terça-feira, 27 de março de 2012

A liga improvável (ou sobre os erros de 'casting')



Nem sempre sou dado a este humor de trazer por casa, mas confesso que às vezes acertam em cheio. Este vídeo, além de fazer uma sátira bem conseguida de duas figuras caricatas do futebol português, é igualmente revelador do estado a que chegámos.

Que uns se contentem em ter um treinador vaidoso, a mascar pastilha elástica nos intervalos de agredir adversários ou de afrontar directa e impunemente os árbitros quando não fazem o que deviam, é algo com que vivo bem. Que nós tenhamos de tolerar a incompetência, a soberba e o discurso gasto, redondo e irritante de um tipo com uma barbicha (o gajo tem uma mosca, WTF!), já não é tanto assim. Estamos habituados a jogar mais e a falar menos, a afirmar-nos em campo e não a queixarmo-nos de tudo, a vencer contra paixões, pasquins e afins. Mesmo em condições anormais, temos que ser melhores!

Esta é uma das ligas mais atípicas de que me recordo. E dela não guardarei grande memória, mesmo que um qualquer acaso do destino nos permita terminar em primeiro lugar.. Bem sei que é redutor limitar a  Liga a estes dois indivíduos, mas faço-o apenas porque gosto de ver o FCP nivelar por cima. Enquanto noutros lados os duelos são Mourinho-Guardiola, Ferguson-Mancini-Villas-Boas, ou o Zero vs. o mister do Brussels Sprouts na nossa liga local, por cá estamos reduzidos a isto...(ok, este é puro gozo..)! 

A nossa maneira de estar é diferente, é melhor - escolhemos os treinadores e os jogadores que possam assumir o perfil de ser Porto. Não é o perfil do FCP que se adapta aos intérpretes. Quando o intérprete é este aqui em baixo e a estrutura do clube parece ter tirado uma época de férias da canseira que é a gestão de um dos clubes com mais títulos no mundo, acabamos a ouvir isto:




Valha-nos o humor e o orgulho de, independentemente de tudo e de todos os erros, sermos Porto. E ser Porto não é uma mera escolha, é uma opção quanto a uma forma de estar na vida. Como já aqui dissémos, é por isso que somos diferentes.

Foste um erro de casting. Daqui a umas semanas, assume-se o erro de casting, com as faixas do nosso lado e cantamos-te isto: 


Don't you come back, no more! E que a verdadeira figura desta Liga seja uma possibilidade para se sentar na cadeira de sonho a partir de julho. Leonardo Jardim, você é concorrente - venha jogar!

3 comentários:

  1. O Braga tem uma chance histórica de vencer um slbarbies de rastos, que virá desesperado à procura de um golito antes dos 15 minutos.

    Os lampiões tem nestes próximos dias, para além do desgaste de ontem com o chelsea, 3 jogos para dar o berro.

    Como gerir um plantel com 3 jogos de alto risco , de alta rotação e esforço físico, ao enfrentar o Braga, o Chelsea e a lagartada?

    Não dá para gerir os melhores jogadores em jogos destes e xorxe xesus sabe disso, por isso o Braga descansado com a volta da experiencia e classe de Alan, pode tranquilamente, se não levar golo na 1ª parte, esperar os slbecas cansarem, matarem o jogo e despacharem as barbies de vez.

    Quanto a nós, temos que fazer o dever de casa e vencer o Olhanense.Depois, assistir de camarote alguém perder pontos no galinheiro(de preferncia os dois).

    Mas, como confiar numa defesa que leva golo de cabeça dum melga de 1,70m, após um pontapé de canto?

    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  2. @ RBN

    A culpa não é do Rolando... a culpa é de quem o manda defender à zona e não à zona mista, com jogadores específicos a marcar os elementos mais fortes (no caso do Paços os centrais e o Melgarejo), com os restantes 4 a atacarem a bola.

    O que não entendo, é a falta de estudo dos adversários... contra o Benfica, na taça da lia, havia sempre o Sapunaru (por alguma razão estranha) a marcar o Luisão em cima, e o Cardozo estava a ser marcado pelo Mangala se não me engano. O resto da defesa fazia a zona.

    Contra o Paços, esquece-se isso tudo e é tudo ao molho a defender à zona.

    É uma vergonha este treinador!

    Ainda me lembro dos jogadores do Mourinho dizerem que com ele só lhes faltava saberem a cor das cuecas do seu adversário directo.

    Actualmente, os nossos jogadores sabem 0 sobre os adversários menos mediáticos... prova disso foi aquele avançado do Paços, que na 1ª meia-hora fez o que quis da defesa/meio-campo portista, pois ninguém o conhecia nem sabia as capacidade dele.

    Uma VERGONHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo com o João Gonçalves. Já com RBN também, mas eu não contaria à partida com os pontos perdidos para o clube do regime. Até ver, eles são favoritos a bater tanto Braga como Sporting. E outra coisa: é muito perigoso hoje em dia dar a nossa vitória frente ao Olhanense como adquirida. Eu acho que no mínimo vão ser três pontos dificílimos.

      Eliminar