quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cimbalinos revisitados - "Palavra de Pai"

Os chutos que (ainda) vou dando numa bola, devo-os ao meu pai. Desde novo que a bola de futebol fez parte dos brinquedos lá da casa. Com ele e com os meus primos, as futeboladas de rua eram prato do dia. O meu Pai teve a honra de defender as cores do FC Porto em juvenis numa equipa que contava, entre outros, com António Oliveira. Depois, devido ao trabalho e às políticas pré-25 de Abril, o futebol ficou para trás, isso e a miopia, levaram-no para o futebol de salão, onde ainda o vi a jogar muito e bem. Isto tudo para falar do primeiro jogo oficial de Jardel pelo Porto. Jornada inaugural do campeonato, Porto-Setúbal nas Antas. Fui ver o jogo com ele e com o meu primo.
Era o primeiro jogo da era Oliveira (o tal) no banco do Porto. Um tal de Jardel estava no banco. Do rapaz tinha visto apenas um golito na pré-época feito ao Boavista, que ele festejou muito. O resto não conhecia o homem, parecia alto de mais e um pouco desmanzelado.

No Porto-Setúbal jogou o nosso Domingos de início. Falhou um penálti com o resultado a 0-0. Jogo típico de início de ano com muita precipitação. Aos 16 minutos o Setúbal fez o 0-1. Logo aos 22 minutos Jardel entrou. No primeiro cabeceamento que faz a bola vai à trave. Para mim, preocupado com o resultado, não passou de um cabeceamento normal, mas o meu pai disse logo: "Este moço cabeceia bem, vai marcar muitos golos". Não liguei. Aos 71 minutos o Setúbal fez o 0-2. Aos 84 Jardel marcou de cabeça (!) e Domingos ao cair do pano empatou.
De facto "o moço" cabeceava bem, o meu Pai não se enganou. (até hoje, a única camisola que tenho do Porto é com o número 16 nas costas e o nome Jardel).


3 comentários:

  1. Também estava nesse jogo! Lembro-me de na segunda parte o Porto ter em campo para aí cinco avançados.

    E lembro-me de pensar do Jardel (que tinha custado o que na altura era um dinheirão) "que ganda trengo, o gajo não consegue parar uma bola", mas de também ficar impressionado com a maneira como ele ganhava TODAS as bolas de cabeça...

    ResponderEliminar
  2. também marquei presença, junto com mais três amigos.
    para lá do amargo de boca do resultado final, aquele «tipo, alto, tosco e moreno» ficou-nos na retina.
    não nos tínhamos enganado: os olheiros do 5lb trabalharam bem (mais uma vez...) e nós (mais uma vez...) fisgámos uma pérola (bem mais do que um diamante em bruto) ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. eu tambem nao, mas nasceu a utopia neste momento,com a bencao

    ResponderEliminar