quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dos treinadores e do momento do FC Porto

Antes de mais é com agrado que vejo o regresso de atividade ao blogue, logo numa altura em que eu estive afastado da net.
Nesse período o Porto venceu o Nacional para a Taça, o Zagreb para a Champions (jogo que vi ao vivo no Dragão), venceu o Braga para a Liga, pedeu com o Braga para a Taça e perdeu com o PSG ontem.
O regresso da dita atividade foca o "anti-VPismo" que esteve em banho maria devido aos resultados positivos do Porto... até aos dois últimos jogos.
Treinadores que o clube tem tido nas últimas décadas:

1988/89 - 1990/91Portugal Artur Jorge1 Campeonato Nacional
1 Taça de Portugal
1 Supertaça
50º1991/92 - 1992/93Brasil Carlos Alberto Silva2 Campeonatos Nacionais
1 Supertaça
1993/94Jugoslávia Tomislav Ivic
51º1993/94 - 1995/96Inglaterra Bobby Robson2 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal
2 Supertaças
52º1996/97 - 1997/98Portugal António Oliveira2 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal
1 Supertaça
53º1998/99 - 2000/01Portugal Fernando Santos1 Campeonato Nacional
2 Taças de Portugal
2 Supertaças
54º2001/02Portugal Octávio Machado1 Supertaça
55º2001/02 - 2003/04Portugal José Mourinho1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal
1 Supertaça
56º2004/05Itália Luigi Del Neri
57º2004/05Espanha Víctor Fernández1 Taça Intercontinental
1 Supertaça
58º2004/05Portugal José Couceiro
59º2005/06 - 2006/07Países Baixos Co Adriaanse1 Campeonato Nacional
1 Taça de Portugal
2006/07 (interino)Portugal Rui Barros1 Supertaça
60º2006/07 - 2009/10Portugal Jesualdo Ferreira3 Campeonatos Nacionais
2 Taças de Portugal
1 Supertaça
61º2010/11Portugal André Villas-Boas1 Supertaça
1 Campeonato Nacional
1 Liga Europa da UEFA
1 Taça de Portugal
62º2011/12 - PresentePortugal Vítor Pereira2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Campeonato Nacional

Deste grupo de treinadores, apenas Ivic e Octávio foram despedidos por "maus resultados desportivos", tendo Ivic sido despedido no fim do primeiro ano de contrato. Houve claro está o "anus horibilis" de Del Neri, Fernandéz e Couceiro, que convenhamos foi um ano atípico. Relembro que Co-Adriaanse é despedido por outro tipo de razões. O que eu quero focar, é que tirando Octávio e o tal ano para esquecer dos três treinadores, o Porto tem tido o bom senso de fazer trocas de treinadores nos fins de época.
Isto serve para eu aqui apoiar a continuidade de VP, tal como fiz no ano passado, até ao fim da época, aconteça o que acontecer. Claro que este "aconteça o que acontecer" tem a baliza, no pior dos sentidos, do segundo lugar da Liga seguro.
Sei que não é a opinião de muitos, mas acho que tem parte da receita do sucesso sustentado do Porto tal como o conhecemos.
Obviamente que nada disto impede as críticas ao trabalho do homem, aliás sempre vinquei as coisas más do trabalho de VP.
Falando das últimas duas derrotas por exemplo: em Braga, nada contra a tal rotação de plantel, mas tudo contra a gestão do jogo que VP fez. Ter rodado 8 ou 9 jogadores não me choca nem foi a razão da derrota. A razão foi esperar e esperar sem nada fazer para mudar um rumo que desde cedo era de ascendência do Braga. Juntando a isso a incompreensível decisão de deixar Castro com um amarelo em campo face à arbitragem que se estava a ver.
Em Paris fomos surpreendidos por um PSG bem mais mexido que no Dragão e ainda assim reagiu-se bem à desvantagem. Incompreensível é ausência de um plano B quando a segunda parte demonstrava que os franceses estavam bem mais perigosos. E de novo o esperar eterno para mudar o que quer que fosse, com um Varela inexistente em campo e um James a precisar de ser espevitado.
Nada disto é novo, mas os dois últimos resultados foram-no. A goleada que o Porto vai dar ao Moreirense (não duvido) não vai apagar este facto: agora que começam a chegar os jogos "a sério" este Porto mostra fragilidades, há que trabalhar já porque a Taça já foi embora escusadamente e o primeiro lugar da Champions desperdiçado o que pode sair caro mais tarde.
Outra nota pessoal é para o menino Danilo. Um autogolo acontece, aquele é que não pdoe acontecer, mas vá nem é por isso. Nos defesas laterais o principal é saber-se defender (a euforia à la Coentrão é para outros clubes obrigado), Danilo é horrível a defender. Ontem foi massacrado por Menez, fica mal no golo de Thiago e tem vindo a fazer exbições de preguiçoso. É certo que quer ser médio e que VP lhe pede para jogar por dentro quando ataca, mas ontem, das poucas vezes este ano em que fez o corredor... deu golo. Não gosto da postura nem da cara de chorão... tem em mim um chato para os próximos tempos. Faz parte.
Última nota: Otamendi... um herói que deve chegar ao fim dos jogos rebentado. Acho até que está em demasiada boa forma o que o leva a arriscar em demasia, mas talvez seja porque vê a equipa a dormir.

3 comentários:

  1. Uma correcção, Ivic foi despedido a meio de uma época e não no fim. Foi o ano em que se foi buscar Robson para acabar a época.

    ResponderEliminar
  2. Portanto: treinadores que foram vencendo títulos e não empolgavam (Carlos Alberto silva, Fernando santos e Jesualdo) deixou-se acabar as épocas ou contratos e partiu-se para outra. Pode ser um exemplo a seguir se VP continuar a não empolgar... mas ainda é cedo a meu ver.

    ResponderEliminar
  3. Eu não advogo a saída de VP, pelo menos para já. Se fosse para sair, teria sido no final da época passada, o que seria muito difícil depois de ter sido campeão. O que defendo é que ele trabalhe mais e sobretudo melhor, que aprenda "on the job" a criar uma equipa mais espevitada, mais mandona, com a tal "agressividade e identidade" que ele mencionou na conferência de imprensa de ontem, que parece conhecer, mas que é incapaz de incutir nos jogadores.

    Tem matéria-prima para muito mais do que está a fazer.

    ResponderEliminar