terça-feira, 1 de maio de 2012

Bot'acima & Bot'abaixo


Bot’acima

Pinto da Costa
Segurou Vítor Pereira quando qualquer outro presidente lhe teria dado guia de marcha. Teimosia ou argúcia inigualável a verdade é que a jogada lhe saiu (como quase sempre sai) bem. E daqui por 30 anos ninguém se lembrará que o campeonato 2011/12 foi ganho com um futebol de trazer por casa.

FC Porto
Vítor Pereira foi campeão, mas pode bem agradecê-lo ao seu clube. Arrisco-me a dizer que não o teria conseguido em nenhum outro emblema do mundo. Primeiro, porque não teria acabado a época. Segundo, porque nenhum outro clube do gabarito do FC Porto lhe teria sequer dado a oportunidade de a começar.

Hulk
Levou o FC Porto às costas do princípio ao fim. E acreditem, este ano, o fardo era pesado.

Fernando
No final da época passada encadeou disparates uns atrás dos outros. Passou depois o defeso a dizer que era hora de sair. Não era. Pinto da Costa tratou de o meter na linha e a verdade é que deu ao longo do ano provas de profissionalismo, fazendo um época, como diria o nosso Vítor Pereira, “competente”. Ao contrário de outros rapazinhos que por lá andaram.

Portugueses na Liga Europa
Nas duas últimas épocas, dos oito clubes que chegaram às meias-finais da Liga Europa, quatro eram portugueses. Nem tudo vai mal com o nosso futebol.

Os oito duros
Equacionaram atirar-se para o chão no início do jogo contra o Feireise para terminar cedo com a agonia. Não o fizeram e aguentaram estoicamente até ao apito final do árbitro, alguns deles sabendo que tarde ou nunca veriam os salários que a U. Leiria lhes promete mas não paga. Pelo menos a estes oito ninguém pode acusar de falta de brio. Bravo!

& Bot’abaixo

Álvaro Pereira
Não é ministro mas não lhe fazia mal comportar-se como um. As boas-maneiras aprendem-se em tenra idade. Que a um senhor chamado Zidane lhe pare o cérebro na final de um campeonato do mundo porque um pulha adversário lhe insulta a irmã, é uma coisa. Que um tipo chamado Álvaro Pereira perca literalmente as estribeiras porque é substituído quando não está a jogar um charuto e, ainda para mais, amarelado, é outra.  Não calçou na Madeira e, a meu ver, bem.

O “movimento de clubes de Fátima”
Votou a favor do alargamento da Liga de 16 para 18 clubes e deu há duas semanas conta do seu desagrado pelo facto do presidente da FPF se ter pronunciado abertamente contra este ridículo (o “ridículo” é meu) alargamento. Dos supostos vinte clubes que constituem o movimento, segundo a minha última contagem, oito(!) já se demarcaram “das posições assumidas em nome de todos” (ora aí está um movimento solidário). Mas curioso, curioso é o facto de, dos nove clubes da primeira divisão que integram este dito movimento, oito estarem na segunda metade da tabela (i.e. clubes que lutam sistematicamente pela manutenção). Alargamento a bem do futebol nacional, dizem eles. Se o descaramento pagasse imposto...

“O estado a que isto chegou”
Que num campeonato de futebol de um país do top 10 mundial uma equipa termine um jogo com 8 jogadores é coisa normal. O que não é normal é que o comece assim por salários em atraso. O estado a que isto chegou.

7 comentários:

  1. Boa tarde,

    Os "oito duros" que aí escreve não foram tão briosos quanto isso. Acima de tudo foram profissionais, já que creio que seis ou sete têm os salários em dia, emprestados pelo Benfica. Ou seja, não tinham motivos para rescindir e faltar ao jogo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Corrigi o texto introduzindo "alguns deles" para tornar mais claro que nem todos tinham salários em atraso. Mas a substância mantém-se. O brio vs profissionalismo, para mim não são mais que sinónimos. Eu não estava a destacar o facto de não terem rescindido ou de se terem apresentado ao jogo, estava a sublinhar o facto de terem levado o jogo até ao fim quando podiam facilmente ter optado por fingir uma lesão logo após o apito inicial e acabar assim a carnificina. Acho brioso/profissional não o terem feito e daí o meu destaque.

      Eliminar
  2. "Segundo, porque nenhum outro clube do gabarito do FC Porto lhe teria sequer dado a oportunidade de a começar." - Curioso timing! Tito-Dedo-No-Olho-Vilanova sucede a Guardiola no Barcelona????
    :-)
    Já agora a desistência do CAB Madeira da liga de Basquetebol é igualmente vergonhoso. É assim que se espantam talentos... Que motivação terá Moncho Lopez para continuar por mais tempo no nosso FCP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realeza, tinha feito referência ao CAB, mas acabei por retirar. Primeiro, porque não li muito a respeito para ter opinião formada. Segundo, porque, segundo entendi (mas posso estar a entender mal) a falta de pagamento das viagens parece ser da responsabilidade região autónoma. terceiro, porque para mim não faz muito sentido que seja o contribuiente a pagar as viagens dos clubes. Quarto, porque o "princípio da continuidade territorial" parece dizer exatamente o contrário. Quinto, porque tive medo de entrar em discussões políticas que talvez não devessem entrar aqui.
      "Segundo, porque nenhum outro clube do gabarito do FC Porto lhe teria sequer dado a oportunidade de a começar." A ele, Vítor Pereira. Não tenho nada contra adjuntos promovidos a treinadores principais. Só quando o adjunto se chama Vítor Pereira.

      Eliminar
    2. JB, Acho que o caso do CAB talvez caiba aqui, porque é uma desistência de uma equipa "profissional". Se a culpa é do governo da Madeira, não sei e acho que de facto para o caso interessa pouco. Não é normal e é igualmente escandaloso.
      Percebi o teu ponto dos adjuntos. :-)
      Mas para que conste desde já, tenho muitas dúvidas do sucesso do Vilanova no Barça, como tive do VP no Porto, do Otávio, ...
      Não em lembro aliás de nenhum adjunto com sucesso (no mesmo clube) sem antes ter ido dar uma volta ao bilhar grande. Até o Mourinho...

      Eliminar
  3. Eu acho que está é na altura de começarmos a pensar num treinador a sério e que seja capaz de potenciar o potencial de Atsu, Iturbe, Kelvin, Castro, Ukra, Miguel Lopes, Vion, entre outros...

    Trazer o Beto de volta e parar com compras para empréstimos que raramente dão resultando se não tivermos um treinador por 5-10 anos no cargo.

    Ah! e outra coisa... parar de comprar só por comprar e comprar somente qualidade, pois temos o nosso projecto 4837482823842, que não dá a ponta de um corno porque os jogadores nem espaço para serem inscritos na equipa A tem, com as carradas de estrangeiros que são comprados anualmente.

    A Equipa B é que era o grande trampolim, não só dos jogadores, mas essencialmente poderia meter a nossa equipa num outro patamar competitivo internacional... será pena se não avançar mesmo, como neste momento é o mais certo.

    ResponderEliminar