quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dos jogos de pré-época

O nosso Porto venceu até agora todos os jogos de preparação. Como escrevi há um tempo, a definição do plantel está pendente de alguns assuntos, sobretudo Hulk. Pelos vistos Moutinho também poderá estar no limbo, bem como Fernando. Sabendo que não podem sair os dois médios, a saída de um deles condiciona toda a estratégia de jogo. Arrisco até a dizer que sem Fernando (que é a continuação genética de Paulo Assunção e um pouco de Costinha) o Porto será uma equipa totalmente diferente dos últimos 10 anos. Se sair Moutinho perde-se uma peça de qualidade superior mas seria, se calhar, uma oportunidade de VP "recuperar" Belluschi, que sendo diferente e menos regular, não deixa de dar à equipa uma criatividade diferente ao miolo.
Mas casos de transferências à parte, do pouco que vi, o Porto mantém o estilo VP. Equipa organizada e sempre preocupada com o equilíbrio. A posse é a obsessão e o ataque funciona muito à custa da qualidade das triangulações. VP parece abdicar de vez de passes de rotura e lançamentos nas costas dos defesas. Eu gosto da posse, entendam-me, mas Villas-Boas, por exemplo, encontrara o meio-termo há duas épocas atrás, entre a tal posse e as transições rápidas.
Mas o que me traz aqui são antes a análise dos números até então, sobretudo o de golos sofridos: zero! Tive um treinador que dizia que o mais importante da pré-época eram duas coisas: criar oportunidades de golo e sofrer poucos golos. Nisto estamos no bom caminho. Isso e os livres de Maicon, que aproveite batê-los agora, pois se o Hulk ficar, já se sabe, é o dono da bola.

Mantém-se o repto:

6 comentários:

  1. Filipe,

    Estás-te a equivocar um bocado... nós não sofremos golos é uma verdade estatística e somente isso, pois com o Celta deveríamos ter sofrido dois, se o Fiscal de linha não fosse "amigo" entre outras muito mais abébias que a defesa deu e já contra o Evian, muitas asneiras graves também aconteceram.

    Temos a desculpa de não estarmos a jogar com laterais... verdade... Sapunaru está a treinar sozinho por ordem do idiota Vítor Pereira e essa é que é uma verdade incontornável!

    Depois no ataque, as coisa não tem funcionado por ali além... Kleber continua uma nulidade e se não fossem os miúdos a resolverem sozinhos ou o Maicon de livre, andavamos era a zero's exactamente do tamanho da qualidade do VP!

    ResponderEliminar
  2. Eu não disse que estava tudo bem e frisei bem que me referia a numeros: zero golos sofridos. Que o trabalho pela frente é grande ja isso sabemos, sobretudo com VP.

    Discordo da nulidade de kleber, mas isso ja é sabido. Esta forma de jogar, posse atras de posse que empurra os advesarios todos para tras da linha da bola é complicada para qualquer avançado, se nao mudar prevejo as mesmas dificuldades para o Jackson.

    ResponderEliminar
  3. Nem por sombras Filipe.

    O Jackson já mostrou que sabe jogar a Pivot de ataque que é o que é necessário com o VP... coisa que nem em 1 ano o Kleber ou o Janko conseguiram e Jackson precisou de 3o minutos

    ResponderEliminar
  4. E outra coisa, não é de embandeirar em arco com o jackson o que disse acima, simplesmente que a equipa jogou contra o Celta com 11 outra vez e que o Jackson sabe jogar com o meio campo e não estar só à mama na área.

    ResponderEliminar
  5. Nem por sombras que vai ter as mesmas dificuldades? eu acho que vai se jogarmos como jogamos. Se me disseres que é melhor que o Kléber, eu espero bem que sim, foram 8,8 Milhões.

    E mais mexido que o Janko é o minimo que se pede. espero que marque muito e qe valha o dobro ou o triplo no fim da época.

    Mas do Kléber ca estaremos para ver.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, gostaríamos de partilhar links nas respectivas páginas, o vosso já se encontra na nossa.

    www.tribunaportista.blogspot.com

    ResponderEliminar