sábado, 10 de março de 2012

Do balcão - Iturbe

Confesso não entender este processo Iturbe.
Cenários:
1 - Afinal o miúdo é uma nulidade, fomos comidos pelo Marketing dos argentinos
-> Deviamos despachar rapidamente de volta e pelos vistos não faltam candidatos;
2 - Ele tem muito que aprender ainda, afinal só tem 18 anos
-> Aprende-se seguramente mais  jogando do que na bancada e não têm faltado oportunidades de minutos, mas que não são dados;
3 - Ele tem a mania que é o Messi e por isso toma este banho de humildade
 ->  Já podemos considerar que este é um banho de imersão... Já chegava, não?
4 - Há jogadores melhores na posição dele
-> Por exemplo o Cebola Rodriguez que, de acordo com as notícias desta semana, acabou de recusar nova proposta de renovação e portanto é oficial que sai livre no final da época? Como se justifica apostar no Cristian que pouco tem dado e nada valerá economicamente, quando temos este miúdo que é uma das jovens esperanças do futebol mundial e  nem convocado é?

Iturbe ao lado de Messi (FOTO: www.afa.org.ar)

É o caso mais mal gerido da época... A seguir com atenção os próximos episódios.

3 comentários:

  1. Boa tarde, na minha opinião, eis o porque do Iturbe não jogar:

    Tendo o FCP a época atribulada que vem tendo, sem me lembrar de uma semana que fosse em que o VP pudesse respirar sossegado,
    cobrado e criticado à exaustão por vermelhos e verdes,
    pela imprensa benfiquista
    e por gente como MST e Rui Moreira por exemplo(MST até os "óculos à Milton" do Rui Quinta fez questão de ridicularizar),
    entre outras coisas,
    voce se fosse o VP colocava o argentino no 11 inicial?

    Nesta época atribulada, desde a saída pela porta da cozinha de AVB, foram problemas atrás de problemas, e eu concordo plenamente com a maioria das decisões de VP em jogar pelo seguro, visto que o andor encarnado não deu tréguas, e a partir de hoje, espero que o resultado de 2 x 3 trazido do galinheiro traga a estabilidade desejada.

    Por isso é que acho que VP não põe Iturbe a jogar, pois poderia "queimar" o rapaz em 2 ou 3 jogos menos conseguidos, e além disso, James esperou 1 ano inteiro no banco sem reclamar e hoje é o que se vê.

    Iturbe ainda não é James, pode vir a ser melhor que Aimar ou Lucho, mas tem de ter paciencia e ter consciencia que joga num dos grandes clubes da europa e do mundo.

    Iturbe tem que saber que o clube em que joga faz parte de um selecto grupo de clubes que tem "apenas" 7 conquistas internacionais, com 2 mundiais, 2 champions, 2 liga europa e 1 supertaça uefa.

    E que Iturbe saiba que, até hoje do que tenho memória, o único jogador que foi titular indiscutível no seu clube aos 16 anos e na seleção do seu país aos 17 anos foi Pelé, o resto teve que esperar sentado no banco de suplentes a sua vez.Messi incluído.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, por falar em Pelé, Iturbe também deveria saber que o melhor de todos os tempos quando tinha a sua idade, já havia ganho um Mundial FIFA AA, tendo apontado 6 golos neste mesmo Mundial, tendo jogado apenas os 4 últimos jogos e sendo decisivo em todos eles.

    Tu na sub-20 argentina nem chegou a disputar sequer uma final de sul-americano ou mundial.

    Iturbe, tu com 17 anos, devias era estar mais do que feliz em fazer parte do plantel senior do FCP.Se o seu compatriota Messi, actualmente o melhor do mundo, levou anos e anos no banco antes de começar a entrar na equipa, tu ponhas-te no teu lugar e espere a sua vez.

    ResponderEliminar
  3. Caro RBN, não estou nada de acordo consigo, mas essa é a piada do cafe das antas...
    Por pontos:
    1 - Vou passar por cima da primeira parte da sua resposta, também aí não estou de acordo consigo, mas são contas de outro rosário. Tão ou mais interessante do que este do Iturbe, mas merece um post integralmente dedicado. Não nos faltarão oportunidades...
    2 - "O homem é ele e as suas cirscunstâncias", já dizia o espanhol... O Iturbe é jogador do FCP em 2011/2012, não nos anos 70, não no Barcelona de Messi (que por sinal é o clube que mais jovens lança no futebol mundial).
    3 - É bom jogador? Parece... Tem margem de progressão? Dá ideia... Tem lugar no plantel? Julgo que sim... Mereceria mais minutos do que, por exemplo, Cristian Rodriguez? Não tenho nenhuma dúvida.
    4 - Note que digo "ter minutos", julgo que seria acertado um equilibrio entre banco+minutos. Não o comparo nem com James (que por acaso também não é um titular indiscutível), muito menos com o Lucho.
    5 - Aos 17, aos 27 ou aos 37, se são bons e acrescentam alguma coisa à equipa devem ter minutos e provarem esse valor. Se não, é despachar rapidamente.
    6 - Acho mau e contra-produtivo manter um miúdo destes em fogo lento dureante tanto tempo. O meu exemplo: o Anderson! Chegou, treinou, andou pela equipa B uns meses, voltou à equipa sénior, teve minutos, aproveitou, cresceu e, fatalidade do nosso destino, foi vendido por uma pipa de massa ao Man United.
    7 - Ao Iturbe, como aliás de forma gritante a todos os miúdos formados no FCP, falta ser dada a todo o momento a esperança de que, se tiverem talento suficiente, forem bons profissionais e se trabalharem bem, ser-lhes-ão dadas oportunidades honestas na equipa sénior do FCP. Esse sim é um problema do FCP actual, de que o André Castro (imprensa de hoje) é o exemplo mais acabado.
    Está mal.

    Um abraço

    ResponderEliminar