Hoje: Ucrânia
Sergei Iuran
Mais uma vez, não sei se é Sergei, Sergey ou Szeerghjiej, nem se é Iuran ou Yuran. Vamos chamar-lhe assim, pronto.
E sim, é verdade - o Iuran é meio aldrabado para a categoria "Ucrânia" - o homem jogou pela selecção da Rússia e tudo. Mas nasceu numa terra que ainda fica na Ucrânia, chegou a ser eleito jogador ucraniano do ano, e hoje se fachavor vai fazer aqui o papel de ucraniano.
CARREIRA NO FCP
Tal como o outro russo, foi breve mas bastante bem sucedida. Iuran e Kulkov foram casos bem sucedidos de o PC ir pilhar jogadores aos lampiões. Era daqueles célebres "avançados que não marcam golos mas que desgastam as defesas" - mas, ao contrário da maioria dos avançados desta categoria, o Yuran era mesmo um massacre para as outras defesas. E marcava o seu golito de vez em quando, como veremos mais abaixo.
Há depois a parte das bebedeiras no Big Ben. E a parte em que ele matou uma pessoa com o carro na avenida da Boavista. Enfim, talvez tenha sido melhor ele só ficar um ano.
UMA FRASE
"O FC Porto era uma família, o Benfica... uma brincadeira. (...) Há um homem-forte que move todo um clube, em luta por títulos e mais títulos. Nunca adormecem à sombra da glória. Têm sempre fome. Por isso o FC Porto foi bicampeão europeu e bicampeão mundial nos últimos 25 anos. Por isso o FC Porto está sempre nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ou da Taça UEFA", conta o Iuran ao i.
Leiam a entrevista toda, que vale a pena. Tem esta parte, por exemplo, em que ele fala das suas vindas a Portugal como treinador para jogos amigáveis: "Olha, perdemos com a Olhanense, por exemplo. E pratiquei o meu português. Com o árbitro. Eheheh." E as parte sobre o Mozer e o Mourinho também são muito boas...
UM GOLO
Só isto já bastava para pagar a aventura dos russos no FCP:
Claro que o ucraniano-russo era maluco, e fez-se expulsar antes do fim do jogo...
E MAIS?
Russos e ucraniano-russos no Porto renderam mas davam muito trabalho. Estarei a esquecer-me de algum mais discreto e tranquilo?
Se ouvirem com atenção o vídeo todo, não só apanham uma narração do Gabriel Alves como têm o Bobby Robson apoplético a gritar "IT'S A FUCKING DISGRACE!"...
ResponderEliminarAlenitchev?
ResponderEliminar