quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Europeu em FCP: Irlanda

Está a decorrer um europeu de futebol, a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.

Hoje, um país que já foi eliminado: Irlanda

Mike Walsh


Os mais picuinhas poderão notar que eu estou a aldrabar outra vez, que o homem nasceu em Inglaterra - mas isso é porque os mais picuinhas são uns chatos, e não sabem do que estão a falar. Xô, oh picuinhas!

É verdade que o Mike Walsh nasceu em Inglaterra, mas é irlandês, e jogou na selecção da Irlanda. De resto, são raros os jogadores da selecção irlandesa que nasceram na Irlanda. E se lhe perguntarem, garanto-vos que ele vos diz que é irlandês.

CARREIRA NO FCP

Foi bastante razoável - perto de 50 golos em seis anos, dois campeonatos, uma taça, uma final da Taça das Taças (aquela com a Juventus, onde jogou na meia hora final). Como se vê pela foto acima, chegou a ser capitão do FCP.

Veio para substituir o Fernando Gomes -e não era nenhum Gomes, mas deixou saudades, embora tenha saído para bem perto (foi para o Salgueiral em 86). Lembro-me pouco de o ver jogar - início dos anos 80, quase não havia bola na TV e ainda era muito novo para ir ao estádio - mas lembro-me bem de ouvir falar dele na rádio...

Um ponto importante na carreira do Walsh no Porto foi que cresceu - deixou de ser um juvenil "Mickey" para se tornar num viril "Mike". A sério, os ingleses conhecem-no por Mickey:



Talvez a mudança tenha sido só para evitar um milhão de trocadilhos do género "Walsh é um rato de área"...


UMA FRASE
"Veja bem. Fizemos uma viagem de Donetsk para o Porto com escala em Lisboa. Quando íamos aterrar em Pedras Rubras fomos avisados pelo comandante que teríamos de voltar para trás. Porquê? A pista do aeroporto foi invadida por milhares de adeptos. E a culpa foi minha!" - Walsh conta ao Maisfutebol sobre a viagem de regresso ao Porto depois de ganhar o jogo que deu o apuramento para as meias-finais da Taça das Taças.

UM GOLO

Não encontro nenhum golo do Mike Walsh com a camisola do FCP (há-de haver, concerteza?), portanto tomem lá um golão do Mickey Walsh pelo Blackpool na segunda divisão inglesa, em 1975.



E MAIS?

O Walsh teve descendência no Porto - no sentido literal; teve quadrigémeos (!). Mas há mais irlandeses na história do FCP de que eu me esteja a esquecer?

Sem comentários:

Enviar um comentário