domingo, 17 de junho de 2012

O Europeu em FCP: Espanha

Está a decorrer um europeu de futebol, a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.
Depois do embaraço do grupo B, o cabeça de série do grupo C: Espanha.

Juan Antonio Pizzi




Não, não estou a aldrabar a coisa, sim o Pizzi era mesmo espanhol. É verdade que nasceu na Argentina, mas jogou pela selecção de Espanha e tudo. Era um avançado grande e um bocado lento, um número 9 à moda antiga, presumindo que a moda antiga era "correr pouco e não marcar assim lá muitos golos".

Foi contratado aos 32 anos segundo uma estratégia de gestão exactamente ao contrário da actual: em vez de contratar novo e promissor em campeonatos marginais para depois vender com lucro, contratar velho e esgotado a um campeonato caríssimo para depois despachar para o Rosário Central. Curiosamente, não bastou o Pizzi para mostrar que esta estratégia não era brilhante - no ano seguinte veio o Esnaider.


CARREIRA NO FCP

Não se pode dizer que tenha sido gloriosa. Repararam que ali em cima está uma foto do Pizzi com equipamento do Barça? Pois, o Google não encontra fotos do Pizzi de azul e branco. Tendo em conta que o homem fez uma dúzia de jogos pelo FCP, talvez seja compreensível.

UMA FRASE

"O resultado não nos garante o apuramento", disse o Pizzi depois de o Porto ir ganhar 2-0 ao Espanhol de Barcelona na Taça UEFA. Bem, na verdade garantiu, que a segunda mão ficou 0-0.


UM GOLO

Pois, é difícil de encontrar, sobretudo porque as buscas no YouTube por "Pizzi" e "FC Porto" dão 50 vídeos daquele célebre 3-3 do Paços de Ferreira nas Antas...


E MAIS

Não há-de ser possível que o Juan Antonio seja o único espanhol na história do FCP?!?!? Certamente que estou a esquecer-me de um pelotão de muchachos? Quem são os portistas españoles que eu estou a ignorar?

6 comentários:

  1. estou a gostar da ideia, é pena não haver mais matéria-prima com que se possa trabalhar. raios partam a bulgária ou a sérvia não estarem no Euro...

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. @Jorge: Pois, lá está, é como alguém disse nos comentários de outro post, se fosse Copa América aí é que não faltava mesmo matéria-prima...

    ResponderEliminar
  3. O Barrosso era espanhol... de Braga...

    ResponderEliminar
  4. das imagens:
    podemos encontrar uma 'piquena', a treinar, e outra (bem maior) inserido num conjunto de enormes celebridades

    dos vídeos
    curiosamente encontrei o do "FC Porto vs Zbording", onde não alinhou...
    mas encontrei este aqui, para a Taça UEFA, onde faz a assistência para o golo do Pena.

    ps:
    a sugestão "andrés madrid" é válida, pois possui dupla nacionalidade (tal como o Pizzi).

    ResponderEliminar
  5. A sugestão Andrés Madrid é válida sim senhor, embora provavelmente tenha feito ainda menos jogos que o Pizzi...

    @ ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ : bela pesquisa, na foto pequena ele está com grande estilo... E o vídeo também é um grande achado, embora aquele golo seja mesmo mais Pena que Pizzi.

    ResponderEliminar