domingo, 29 de abril de 2012

Eis a questão


Vitória na Madeira. O campeonato caminha a passos largos para o fim e o caneco (mais um) já dificilmente nos fugirá. Enquanto a concorrência se pergunta como foi possível o FC Porto ganhar com Vítor Pereira, nós (que temos a resposta a essa pergunta) perguntamo-nos o que vai PC fazer agora com o homem da cadeira de sonho.

Vítor Pereira, treinador do FC Porto 2011/12, campeão e vencedor da supertaça,  mal-amado por muitos, defendido por poucos, fica ou sai?

Hipótese 1: Fica.

Os números não enganam. A performance pontual deste FC Porto está longe de ser uma aberração. Só para termos uma ideia, Vítor Pereira fará certamente mais pontos que Jesualdo Ferreira em qualquer uma das 3 épocas em que foi campeão. Mais: Vítor Pereira terminará a época com dois títulos. Não são os quatro de AVB, mas que diabo, dois títulos são dois títulos!

PC pediu o campeonato a Vítor Pereira e foi isso mesmo que este lhe deu. PC não é ingrato e, portanto, Vítor Pereira fica.

Hipótese 2: Sai.

Vítor Pereira conquistou títulos, mas não um portista que seja. À difícil missão de transformar uma verdadeira máquina de futebol na maior banalidade futebolística do planeta, Vítor Pereira aliou a capacidade para destruir valor a cada jogo que passa. Nenhum jogador daquele plantel milionário valerá hoje mais e, nalguns casos, sequer o mesmo, que valia há 12 meses atrás.

Este título foi uma dádiva de Deus que poderá, no entanto, andar ocupado com outras questões por estas alturas do ano que vem. Assim sendo, o melhor é não arriscar e, portanto, Vítor Pereira sai.

Hipótese 3: o Chelsea banca os 18 milhões da cláusula de rescisão. Fica... o dinheiro, sai... Vítor Pereira.

A probabilidade de isto acontecer é praticamente tão alta como a de a Scarlett Johansson ser a mãe do meu próximo filho. Parem de sonhar (que eu também).

3 comentários:

  1. Se houver um Deus, ou um São Pedro (será o mais indicado por estas alturas), então que levem o VP para outras bandas.

    A questão de não ter conquistado um único portista é falsa... eu diria mais que não conquistou uma única pessoa que goste de futebol e que este ano, dificilmente temos mais crianças adeptas do FCP, do grupo das ditas indecisas, do que o ano passado.

    Ontem voltou a demonstrar todas as deficiências como treinador... Montou bem a equipa antes do jogo, com a equipa a fazer uma 1ª parte agradável, sem dar hipóteses ao adversário, não matando o jogo aì por pura aselhice.

    Na 2ª parte entrou o dedo do nosso querido VP acção, pois cerca dos 70 minutos tira James e mete o Deffour, abre nas Alas o Hulk e o Djalma e o Avançado Centro passa a ser o... Lucho...

    Eu nem sei de onde o VP sonha com isto... é que eu nem se quisesse tinha tanta imaginação!!!

    Obviamente a equipa deixou de ter fio de jogo ofensivo e passamos a jogar ao "meinho", mas o mais caricato é que poderíamos ter juntado o Hulk e o Djalma mais no centro, ou 1 deles de cada vez, ou o Hulk mais fixo lá deixando o Defour a descair um pouco para a ala que ficaria "manca", mas não... as ordens foi mesmo para mantê-los abertos!

    Com VP no comando do Porto, que perde é o futebol...

    ResponderEliminar
  2. Creio que, praticamente finda a época, é preciso avaliá-la objectivamente e tirar as necessárias conclusões relativamente aos méritos e deméritos do treinador e da Administração do F.C.P.
    Não há dúvidas de que o VP teve uma tarefa muito difícil este ano: pegou na equipa em cima do início oficial da temporada; perdeu o melhor avançado que o Porto teve desde os tempos do Jardel; e ainda teve que lidar com a insatisfação de muitas das peças mais importantes do plantel. O seu mérito foi ter conseguido ser campeão nestas condições. Correspondentemente, praticamente todas estas circunstâncias se ficam a dever a demérito da Administração.
    Por outro lado, não podemos esquecer que o VP, em termos desportivos, teve uma época medíocre, que só um campeonato "oferecido" pelo Benfica pôde salvar: fez uma das piores campanhas europeias de que há memória desde a criação da Champions; saiu da Liga Europa com uma goleada humilhante; foi concludentemente eliminado da Taça de Portugal por uma Académica que, sem retirar o mérito, está em lugar de descida de divisão; mas, sobretudo, não conseguiu que a equipa fizesse um único jogo que "enchesse as medidas" aos adeptos.
    Tudo ponderado, e apesar de não estar em causa o carácter do VP, creio que o balanço da época é negativo. Os adeptos do Porto não são como os dos rivais de Lisboa. Para qualquer um deles esta seria uma época de sonho. Nós queremos mais! Exigimos mais! E sabemos que o plantel foi subaproveitado (é triste, por exemplo, olhar para as meias finais da Liga Europa e perceber que este Porto, a carburar devidamente, deveria ser muito superior a qualquer das quatro equipas ali presentes).
    Penso que o VP fez o seu papel. Fez o Porto atravessar uma época difícil sem grandes traumas. Este, contudo, também foi o grande mérito da Administração, que soube apoiar o VP mesmo nos piores momentos e não o deixou cair, como se admitia que sucedesse, tendo acreditado nele até ao fim.
    Mas a sorte não dura sempre. Para o ano é necessário ter outro timoneiro (que não o Jorge Jesus!), para que, mesmo sem dois ou três jogadores do plantel actual, a equipa volte a ser a tal "máquina" de jogar futebol.

    ResponderEliminar
  3. João e "Anónimo" (apesar de não gostar de comentários "anónimos"!): onde é que eu assino por baixo?
    É exatamente isso que eu penso, sobretudo o parágrafo "Os adeptos do Porto não são como os dos rivais de Lisboa. Para qualquer um deles esta seria uma época de sonho. Nós queremos mais! Exigimos mais! E sabemos que o plantel foi subaproveitado (é triste, por exemplo, olhar para as meias finais da Liga Europa e perceber que este Porto, a carburar devidamente, deveria ser muito superior a qualquer das quatro equipas ali presentes).".
    É isso mesmo!

    ResponderEliminar