terça-feira, 24 de abril de 2012

O tempo de Pinto da Costa já passou?



Já falámos sobre os 30 anos de presidência do melhor presidente de sempre - aqui, aqui e aqui.

Mas olhemos para o futuro. O homem vai fazer 75 anos. Não pode durar para sempre.

Não seria bom pensar já na transição? Não era produtivo abrir o espaço a outros? Será que Pinto da Costa está a sufocar o desenvolvimento do clube com a força da sua personalidade e do seu passado? Será que devia reformar-se e permitir que outras figuras emergissem na liderança do clube? Será que o tempo de Pinto da Costa já passou?

Tudo perguntas relevantes, e esta é a minha resposta:


NÃO.


Então é assim: se o Pinto da Costa já tiver 120 anos e sofrer Alzheimer's, se quiser renovar com o Vítor Pereira até 2020 e voltar a contratar o Vinha para avançado, se decidir que o clube passa a jogar de camisola cor-de-rosa às pintinhas azuis e amarelas... desde que queira continuar a ser presidente do FCP, o cargo é dele.

E sim, reconheço que esta minha espécie de seguidismo lembra mais a Coreia do Norte que um clube de futebol. Admito até que o chefe não é infalível, que já cometeu erros...



...alguns deles injustificáveis:




E há que preparar o futuro e dar voz a outras correntes no clube e etc. Pois, isso é tudo relevante, mas não me interessa. O Porto é Pinto da Costa, e o Pinto da Costa é Porto.

E digo mais: curva Pinto da Costa é bonito mas não chega. Quando o homem morrer ou se quiser reformar, voto por dar ao estádio do Dragão o nome de quem mais fez por construir aquela casa.

8 comentários:

  1. O nosso Semedo falou apaixonadamente e a um homem apaixonado tudo se perdoa! Mas também se pede que haja quem lhe faça ver que um amor exagerado pode levar a síncopes fatais!
    Uma coisa é certa, um clube de futebol não é um país, logo não tem de se guiar pela lógica política da democracia estadual. O "seguidismo" a Pinto da Costa é mérito do Presidente mais bem sucecido de sempre. No entanto, o espírito crítico deve existir, e sobretudo a preparação da transição deve ser seriamente planeada, porque embora eu saiba que Pinto da Costa é imortal, haverá um dia em que ele quererá dedicar-se à Fernandinha por inteiro.
    Outra coisa que não concordo é com o nome do Estádio passar a ter o nome do homem. Ele próprio não quer que isso aconteça (ou pelo menos assim o tem expressado), e julgo que é mais uma lição que nos dá: de saudosistas (e estátuas de pessoas vivas) estão outros clubes cheios, o Porto sempre primou pela diferença, pelo combate constante na conquista do Presente e Futuro. E assim deve ser, sempre.

    Dito isto, a paixão de Semedo, é também a minha, que dure muitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com muito do que está no post e acima de tudo com o cargo de Presidente do nosso Porto é e deve ser de Pinto da Costa até este morrer.

    Se no entanto sair por seu pé e desejo, antes desse evento, ou quando esse evento se der, então deve ser nomeado Presidente Honorário para a eternidade.

    Em relação ao Estádio, estou com o nosso presidente, e é e deverá ser sempre Estádio do Dragão, no entanto o nosso Presidente merece um estátua em seu reconhecimento nas imediações deste, provavelmente, pós-mortem.

    Confesso que um dia que o nosso presidente assim já não o for, o nosso clube não vai parecer o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. confiança, car@go!

    o nosso querido líder - nova referência à Coreia do Norte - não vai deixar o nosso clube do coração ser mais um zbording!

    «acardito» que a sua sucessão já esteja a ser planeada há muito [provavelmente Antero Henrique, «penso eu de que»]

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. @Miguel: Sim, estou convencido de que o PC já tratou do assunto da sucessão.

    @Filipe+João: O post é um bocadinho provocador de propósito. Estão a ver aquelas fancarias de feira com mensagens do género "o bom portista não critica os jogadores, não critica o treinador, não critica o presidente"...

    ...pois, sempre achei isso dum fascismo hediondo. Era o que faltava não haver espírito crítico, inclusivamente em relação ao PC, que em 30 anos fez imensas asneiras (duas palavras: Ronald Baroni).

    O meu argumento é que o PC merece no mínimo um grande benefício da dúvida em relação a qualquer decisão que tome; e que, por muito que se enganasse daqui para o futuro, tem direito a continuar onde está até morrer.

    E QUANTO AO ESTÁDIO:

    Pois, eu sei que o próprio PC já disse que é contra a ideia... Mais um motivo para ele ser digno de admiração.

    Mas não lhe contamos nada e mudamos o nome só depois de ele morrer.

    O saudosismo é mau, mas esquecer o passado também o é. A nós parece-nos impossível que alguma vez possa haver um portista que não saiba ao certo quem é e o que fez Pinto da Costa; só que a memória dos homens é curta.

    Daqui a 30 ou 40 anos, por incrível que agora isto seja, vai haver gente que já não sabe quem foi o homem. Dar-lhe o nome ao estádio serviria para impedir o esquecimento (acho que uma estátua só não chega...).

    (Esta opinião também é possivelmente porque nunca me adaptei ao nome do novo estádio; continuo a chamar-lhe Antas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @ Semedo

      Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa será um nome eterno na história do nosso clube.
      penso que serão necessárias (bem) mais do que duas gerações para o esquecer - e se tal for (im)possível ;)

      ps:
      mais do que baroni, Kaviedes foi o verdadeiro flop. o primeiro sempre conseguiu marcar golos ;)

      ps2:
      alguém se lembra do N'Tsunda, o «filho do vento»? :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  5. Se na verdade tudo o que lá está foi ganho por ele... Museu. Museu Jorge Nuno Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  6. Pinto da Costa não passa de um CRIMINOSO!

    ResponderEliminar