quarta-feira, 28 de março de 2012

Cebola: valeu a pena?



O Cristian está dispensado dos trabalhos, pela direção e pela equipa técnica, para resolver assuntos relacionados com o seu futuro” - VP

Cristian Gabriel Rodríguez Barotti está de saída. A mãe diz que o rapaz está "super-triste".

Foram quase quatro anos que o Cebola passou no Porto. A sra. Viviana Barotti diz que "o  FC Porto está a desaproveitar uma pessoa fantástica". Tem razão? Vejo três respostas possíveis:


SIM!




Com o Cebola na equipa, o FCP venceu uma Liga Europa, dois campeonatos (três, se o FCP ganhar o deste ano, façam figas), três taças, duas Supertaças.

É um jogador cheio de garra que dá sempre o litro.  Não lhe hão-de ter dado a camisola 10 por acaso.  Podia ser mais bem aproveitado do que foi. E ainda só tem 26 anos, não é exactamente um dinossauro!

E claro, deixou os lampiões com um melão diabólico quando foi contratado, o que também tem o seu valor. A dona Viviana tem razão, o Cebola devia ficar.


NÃO!



Sabem quanto é que custou o Cebola? Sete milhões de euros por 70 por cento do passe. Isso é o que custa uma vedeta, um verdadeiro dez, não é um fulano que passa metade do tempo lesionado e metade do resto do tempo é suplente. 

Fora o preço para o contratar, há o salário, dos mais altos do plantel. Isto para um jogador que nunca chegou a ser titular indiscutível e raramente foi decisivo.

E sim, chateou os lampiões, mas também andou à pancada com os adeptos. Para além do Moutinho. Dá mais trabalho do que rendimento, pode ir embora.



TALVEZ!






Tinha qualidades, nunca foram bem aproveitadas. No FCP jogou quase sempre como extremo, que não parece bem ser a posição dele (na selecção do Uruguai, jogava sobretudo atrás dos avançados, não nas alas). Nesta altura talvez fosse inevitável ir-se embora, mas podia ter sido mais bem aproveitado.




Sim, não ou talvez?

Eu, provavelmente por temperamento inato,  inclino-me para o "talvez". Mais opiniões?

Para ajudar a reflectir, eis uma História Incompleta do Cebolismo:


*julho 2007: chega ao benfica, repete a cassette que o politburo o obriga a recitar: "É o clube com mais adeptos do mundo. É o clube do povo, um pouco como o Peñarol, onde joguei."


*junho 2008: o "clube do povo" não tem dinheiro para ele, e o Cebola assina pelo FCP. Diz que "assinou em cinco minutos": "Não estou aqui nem há uma semana, mas a verdade é que a mentalidade é diferente e passa por ganhar e ser campeão."

*setembro 2008: num benfica-Porto (1-1) da era Jesualdo, dá um pontapé à socapa ao Nuno Gomes.

*outubro de 2008: depois de uma derrota em casa com o Leixões, é apupado  por adeptos, que também lhe desfazem o carro.

*abril 2009: marca ao United em Manchester - está ao meio desta compilação de ceboladas que deram golo:



*agosto 2009: o FCP contrata o Varela, Cebola passa permanentemente a suplente.

*julho 2010: Cebola dixit ao site do clube: “No ano passado comecei lesionado. Este ano, arranquei com tudo e espero fazer uma boa época. Espero ter menos lesões e que o FC Porto seja campeão".

*novembro de 2010: faz-se expulsar de uma maneira imbecil num jogo contra o Besiktas que acaba empatado 1-1

*maio 2011: o FCP ganha a Liga Europa; Cebola falha a final por lesão.

*dezembro 2011: numa época em que joga pouco, tem uma desavença em público durante um jogo com o VP, que explica as coisas assim: "Foi um confronto de ideias, eu esclareci o que pretendia ao Cristian. Está a treinar bem, com qualidade e hoje provou que posso contar com ele."

*dezembro 2011: Cebola marca o último golo pelo FCP, em Paços de Ferreira, num jogo para a Taça Inútil que Já Nem Patrocinador Tem (só fotos - não consegui encontrar um vídeo desse golo que permitisse fazer embed...):





*janeiro 2012:  o FCP perde em Barcelos, o Cebola perde a cabeça  e tenta mandar uns sopapos aos adeptos.

*março 2012: “O Cristian está dispensado dos trabalhos, pela direção e pela equipa técnica, para resolver assuntos relacionados com o seu futuro”, diz o VP.


8 comentários:

  1. Belo apanhado!

    Adicionaria apenas um detalhe ao maio de 2011: o FCP ganha a Liga Europa; Cebola falha a final por lesão... mas festeja com a bandeira de outro clube às costas.

    Gostei muito dele ao início, mas depois da primeira época o entusiasmo foi-se esbroando. Hoje não teria dúvidas no meu voto: NÃO!

    ResponderEliminar
  2. Para mim é não. O gajo exaspera-me com aquelas corridinhas, sempre mais em esforço do que em jeito. E o salário que se poupa dá para comprar um jogador de futebol.

    ResponderEliminar
  3. "O homem é o homem e as suas circunstâncias" pelo que nestas circunstâncias a resposta tem que ser NÃO.
    No mesmo clube, noutra época a resposta seria talvez a resvalar para o sim...

    ResponderEliminar
  4. Este post faz juz ao nick usado, "à Semedo": o texto é muito interessante, o lado gráfico irrepreensível, o conteúdo polémico q.b. mas... nenhum dos links funciona!
    Era um post brilhante, uma daquelas jogadas de quase golo tão típicas do nosso velhinho Semedo.
    Ainda assim eu gostava muito de o ver jogar! :-)

    ResponderEliminar
  5. Noutro clube, noutras circunstâncias... e sobretudo outro jogador. Este é um jogador histórico, pela simples razão de personificar a pior contratação de sempre do FC Porto em relação custo/benefício. Leram bem: a pior de sempre. Aos 7 milhões de euros do custo do passe, inflacionadíssimo para chatear o clube do regime, devemos somar quatro-anos-quatro de um dos salários mais altos que pagámos até agora (algo como 140 mil dele ao mês), mais prémios de objetivos atingidos pela equipa (para os quais ele pouco ou nada contribuiu...), mais prémio de assinatura...

    Agora imaginem o jogador, n.º 10 ou não, que poderíamos ter comprado com este dinheiro (pista: Anderson e James, por exemplo, foram mais baratos). Os recursos são finitos, logo ao brutal custo financeiro, há que somar o custo de oportunidade. O mesmo para os jogos em que entrou: por exemplo em Alvalade esta época, se em vez dele tivessemos jogado com 11, teríamos ganho o jogo.

    Em troca de tudo isto tivemos uns joguitos irregularmente jeitosos na primeira época, um golo absolutamente fantástico marcado ao Nacional (de bicicleta), e problemas com todos os treinadores, muitos dos colegas, e inclusive com os adeptos. Que fará se ele não gostasse de clube...

    Cristian Rodriguez significa muito do que está errado com a política de contratação atual do FC Porto. Ele sai no fim da época e a mim apetece-me dizer: com quatro anos de atraso.

    ResponderEliminar
  6. Pois a minha opinião é bastante sugeniris neste assunto...

    Cristian Rodriguez é um tipo de jogador que não encaixa na táctica/modelo de jogo da equipa.

    Na 1ª época, a equipa jogava num estilo que se encaixava melhor, com Lisandro a saber tirar partido das arrancadas loucas do Cristian, pois Lisandro aparecia sempre para uma recarra ou para um passe fácil depois do Cristian meter a cornadura no chão e levar tudo à frente.

    Depois veio o Falcão que já não era o Lisandro, e o Cristian viu as suas iniciativas loucos todas goradas ao desperdício.

    Hoje em dia com Kleber, Walter e Janko, de certeza que nenhum sabe jogar de modo a aproveitar as investidas do C. Rodriguez.

    Portanto C. Rodriguez é vitima de um clube que não contrata a pensar num modelo de jogo por vários anos, mas que contrata a pensar na próxima venda e como cumata-la.

    É um jogador com uma força tremenda e velocidade com bola, mas depois peca na tomada de decisão, que era onde aparecia Lisandro a "salvar" a jogada e este salvar era mandar a redondinha lá para dentro.

    Portanto o meu voto seria sempre dependente do treinador da próxima época e do avançado que virá (se vier).

    Com Janko, C. Rodriguez, não serve, com um Lisandro, serve e muito.

    Apesar desta minha opinião, todos sabemos que o fim deste "casamento" está próximo e o divórcio é irreversível.

    ResponderEliminar
  7. @D.Pedro: "nenhum dos links funciona!" - ...oh diacho, o link do maisfutebol estava a dar erro, mudei agora, mas os outros estão a funcionar?

    @Zero: "imaginem o jogador, n.º 10 ou não, que poderíamos ter comprado com este dinheiro" - pois, é verdade...

    @João Gonçalves: "Cristian Rodriguez é um tipo de jogador que não encaixa na táctica/modelo de jogo da equipa" - ...e isto também é verdade.

    ResponderEliminar
  8. Perfeito! Quando tentei seguir os links, o do CM também não estava...
    (Sempre achei que o Semedo com um pouco mais de pressão daria um grande bloguer... digo, jogador!!!)
    :-)

    ResponderEliminar