segunda-feira, 16 de abril de 2012

Só para equilibrar

Um blog é um espaço de discussão por natureza, e a natureza da discussão provoca um efeito pernicioso: as opiniões sobre o que há a corrigir divergem e escondem um pouco, pela sua profusão, aquilo que está bem. Que no FC Porto ainda é muito.

É uma questão premente de justiça sublinhar que se estamos em primeiro na Liga portuguesa muito o devemos a um jogador extraordinário (adjetivo demasiado utilizado, mas bem medido no caso presente). Chama-se ele Givanildo, mas parece que os amigos lhe chamam Hulk.

Nunca fui fã dos heróis da Marvel, mas não me importaria de ter uma equipa de superheróis se eles apresentassem as mesmas qualidades intrínsecas (e que dão muito trabalhinho a adquirir e manter...) do Hulk. Que bom seria ter também o Homem-Aranha na baliza, um Surfista Prateado na ala, um Coisa na defesa, o Batman no meio-campo, o Super-Homem a ponta de lança e a Super-Mulher a fazer-me companhia na bancada. Não sendo assim, contento-me com o Hulk, um jogador superlativo, daqueles que dá prazer ver jogar, daqueles que nos fazem gostar de futebol.

Tenho alguma pena que o Hulk seja em parte vítima de um certo aburguesamento recente dos adeptos do “tribunal das Antas” (ainda mais rígido que o próprio café do mesmo local). Apesar de o FC Porto ter sempre o saber de contar com um ou dois verdadeiros craques com lugar em qualquer plantel do mundo, nenhum jogador, mesmo que genial, parece ser bom o suficiente para este tribunal: Hulk “não tem inteligência”, James “desaparece do jogo”, Belluschi era inconsequente... Quaresma era assobiado, Diego desprezado, Jardel não sabia fintar... nem o próprio Deco era nada consensual, pelo menos até nos guiar a uma Liga dos Campeões. Desconfio que se o Messi jogasse no Dragão ia ouvir o burburinho habitual à primeira bola que perdesse, e um coro de assobios à segunda finta que não resultasse.

Não importa. Hulk, obrigado por aquele golo e aquele jogo em Braga que mais uma vez decidiste a nosso favor. Obrigado por aquele golo absolutamente fabuloso na Luz no mês passado, obrigado pelos golos contra a Académica e o Paços, por todos os outros que já marcaste este ano (bastantes), e pelos passes de golo que também vais fazendo. Obrigado por seres praticamente a única ideia de jogada de ataque que o FC Porto tem hoje em dia, e já agora obrigado por aquele remate impossível em Braga que também provocou uma defesa impossível e um grande momento de futebol. És um grande jogador, e mereces tudo de bom para o futuro. Espero que este seja no FC Porto, embora saiba que provavelmente não.


3 comentários:

  1. já temos um Coisa na defesa. chama-se Rolando. talvez mais Klingon que Coisa, mas de qualquer maneira...

    bom texto :)

    abraço,
    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o texto. é fundamental termos esta prespectiva mais "geral" do valor dos jogadores. Explicaste bem que por vezes os adeptos (eu por exemplo) tendem a relativizar demasiado uma ou outra exibição. É óbvio que Hulk é um jogador superior, é até o melhor futebolista em Portugal e muito do que o Porto tem conquistado passa pelos pés dele. As críticas que poderei eventualmente lhe dirigir são análises do momento, em nada diminuem o seu talento ou futebol, e não esqueçamos, como tu o disseste, que isto de andarmos aqui no blogue leva a eventuais críticas (justas ou injustas), e, em último caso, a uma exigência desmesurada.

    Gostei, para além de teres mencionado jogadores cujas "críticas" que mencionaste eram de facto sintomáticas dessa exigência. Basta o exemplo de Jardel! Uma vez um jornalista virou-se para Cruyft e perguntou-lhe: "Não acha que Stoichkov só utiliza o pé esquerdo?", o holandês respondeu: "Acho, se também jogasse tão bem com o direito não era o stoichkov, era o Pelé!".

    ResponderEliminar
  3. apoiado! e secundo esse agradecimento público ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar