sábado, 3 de março de 2012

O dia de VP

O clássico de ontem foi um clássico a sério. À intensidade emotiva que sempre têm estes jogos, houve igualmente intensidade de jogo. Depois juntaram-se lesões, uns casos, uns golos e opções dos treinadores.
Neste último ponto há que dizer que VP ganhou a JJ, e sem rodeios, podemos admitir que o treinador do Porto ontem fez a sua "melhor exibição". Não muda nada quanto à opinião que tenho formada de VP, para já, mas já que estamos em época de crenças azuis e brancas (há um mês estávamos "afastados do título") podemos dizer que VP foi lançado à selva pela primeira vez este ano, que está a ter uma experiência forte e poderá, quem sabe, tirar as melhores lições e, imagine-se, aprender para melhorar. Mas bom, isso são outras preces. Ficando-me pelas opções de VP ontem, mostrou ambição de vencer nos momentos certos e arriscou bem, ao contrário de JJ que mesmo com o "azar" de lesões, não foi claro nas intenções.



O Porto entrou bem e chegou à vantagem num golo que fazia falta a Hulk. Depois encolheu-se em demasiado permitindo o duas ocasiões perigosas do SLB, no entanto Janko poderia ter feito o 0-2 e quem sabe lançar uma nova goleada em clássico. Mas não, o Benfica reagiu e empatou. Entrou na segunda parte concretizando a reviravolta num lance de bola parada. Com a entrada de James o Porto ganhou qualidade para segurar e guardar a bola, algo que faltou após o 0-1. O empate surge num contra-ataque à "Mourinho" em que Fernando poderá ter "assinado" contrato para o estrangeiro: é que ganha a bola, entrega a James e acompanha a jogada os 70 metros necessários para assistir o menino.



Com o empate feito, veio a expulsão de Emerson e VP fez o que devia (mas que nem sempre se faz) e assumiu a responsabilidade de jogar para ganhar. Isto parece-me importante: eu como adepto não exijo a vitória, exijo a responsabilidade de tentar conquistá-la, e, sobretudo num clássico, apanhando-me com mais um e sentido o jogo ao alcance, exijo um treinador que assuma plenamente esse risco. VP fê-lo e fê-lo bem.
Em três jornadas o Porto passa de 5 pontos de atraso para líder isolado. Há muito para jogar e quer o Benfica quer o Braga vão estar na luta, mas esta é a oportunidade azul e branca de ser o clube que tem sido: vencedor.



ps - uma palavra sobre Maicon: o brasileiro tem estado muitíssimo bem e merece o lugar no centro da defesa. O potencial é enorme e o crescimento nos últimos meses é notório. É bom admitir também que VP tem algum mérito na coisa.

3 comentários:

  1. Excelente análise Filipe! Estou a 100% contigo, incluindo na referência justíssima ao Maicon.
    Que jogo impressionante!!!

    ResponderEliminar
  2. "... esta é a oportunidade azul e branca de ser o clube que tem sido: vencedor".

    Quanto ao Maicon... tem um problema: o peso da história. Não esqueçamos que o lugar dele foi ocupado por malta do gabarito de Aloísio, Couto, Jorge Costa, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, etc.

    ResponderEliminar
  3. Filpe, tudo muito bem, ao nível do que nos habituaste. Eu só acho que negligenciaste um fator essencial: o VP fez a barbicha antes do jogo. Isso foi decisivo.

    ResponderEliminar