quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arranjar soluções

 
O empate em Kiev deu ao Porto a qualificação para os oitavos de final. Os Dragões foram melhor equipa, controlaram e dominaram o jogo e julgo que com um pouco mais de objetividade tinha conseguido a vitória. A questão é o Porto continua uma equipa pouco prática. Fez 10 remates, 5 dos quais à baliza. O Kiev fez 9, 4 dos quais à baliza. Não se compreende este equilíbrio num jogo em que o Porto foi mais forte. Ou melhor, compreende-se pela tal falta de objetividade.
É certo que os ucranianos entraram com muito gás, mas o Porto rapidamente controlou o adversário. Faltou jm pouco mais de ligação entre o ataque e o resto da equipa, mas foi notório os cuidados de Lucho e Moutinho em apoiar Defour que esteve desastrado no passe. James desiquilibra mas falta-lhe um pouco de poder de choque, algo que Jackson e Varela mostraram ter.
Mas bom, os serviços mínimos foram acatados, defensivamente Hélton e Ottamendi estiveram óptimos.
Vislumbro é um pequeno problema que tem sido esquecido: soluções no banco para colmatar lesões e cansaço que inevitavelmente vão aparecendo. Se nos falhar Jackson então, vai ser muito difícil. Se faltar Varela até, a coisa poderá ser mais difícil. VP precisa rapidamente de ter soluções fortes a saltar do banco. A época é longa e o passeio terá obstáculos.
 
ps- o Café está apagadito, sinto-me um pouco sozinho a beber os finos ao balcão... os meus colegas têm de aparecer, discordar, concordar, comentar, revolucionar!

5 comentários:

  1. Em relação ao jogo podíamos ter ganho e fizemos um bom jogo, o único jogador de que não gostei foi o Defour, pois perdeu bolas em zonas muito perigosas , mas de resto a equipa esteve bem e o objetivo foi conseguido,o apuramento para os oitavos, quanto ao plantel há lugares em que não há substitutos a altura como para Jackson,Fernando, Alex Sandro e Helton por ex, mas em qualquer equipa do mundo há sempre jogadores do onze titular insubstituiveis, por isso há que esperar que a força do coletivo seja suficiente para quando for preciso substituir alguem mais importante.Força PORTO! (João Moreira)

    ResponderEliminar
  2. Filipe, é verdade que nos terá faltado um pouco de ambição neste jogo, mas não concordo quando dizes que a equipa foi pouco prática. Antes pelo contrário, penso eu. Bastava-nos o empate para garantirmos o apuramento para os oitavos-final e, para além disso, entramos em campo sabendo que competia ao Dínamo Kiev arriscar mais, pela necessidade de pontos. Pareceu-me que Vítor Pereira, de quem não sou defensor, terá dado indicações à equipa para jogar em consonância disso mesmo, tentando explorar o facto do Dínamo ter de arriscar mais que o Porto. Daí nos ter faltado ambição mas não pragmatismo. É verdade que poderíamos ter feito mais e melhor e que na ponta final nos faltou discernimento. É verdade também que os pontos que perdemos poderão nos fazer falta no que diz respeito à luta pelo primeiro lugar, mas não nos podemos esquecer daquilo que tu precisamente referes: não temos alternativas válidas e competentes em determinadas posições e isso foi notório neste jogo, tal como noutros do passado. Sempre me pareceu muito estranho nunca termos procurado no mercado alternativas a Fernando - todos sabemos que há muito é o único médio-defensivo do plantel. Mas só termos um médio-defensivo no plantel - ou um só defesa-esquerdo - é algo totalmente diferente de termos no banco alternativas não tão competentes quanto os titulares (Atsu, Defour, Kléber, etc). Seria muito bom que assim fosse, mas é praticamente inviável que assim o seja. Espero é que se explore, sem pressas mas com verdadeiras oportunidades, o potencial que os jovens do plantel que parecem ter. Abdoulaye está aí para o provar.

    P.S. - Sou frequentador assíduo aqui do Café, e é verdade que não tenho visto muito por cá os patrões, mas não tens porque te sentir sozinho. Eu sou o que está sempre na mesa do fundo a jogar sueca, enquanto bebo umas imperiais.

    ResponderEliminar
  3. Descobri há pouco tempo este cafézito, mas a partir daí sou um cliente de... esplanada!
    De qualquer modo e apesar de discordar do comentário, é sempre salutar haver quem manifeste o seu portismo através destes blogs... Força amigo, continua!!!

    ResponderEliminar
  4. O Café das Antas serve finos não imperiais ;) Obrigado aos comentadores! Quanto ao "prático" refiro-me ao jogo jogado, não à estratégia de, neste caso "o empate servir". O Porto fez um bom jogo e foi inteligente. Eu refiro-me a algo que se vê neste Porto, mesmo quando dominador é uma equipa que não cria muito perigo, tem uma posse de bola boa mas que progride pouco e exagera no jogo pelo meio. Acho que deveria ser mais rematadora e objetiva ofensivamente. Mas é apenas um detalhe, o percurso tem sido bom e os resultados também.

    ResponderEliminar
  5. ... e eu sou aquele tipo que se entretém a ler o pasquim da Travessa da Queimada, e volta e meia solta umas larachas devido ao que lê, enquanto degusta uma francesinha à maneira ;)

    ResponderEliminar