terça-feira, 17 de abril de 2012

4 em 4


também eu VP, também eu


4 pontos de avanço a faltar 4 jogos. Das duas uma: ou esta Liga é conquistada pelo Porto ou é desperdiçada pelo Porto. A ser desperdiçada seria a consequência de uma época irregular e da falta de liderança técnica (em todos os aspectos, dos treinos, à preparação dos jogos, ao campo em si). A ser conquistada é uma vitória importante após um ano de sucessos ímpares, mesmo se possa vir a saber a pouco.
Como adepto, confesso que este jogo com o Beira-Mar em casa, me assusta mais que a ida à Madeira ou a recepção ao Sporting. O Porto provou que nos jogos "difíceis" responde presente, mal ou bem, discute o jogo com a experiência de vencedor, e tem-se saído mais vezes bem que mal a nível de resultados. Já nos jogos "fáceis", sobretudo em casa, a inconstância e o futebol apresentados, deixam-me algo ansioso. Faltou ao Porto aquela solidez que lhe conhecíamos, aquela "certeza" de que perante adversários mais frágeis, a equipa não dava grandes hipóteses.
VP já fez de tudo este ano: coisas más, menos más, boazinhas e algumas vezes boas. Suponho que apenas terá dúvidas sérias sobre que frente de ataque utilizar, já que atrás, jogue este ou aquele central signifique pouco para o rendimento da equipa (isto se mantiver o romeno na direita). Na frente, ou volta a apostar no Janko (esteve em tratamento), Kléber (duvido, cortou-lhe as pernas há muito e depois cortou-lhe até os cotos ao fazer de conta que lhe dava outra oportunidade), ou Varela/Djalma para colocar Hulk na ponta. Ele lá saberá. A atitude e dinâmica é que serão importantes neste jogo, e aí é que temos vindo a pecar. Acredito nos "equilíbrios" que VP tanto gosta, mas nunca em detrimento da velocidade e objectividade ofensiva, algo que ele sempre colocou em segundo plano, e isso, a meu ver, foi o que ele estragou do trabalho de AVB.
O Beira-Mar deve estar a salvo da descida (7 pontos acima da linha de água e 4 equipas atrás deles) mas está na altura de se jogar para contratos e mostrar serviço, e que melhor palco que o Estádio do Dragão?

15 comentários:

  1. "(...) e depois cortou-lhe até os cotos (...)"

    Priceless.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Também gostei da figura de estilo, mas discordo da ideia. Acho que Vítor Pereira diminui os jogadores, ou pelo menos não extrai o melhor deles, mas no caso particular de Kléber, ilibo totalmente o treinador. Kléber teve oportunidades, aliás teve demasiadas oportunidades (as oportunidades que qualquer jogador vindo da formação nunca tem, por exemplo), e foi consistente: desperdiçou-as todas. Total e absolutamente. Voltou a tê-las recentemente, e foi pior ainda que antes. E nem estou a falar dos golos que falha, que não são muitos, já que ele nunca está no sítio certo para rematar, mas também noutros aspectos do jogo. Em Paços, por exemplo, foi quando entrou a substituir Janko que começámos a perder (a empatar) o jogo.
      Quanto ao resto estou de acordo. Vou ao estádio ver o jogo e, como sempre agora, inquieto quanto ao FC Porto que vou encontrar. Mas também me parece seguro que, vencendo este jogo, o campeonato já dificilmente escapará. A propósito: "Das duas uma: ou esta Liga é conquistada pelo Porto ou é desperdiçada pelo Porto". E não são todas assim hoje em dia?

      Eliminar
    2. Começando pelo fim: "são todas assim hoje em dia?", a última que perdemos não podemos dizer que desperdiçámos, o SLB do túnel teve o seu mérito nessa conquista.

      Quanto a Kléber, o futuro dirá. Eu já o escrevi, Kléber foi lançado às feras, literalmente. Não deveria ter sido o substituto de Falcao, era impossível com 21 anos vindo do Marítimo impor-se sem dificuldades. E mais, nem se safou muito mal no início, onde foi marcando nos primeiros jogos numa equipa do Porto aos soluços, depois veio a lesão no ombro e foi encostado, para apenas reaparecer numa altura em que já cá andava o gigante e tendo oportunidades de 10 a 15 minutos. Depois teve duas titularidades em jogos cuja dificuldade fala por si: Benfica e Braga.
      O realismo que pediste na análise a um jogador como Hulk, deve ser pedido para todos.
      Vejo mais futuro num jogador como Kléber do que em Janko ou Walter por exemplo.

      Eliminar
    3. Zero,

      Só te digo o seguinte... lembra-te do Kleber no Marítimo e os estragos que ele fez, inclusivé na nossa defesa.

      Para mim o Kleber regrediu e muito, desde que chegou ao FCP... se será jogador para o Porto um dia não sei, sei que com o VP, nunca será jogador de futebol.

      Faz-me lembrar o Diego com o Co Adriaanse...

      O VP é péssimo a potenciar os jogadores e isso deve-se à debilidade de trabalho táctico individual com os jogadores.

      A mim parece-me que os treinos do Porto são todos à volta do trabalho táctico de equipa, e nunca de trabalhar o modo de jogo de cada jogador de modo a extrair o máximo de cada um.

      Por isso, nunca saberemos o que o Kleber, Iturbe, Vion, etc... valerá com o VP no comando da equipa.

      Eliminar
    4. @ Filipe: sobre Kléber, o futuro o dirá. Mas ele não está no FCP como um jogador de futuro. Os nossos jogadores de futuro andam a rodar até aos 24 anos nos Gijóns, ou andam a protestar no Twitter por nunca jogarem. Este é um jogador de presente, porque não há mais nenhum naquele plantel que tenha tido o privilégio de ser a única opção para a posição durante seis meses. Ou seja, ele foi titular by default durante 6 meses, na Liga dos Campeões e tudo. Mesmo antes da lesão no ombro, o que ele tinha para mostrar por essa posição de privilégio era muito pouco. E não me parece que seja culpa do treinador que ele não consiga dominar uma bola. Jogar a 9 no FCP não é um prémio, é um desafio; este miúdo não correspondeu (minimamente) ao desafio. Fa-lo-á alguma vez? Eu acho que não, mas veremos.

      Eliminar
    5. @ João Gonçalves: por acaso não me lembro de alguma vez o Kléber no Marítimo ter feito estragos na nossa defesa, mas admito ser falha de memória. Desde que o Kléber foi ligado ao FCP eu tentei acompanhar o que ele ia fazê-lo no Marítimo, e confesso:

      Nunca percebi.

      Nunca percebi porque é que o FC Porto se envolveu em guerras na Madeira, no Brasil e na UEFA por este jogador. Foram dois anos (e muito dinheiro) a até o finalmente contratar. E foram-se nele os créditos todos que tínhamos para novos ponta de lança. Para tanto, eu esperava que me estivesse a escapar algo de fundamental, que o jogador engraçado do Marítimo (mas menos engraçado, por exemplo, que Baba, esse sim um grande avançado) fosse afinal um grande craque. Na Madeira marcou 8 golos na primeira época e 7 na segunda, em que os melhores marcadores do campeonato marcaram respetivamente 26 (Cardozo) e 23 (Hulk) golos.

      Afinal tenho agora um jogador pior. E sim, concordo que o treinador não só não lhes extrai o melhor como ainda os estraga, mas Kléber e assim tão melhor do que aquilo que mostrou? O homem e a bola parecem ímans do mesmo pólo - repelem-se mutuamente.

      Eliminar
    6. Só mais algo que queria dizer: as comparações com Hulk e Janko na tolerância que devemos ter com as críticas não colhem, porque aqueles já confirmaram ao longo de várias épocas, muitos jogos, muitas competições, muitos treinadores e muitas defesas enfrentadas que são grandes jogadores capazes de marcar muitos e muitos golos (ainda mais Janko que Hulk). Se há agora um abaixamento significativo, o fator é então provavelmente externo (tipo, o treinador) à qualidade intrínseca do jogador. Mas no caso de Kléber, essa qualidade não está de todo estabilizada (eu ponho-a em dúvida, mas ainda espero que ele venha a provar merecer a oportunidade de ser o 9 do FCP).

      Eliminar
    7. O Kleber no Maritimo era um jogador bem melhor que agora.

      Um jogador que ia jogar com o ala, que recebia deste ou do lateral na quina da grande área, dava dois passos e mandava-a lá para dentro(ou pelo menos saia um grande remate). Sempre foi um jogador letal com a bola nos pés.

      Ora no Porto de VP, é um jogador que tem de lutar com os centrais e unicamente isso. Já se percebeu que os pontas de lança não podem sair do meio, pois o VP tem de ter sempre um de referência por ali.

      Esse não é o Kleber... o Kleber é talhado para jogar mais latelarizado quando a equipa está a atacar (jogar no espaço em que os nossos médios descaiem para dar suporte às jogadas das alas) e depois sim, quando a bola vai à linha fazer um movimento interior em velocidade para a finalização.

      O que o VP o manda fazer não é o que o Kleber sabe e não é o que ele mostrou, obviamente assim Kleber, não é nem pode ser, o mesmo jogador que veio do Marítimo.

      Eliminar
  3. A grande questão foi Kléber ter sido o "9" principal. Nunca o deveria ter sido. Apos Lisandro, o Porto foi buscar Falcao, que embora tivesse sido uma surpresa, vinha ja com credenciais. Ora Kléber não poderia ser o substituto de um Falcao. O Porto falhou em nao contratar um avançado com mais experiencia. Ter Kleber e Walter como unicas opçoes foi mau.
    Vamos ver no futuro, eu acho que para o ano, Kléber é o avançado ideal para ter como segunda opção. Se o Porto tiver um bom avançado, que se afirme, tera no brasileiro uma arma de boa qualidade para a concorrencia interna desejavel. E acredito que tem futebol para vir a ser opçao séria num ou dois anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe,

      O Porto já tem um bom avançado... chama-se Janko.

      Agora é termos um bom treinador que saiba meter a equipa a tirar proveito do bom avançado que tem... e já agora que meta a equipa a tirar proveito de cada um dos outros jogadores que tem.

      Não basta comprar um Janko e mete-lo na frente e dizer-lhe que jogue entre os centrais, pois C. Ronaldos e Messis só existem 1 de cada e mesmo esses precisas que a equipa potencie as suas capacidades individuais extraordinárias.

      Hulk também só existe um e se tivéssemos um treinados que metesse a equipa a equipa a provocar transições de velocidade e com o Hulk a receber passes em profundidade, com um avançado rápido (Lima?) a acompanhar nessas correrias, muitos mas mesmo muitos mais golos marcávamos e a isto chama-se potenciar as qualidades individuais.

      Eliminar
    2. João, da mesma forma que espero que o Kléber tenha um mentor à altura para evoluir, espero que o Janko possa mostrar muito mais do que mostrou até agora. É óbvio que o papel do treinador é fundamental. O meu problema com o Janko é a postura que tem apresentado até agora, não me convence. Paradão, muito paradão lá na frente. Mas admito que o homem saiba fazer golos e espero que com trabalho apareça mais. Vou dar um exemplo exagerado porque se trata de m jogador de top, mas viste o Mario Gomez frente ao Real? Também é um gajo alto e aparentemente meio trapalhão, mas movimenta-se dentro da área como um ponta de lança deve fazer. Tem dois cabeceamentos onde ataca a bola como ainda não vi o Janko fazer.
      Mas bom, o futuro dirá.
      de acordo a 100% sobre o Hulk. Falcao acompanhava na perfeição esses lançamentos para o Hulk e aparecia lá a facturar vezes sem conta. Lima não é Falcao, mas já provou ser jogador, desde que despontou no Belenenses.

      Eliminar
    3. Mas aqui é que entra o papel do treinador não concordas?

      Eu fui federado por mais de 10 anos e lembro-me claramente de um treinador que tive, que até chegou a jogar no Benfica "B" nos anos 50, que nos trabalhava muito bem e tirava proveito das nossas principais características.

      Na altura e com 16 anos, era lateral direito e jogava nos seniores da equipa da terra, e lembro-me claramente de ele me proibir de passar do meio campo, pois como era extremamente rápido e muito forte no ombro a ombro e com um timing de corte muito interessante, era a minha função principal fazer as dobras aos centrais e a tarefa de atacar era do lateral esquerdo e nós tínhamos um médio direito daqueles pequeninos e muitíssimo rápido.

      Ora, com esta configuração, a equipa fazia muito jogo pelo lado esquerdo e a passar pelo meio do terreno e quando a bola vinha para a direita era sempre para a velocidade do nosso médio e ao mesmo tempo, mantínhamos uma defesa de 3 elementos constante, com 2 jogadores muito rápidos a fazer as dobras.

      Para além disso cada jogador sabia o que tinha de fazer quando um seu colega especifico tinha a bola.

      Posso dizer que essa equipa destruía tudo o que lhe passava à frente com muita facilidade e muitos desses jogadores chegaram à 3ª divisão nacional e 2 deles à 2ª.

      Como já venho "reclamando" à algum tempo, no Porto nada disto se passa... temos trabalho global de equipa mas trabalho individual é mentira.

      O Janko é tão fácil de meter a jogar à bola se os outros jogadores jogarem com ele...

      Dizes que o Janko não ataca a bola, pois eu digo-te que a bola não passa numa zona em que o Janko a possa atacar...

      São perspectivas diferentes da mesma situação em que tu culpas o Janko e eu culpo o VP por falta de trabalho com o Janko.

      Eliminar
  4. o peras calado e o mais grande poeta do planeta VAMOS mamar com ele Peras Peras Peras

    ResponderEliminar
  5. o peras e tao bom mas extraordinariamente bom que o Falcao ,Ronaldo ,Messi ou o barca actual passavam a ser banalissimos ou banais o Peras mostra que es PORTISTA e vai treinar os lampinhoes

    ResponderEliminar