terça-feira, 26 de junho de 2012

O Europeu em FCP: Ucrânia

Está a decorrer um europeu de futebol, a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.

Hoje: Ucrânia


Sergei Iuran



Mais uma vez, não sei se é Sergei, Sergey ou Szeerghjiej, nem se é Iuran ou Yuran. Vamos chamar-lhe assim, pronto.

E sim, é verdade - o Iuran é meio aldrabado para a categoria "Ucrânia" - o homem jogou pela selecção da Rússia e tudo. Mas nasceu numa terra que ainda fica na Ucrânia, chegou a ser eleito jogador ucraniano do ano, e hoje se fachavor vai fazer aqui o papel de ucraniano.


CARREIRA NO FCP

Tal como o outro russo, foi breve mas bastante bem sucedida. Iuran e Kulkov foram casos bem sucedidos de o PC ir pilhar jogadores aos lampiões. Era daqueles célebres "avançados que não marcam golos mas que desgastam as defesas" - mas, ao contrário da maioria dos avançados desta categoria, o Yuran era mesmo um massacre para as outras defesas. E marcava o seu golito de vez em quando, como veremos mais abaixo.

Há depois a parte das bebedeiras no Big Ben. E a parte em que ele matou uma pessoa com o carro na avenida da Boavista. Enfim, talvez tenha sido melhor ele só ficar um ano.

UMA FRASE

"O FC Porto era uma família, o Benfica... uma brincadeira. (...) Há um homem-forte que move todo um clube, em luta por títulos e mais títulos. Nunca adormecem à sombra da glória. Têm sempre fome. Por isso o FC Porto foi bicampeão europeu e bicampeão mundial nos últimos 25 anos. Por isso o FC Porto está sempre nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ou da Taça UEFA", conta o Iuran ao i.

Leiam a entrevista toda, que vale a pena. Tem esta parte, por exemplo, em que ele fala das suas vindas a Portugal como treinador para jogos amigáveis: "Olha, perdemos com a Olhanense, por exemplo. E pratiquei o meu português. Com o árbitro. Eheheh." E as parte sobre o Mozer e o Mourinho também são muito boas...

UM GOLO

Só isto já bastava para pagar a aventura dos russos no FCP:



Claro que o ucraniano-russo era maluco, e fez-se expulsar antes do fim do jogo...

E MAIS?

Russos e ucraniano-russos no Porto renderam mas davam muito trabalho. Estarei a esquecer-me de algum mais discreto e tranquilo?

2 comentários:

  1. Se ouvirem com atenção o vídeo todo, não só apanham uma narração do Gabriel Alves como têm o Bobby Robson apoplético a gritar "IT'S A FUCKING DISGRACE!"...

    ResponderEliminar