quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O funil


Comecemos pelo relvado do Dragão. Não sei bem o que se passa mas este ano o tapete está demasiado fofo, levanta facilmente e os jogadores andam a escorregar muito. Está dito. Sobre o jogo. Três pontos fazendo o pleno no grupo é sempre um feito excelente ficando a qualificação muito próxima. Certo é que esta equipa do Kiev mostrou ser mansinha e apenas por culpa própria chegou a assustar o Porto. Das vezes em que o Porto jogou com mais velocidade criou perigo, o problema foi tê-lo feio poucas vezes. O ritmo da equipa é enervante para qualquer adepto. Mas se fosse apenas isso a malta não se importava, a questão é que jogando tão lentamente, tão baseado na posse, o Porto põe-se a jeito para sustos como os de ontem. É que a segurança da posse está longe de existir. Há jogadores que não têm a qualidade de passe necessária para esse tipo de futebol. Depois, todo o jogo é afunilado pelo meio, raramente os laterais ou os alas dão largura ao jogo. É incrível ver Danilo subir no terreno pela zona do interior, incapaz de entregar a bola e passar nas costas indo pela linha dando largura e procurando zonas de cruzamento. O próprio Varela, ala puro, recebe e volta ao meio, James ala falso, joga por dentro como o faz bem, mas depois não se vê Danilo a dar a largura necessária nas costas. Todo o jogo é mastigado no meio, á espera de não se sabe bem o quê. É Lucho muitas vezes que faz desmarcações para a linha, e se resultou no terceiro golo é porque foi de facto bem jogado naquela circusntância, mas tratou-se de um ataque em velocidade, porque quando se trata de construção pede-se aos alas e aos laterais que alarguem o jogo e isso não acontece. Povoa-se em demasia a zona interior e depois a jogar tão devagar o processo é perigoso e cansativo. Claro que isto é apenas uma análise, os resultados têm sido bons, mas também é verdade que este Porto ainda não teve um teste "sério".

Entendam-me, teve já jogos difíceis e complicados, mas ainda não se jogou contra uma equipa mandona e de qualidade superior, e isso é o que se calhar preocupa a maior parte dos portistas, porque se por um lado vemos uma equipa a vencer, jogadores a mostrarem valor (Jackson, muito bem), também vemos uma equipa com lacunas e defeitos. Uma coisa é certa, VP tem uma ideia de jogo e conseguiu implementá-la. De Villas-Boas já não sobra grande coisa, este Porto é a imagem do treinador, para o bem e para o mal. E voltamos ao mesmo: há coisas que eu não gosto, mas não há volta a dar, até agora gosto dos resultados.

1 comentário:

  1. Excelente post que transcreve uma opinião com a qual estou totalmente de acordo, mesmo sobre a primeira observação: aquele tapete está uma trampa. Mas não sei se reparou, o nosso Grande Presidente, após o jogo, deslocou-se ao relvado e esteve alguns momentos a observar o mesmo que nós observamos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar