segunda-feira, 16 de abril de 2012

Nada disto era inevitável



Há uma única coisa em que toda a gente em Portugal concorda sobre a bola:

-o Porto ganha por causa do Pinto da Costa.


Nos próximos dias há-de haver muitas palavras a explicar porque é que Pinto da Costa é o maior presidente de clube da história do futebol português - do futebol todo no mundo inteiro.  Não vou repeti-las (bom, pelo menos não para já).

Vou só notar que, nos 30 anos de Pinto da Costa (que são fundamentalmente os anos em que eu me lembro de ver bola) o Porto ganhou imensa coisa, e assinalar o seguinte:

-Aquilo que aconteceu ao Porto nos últimos 30 anos não era nada inevitável  e deve-se mesmo ao Pinto da Costa



Enfim, só para dar um exemplo, quantos clubes ganharam a Champions mais de uma vez nos últimos 25 anos?

-Real Madrid
-Barcelona
-FCP
-Manchester United
-Milan

O que é que nós estamos a fazer nesta lista? Já viram que não está ali nenhum alemão, só um inglês e um italiano? Como é que os clubes de países comparáveis a nós em tamanho (Bélgica, Grécia, República Checa) nem cheiram a Champions?

Nada predestinava o FCP à glória nos últimos 30 anos. Vejamos:

-A população

Em número de adeptos, o FCP não é o maior clube de Portugal (como os bacocos gostam de recordar, confundindo "maior" e "melhor"). Nem sequer é o segundo maior. A cidade do Porto não consta entre as 100 maiores da Europa; mesmo a área metropolitana é a 26ª.


-O dinheiro

Obviamente, também não é por aí. Portugal não é um país rico, o Porto não é uma região especialmente rica de Portugal, o FCP não tem nenhum petropatrono.

-A raça

Sim, o Porto - clube, região - produziu grandes jogadores de bola nas últimas décadas. Mas não, o Porto (ou Portugal) não é nenhum viveiro de extraordinários génios que só por si explicassem tanto êxito. Mais: Pinto da Costa nunca teve a felicidade de lhe cair nas escolas de formação um prodígio, daqueles com um talento tão enorme que sozinhos garantem o sucesso. 
 (Para mim, os únicos três verdadeiros génios da bola que nasceram em Portugal nos últimos anos foram estes, e por esta ordem: Cristiano, Futre, Figo. Calhou crescerem todos no mesmo sítio, só um é que teve a sorte de ser campeão em Portugal, imaginem lá com que presidente.)


-O talento

Fernando Gomes, Pedroto, João Pinto, Jardel, Deco, Mourinho, Hulk, Villas-Boas... É uma lista imensa de grandes talentos que passaram pelo FCP. Podem dizer que foi o Madjer  que ganhou em 87, o Mourinho que construiu a equipa de 2004 ou o AVB a de 2011... Mas Pinto da Costa é a única constante dessas equipas todas.


A herança de Pinto da Costa é ainda mais extraordinária tendo em conta que ele atravessou a era da mais rápida transformação na história do futebol. O mundo desta equipa...



..tem muito pouco a ver com o desta:



Entretanto, Portugal entrou na CEE; acabou a União Soviética; foi aprovada a "lei Bosman"; a Taça dos Campeões passou a Champions; inventaram a Internet...

E Pinto da Costa conseguiu adaptar-se a todas estas transformações e continuar a ter sucesso. Não consigo imaginar nenhuma figura, em nenhuma área de actividade, capaz de se manter ao mesmo nível de sucesso durante os últimos 30 anos.


É que o êxito do Porto nos últimos 30 anos não foi milagre, não foi sorte, não foi destino: foi Pinto da Costa


5 comentários:

  1. Sem dúvida o maior dirigente desportivo de todos os tempos!

    ResponderEliminar
  2. "não foi milagre, não foi sorte, não foi destino: foi Pinto da Costa."

    É mesmo isso, e mais nada.

    ResponderEliminar
  3. Uma grande Vénia ao nosso enormissimo presidente!

    ResponderEliminar
  4. Muito boa análise

    ResponderEliminar
  5. Excelente artigo. É sem dúvida um dirigente da élite Mundial.

    ResponderEliminar