quinta-feira, 28 de junho de 2012

My thoughts exactly


"Independentemente da derrota da Selecção, ontem sobressaiu novamente um traço muito vincado daquilo que é o "ser português": as vitórias morais. O português é um individuo que, seja no que for, nunca perde. Seja no futebol, seja na política, seja na lotaria, seja nos concursos de televisão, seja num concurso literário, os portugueses nunca perdem. Não. Os portugueses são dignos na derrota e como "jogaram" tão bem são vitoriosos moralmente.

Ainda ninguém percebeu exactamente o que é uma vitória moral. No fundo, é uma compensação pela tristeza de se ter perdido. Um "pronto mas ao menos...". Um "ao menos não se perdeu tudo". Saímos vitoriosos moralmente ontem. Portugal fez 3 ataques contra uma Espanha que jogou mal e teve menos dois dias de descanso, mas aparentemente jogámos bem e foi uma vitória moral. Ou seja, isto nem sequer é uma questão de dignidade. Dignidade tiveram os irlandeses. Isto é uma questão de recusa da derrota. Não faz parte do "ser português" admitir derrotas. 

Talvez o que faça realmente falta a Portugal é uma derrota forte e decente sem hipótese sequer para moralidades, para começarmos a perceber que quando se perde há que mudar alguma coisa para se ganhar no futuro.

E não. Isto não é um post sobre futebol."

Roubado daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário