por um treinador de qualidade, e que conhecesse os jogadores e o campeonato português. Há alguns que preenchem estes requisitos.

    Mas eu tenho poucas ilusões: parece-me que vamos mesmo afundar-nos com Vítor Pereira até ao fim da época. E o pior é que, realisticamente, ainda não batemos no fundo.

    Mas ok, siga para a próxima ilusão vã...

    ResponderEliminar
  6. Eu vou até mais longe...com a teimosia das apostas pessoais do PdC, arriscamo-nos a que VP seja treinador do FCP na próxima época, caso não perca o campeonato por muitos... Foi esse o meu voto no nosso barómetro.

    E que treinadores há nessas condições que referes, Zero?

    ResponderEliminar
  7. Há, por exemplo (sem pensar mais do que alguns segundos no assunto), Domingos, Pedro Emanuel, Jorge Costa, Leonardo Jardim, Pedro Martins. Todos eles nos aumentariam as hipóteses de chegarmos ao título, que é a nossa única via agora.

    E não falei no meu favorito de todos estes - Sérgio Conceição! (estou a falar a sério)

    ResponderEliminar
  8. Eh pá, o Sérgio Conceição é o nosso Sá Pinto. Não tem classe para aquilo. O que terá de mística, compensará com excesso de conflitualidade. Não subscrevo.

    Jardim ou Domingos sim, talvez por esta ordem. P. Emanuel não me convence. O Bicho seria um bom adjunto. O Martins parece-me um curioso...e queimar mais uma época só para chatear o Marítimo não me parece grande ideia...

    ResponderEliminar
  9. Não faltam treinadores estrangeiros que dão garantias de formar equipas vencedoras, e não é preciso ir ao top (Guardiola, Fergusson, Arsene Wenger, etc), existem treinadores de nível intermédio que possibilitam vitórias e equipas competetitivas nas competições europeias. Em vez de se gastar € num jogador de qualidade discutível (Prediger, Bollati, Benitez, Sonkaya, etc) era preferível apostar num treinador com currículo. Ivic, Robson, Carlos Alberto Silva e até Co Adrianse enquadram-se neste perfil. A nível nacional eu apostava no Domingos, não se concretizando um eventual regresso do André VB.

    ResponderEliminar