segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Valeu um calcanhar


Não é fácil ver um Porto-Sporting destes depois de um Barcelona-Real daqueles. Qualquer adepto de futebol corre o risco de síncope quando a diferença na qualidade de um jogo desce tão abruptamente.
Para "piorar" tudo, a coisa até começou interessante, com Jackson a falhar uma oportunidade boa e a inventar outra com um calcanhar fantástico, fazendo lembrar que 8,8 Milhões vão valendo golos bonitos, regulares e exibições positivas.
Sinto em relação ao Porto o mesmo de sempre: jogo empapado, demasiado baseado numa obsessão de posse de bola ou de excesso de construção sobre construção, abdicando da objetividade que muitas vezes pode e deveria ser posta em prática.


O jogo foi muito mau porque o Porto jogou mal, o Sporting pessimamente e o árbitro não quis ficar atrás.
Luís Duque foi a cereja podre no topo do bolo azedo vindo falar de arbitragem, ele que invisível nas últimas semanas enquanto preparavam a forca ao Sá Pinto. Os amarelos foram mal distribuídos com penalização do Porto, o primeiro penálti é penálti, o segundo não é, Rojo é mais que bem expulso, o Sporting fez o primeiro remate aos 80 minutos. Isto é o resumo que deveria interessar ao Sporting.


Quanto ao Porto a coisa foi má, mas frente a um adversáriotão fraco, a um conjunto de faltas atrás de faltas e tendo estado a ganhar desde cedo, mal se deu fé da coisa ter sido má. Mas foi.
Valeu o calcanhar de Jackson e mais uma exibição de grande luta do avançado. Continuo a dizer que se Porto rematar e cruzar mais, se interiorizar um pouco mais de verticalidade no jogo, Jackson chega à trintena de golos. A equipa ainda não o serve em condições. A procura de tabelinhas e passezinhos no corredor central , querendo fazer "à barcelona", desespera-me porque Barcelona só há um.


Mas bom, ganhou-se, sei que não chega para muitos (e entendo-os), mas vai chegando para mim, o campeonato está estranho, de uma semana para a outra a qualidade de jogo varia muito (não falo apenas no Porto) mas esta foi uma semana boa para a equipa com dois jogos importantes que poucos porventura acreditavam terminar com duas vitórias duma equipa dirigida por VP. Mas foram duas vitórias.

4 comentários:

  1. Estou preocupado...
    Vi o jogo e não achei assim tão mau! Os primeiros 20 minutos de bom nível (até à lesão do Maicon) onde "apenas" faltou killer instinct (como diria o malogrado...) e o jogo acabaria logo aí com 2 ou 3 golos.
    No resto não foi diferente dos últimos meses: lento, molengão, sem nervo mas com grande solidez defensiva, malgré Mangala.
    Mas já vi bastante pior.
    Estarei a amolecer?

    ResponderEliminar
  2. O início foi bom, o Porto entrou, vá, mandãozinho, e afinal de contas um clássico é um clássico. Mas a seguir ao jogo o jogo, a mim, pareceu-me muito fraco. Falo no jogo em geral, não propriamente na exibição do Porto. A verdade é que a ganhar mas com dificuldades em fazer mais de três passes seguidos, o Porto deixou andar a carruagem, o Sporting a perder nem dois passes fazia. Foi isso que eu vi, um muito mau jogo de futebol após o 1-0 mas o Porto deixou que o fosse porque do outro lado nada levava a fazer mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que estamos mais consistentes este ano: solidez defensiva, meio campo mais intenso (o Lucho é de outra liga em termos de posicionamento em campo e de inteligência na leitura do jogo) e o avançado é melhor que o Kléber (para já, é o que digo do cha cha cha, preciso de mais jogos e golos menos difíceis)..

    Porém, concordo com o Lipe quando diz que o Porto deixou andar a carruagem. Com uma equipa mais atrevidota, podíamos ter empatado o jogo. E é essa mentalidade competitiva à Porto que acho imperioso recuperarmos!

    ResponderEliminar