terça-feira, 3 de abril de 2012

Do possível embalo

Não tenho escrito muito porque reparo que tudo está quase dito. A luta a três na frente continua, sendo que o Porto está na frente e depende de si próprio para revalidar o título.
Sobre VP já tudo se disse, é natural que para tentar "assustar" o grupo se fale cada vez mais de uma possível saída do treinador como na capa do cardápio de hoje.

Já escrevi que pouco importa, neste momento, ao Porto discutir publicamente o assunto treinador.
O jogo em Braga é que é importante e os sinais mostrados frente à Olhanense não dissipam em nada as dúvidas dos adeptos. O jogo foi ganho e bem, mas a apatia e falta de imaginação da equipa continua a ser gritante a espaços. Podemos também começar a afirmar que há jogadores que não são tão bons que não "precisem" de um líder para renderem. Janko parece ter gasto os golos nos primeiros jogos e isso não parece dar-lhe um pouco mais de genica na frente de ataque para compensar, continua lento e nem sequer poder de tabelar ou reter a bola parece disposto a dar à equipa. Na defesa nota-se que ou há ordens para não se envolverem no processo ofensivo (a lentidão de construção é assustadora, nisso o SLB dá-nos uma lição por muito que custe dizê-lo) ou então os moços não sabem mesmo mais. Ok, tudo bem, que defendam bem, já não é mau, mas a dinâmica da equipa (baixa) permite sustos aqui e ali que seriam escusados. O meio-campo é Moutinho. Lucho trouxe equilíbrio e qualidade de passe, mas não genica. Isso não seria problemático se o resto da malta a tivesse, mas não parecem ter. James tê-la-á, e tem cumprido, mas passa também muito tempo ausente do jogo. Hulk é o que sabemos, capaz do melhor mas também capaz de penalizar em demasia uma equipa que precisa de pragmatismo.
Mas bom, isto já foi escrito algumas vezes não vale a pena estarmos sempre a bater na mesma tecla.
Frente ao Braga, sendo um grande jogo, é de esperar que o Porto dê uma resposta à altura, como fez na Luz. O jogo é fundamental pelas razões matemáticas óbvias e pelo embalo que pode dar à equipa para o pouco que falta.

5 comentários:

  1. http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futcomunicado_030412_68086.asp

    A resposta a esse título ;)

    ResponderEliminar
  2. E não é que A Bola leu o "Próximo treinador" postado pelo D. Pedro no dia das mentiras e achou mesmo que era verdade...

    ResponderEliminar
  3. Nunca está tudo dito Filipe! Tem-me faltado a tua análise aos jogos...

    ResponderEliminar
  4. Tenho para mim que vamos estar à altura do jogo. Eles vão superar-se e arrancar decisivamente. O Sá Pinto fará a parte dele.

    ResponderEliminar
  5. Claro que nunca está tudo dito... mesmo estando. Apenas para mim o tema VP, é nesta altura pouco "imediato". Quanto às análises, não vi com o Paços, este da Académica é uma cópia dos últimos jogos no Dragão. Aliás o nosso blogue com aquele "pro-forma" em que é só preencher certos dados trata de qualquer análise :)
    Este sábado estarei mais atento ao jogo no Minho. Mas no fundo, a verdade é que este campeonato, que está matematicamente ao rubro, inspira pouco os adeptos de futebol, sobretudo nós portistas. Não na vontade de ganhar, essa faz parte do nosso ADN, mas a verdade é que sabe-nos a pouco este ano. Repito no entanto, é para ganhar e mais nada!

    ResponderEliminar