domingo, 12 de janeiro de 2014

(Sinto-me) Triste

Esta tarde, já depois do jogo em que o FCP perdeu o 12º ponto da época, um dos nossos fregueses entrou-nos pela porta e atirou este bitaite: "Tanto mal diziam do Pereira, era 100 vezes melhor que este fraquinho!" 

E tem razão!! Olhemos apenas, para dois factos: i) Paulo Fonseca (PF) já perdeu tantos pontos esta época, como Vítor Pereira (VP) em toda a temporada passada; ii) nos dois anos em que esteve à frente do FCP, VP não perdeu nenhum jogo com o adversário de hoje. E isso, para qualquer portista, é do mais valioso que existe.

É conhecido que a gerência deste Café não era apreciadora das características de VP enquanto treinador do FCP. Sofremos muito, em muitos jogos, fomos precocemente eliminados das competições europeias (Apoel Nicósia, anyone?), mas a verdade é que acabámos por ser bi-campeões. Apesar de VP, em minha opinião.

O actual momento do FCP é terreno fértil para comparações desta natureza, mas a verdade é que ter saudades do futebol que o FCP praticava com VP, sendo legítimo, parece-me ser de memória curta e, acima de tudo, um nivelamento por baixo que não abona muito em favor da grandeza e ambições do FCP. Qualquer coisa como: "Este tipo é tão mau que até tenho saudades do VP". 

É um facto que PF é um monumental erro de casting, que apenas a teimosia messiânica do nosso Presidente impede que seja corrigido. Já aqui dissecámos os motivos pelos quais não é treinador ao nível daquilo que os adeptos esperam da equipa, e podemos acrescentar a isso aquela atitude penosa de bater palmas e gritar "Vamos, Vamos" em cada borrada que a equipa faz. Faz-me lembrar alguns "misters" da Liga dos Últimos, depois de 5 minis e duas sandes de courato...

Sobre o jogo de hoje, em nada me surpreendeu. Uma equipa tão macia, com tão pouca intensidade e sem identidade como é o FCP de PF, apenas por milagre ganharia o jogo de hoje. Ou os dois com o Atlético de Madrid, ou com o Zénit.... falta quase tudo a esta equipa. E, apesar dos desequilíbrios do plantel, não é aí que está o problema. 

Tenho saudades de ver o FCP jogar futebol, ter uma ideia de jogo, identidade, ATITUDE, entrar em campo a saber o que fazer, isso sim. Mas deixem-me que vos diga que, se é de saudades que falamos, não é de VP que sinto falta. É de André Villas-Boas.





5 comentários:

  1. Este gajo deixou o Defour a aquecer aos 93 minutos!
    A defesa do Porto voltava a mostrar alguma seguranca e vai dai o gajo tira o Maicon!

    ResponderEliminar
  2. Para mim AVB beneficiou de uma conjuntura altamente favorável que certamente jamais se repetirá:

    Ter Falcao, Hulk, João Moutinho, James, Belluschi, é muita classe junta, já para não falar numa defesa com Sapunaru (digam o que disserem sempre deu tudo), Otamendi, Maicon e Alvaro Pereira, sempre protegidos pelo "Polvo"...

    E a equipa técnica com Vitor Pereira, Pedro Emanuel e J.M Rocha a adjuntos? Isto sim era qualidade. Ao AVB bastou saber motivar o plantel...

    ResponderEliminar
  3. Caro Pés-Juntos, entraste com tudo! Na verdade, eu acho que AVB criou uma conjuntura que durou três épocas, a sua e as duas de VP - uma cultura ganhadora, um modelo de jogo muito intenso na primeira época e que foi perdendo fulgor nas duas seguintes, mas acima de tudo uma atitude e uma identidade bem vincadas, de coesão, união, espírito vencedor e bom futebol. É certo que ter Falcao, Hulk, Moutinho, James, Belluschi, Guarín é meio caminho andado.. Mas, por exemplo, o que jogaram Belluschi e Guarín precisamente, na época anterior à de AVB?

    E, nesse plantel de sonho que AVB se "limitou a motivar" havia também Cristian Rodriguez, Mariano, Walter, Sereno, Ukra, Emídio Rafael..

    Este ano temos um plantel desequilibrado, já aqui o disse, mas gostava de ver o que jogaria Defour, Quintero, Carlos Eduardo, mesmo Danilo, com um treinador de outro gabarito...

    Na época de Mourinho, tínhamos Marcos Ferreira, Maciel, Jankasukas...

    Resumindo, eu sou daqueles que acha que a capacidade do treinador de conhecer os jogadores, motivá-los e retirar das suas capacidades individuais o melhor para o colectivo é decisiva. PF não tem isso e acho que devemos assumir, perante as evidências desta época, que não o vai ganhar...

    AVB não vai regressar ao FCP, apesar de eu achar que seria uma bela oportunidade de relançar a sua carreira após ter saído cedo demais da cadeira de sonho. Porém, acho que tem uma capacidade como treinador que poria este plantel, mesmo com as lacunas que tem, no caminho do tetra.

    ResponderEliminar
  4. «Se a época acabasse hoje renovava com Paulo Fonseca» - Pinto da Costa
    A Bola
    Assim vai este clube...

    ResponderEliminar