sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Eintracht/Borussia/Bayern 3 - FCP 3: Bot'acima e bot'abaixo

Este era um daqueles jogos que poderíamos classificar como uma lose-lose situation: 1. a eliminação seria uma desgraça desportiva e financeira, mas tornaria insustentável a permanência do treinador (?); 2. a passagem na eliminatória contra uma equipa fraquíssima seria desportivamente o mínimo exigível para esta época, mas salvaria o treinador e prolongaria a nossa agonia por mais umas semanas.
 
Nenhuma delas era perfeita. Porém, o facto é que passámos a eliminatória e Paulo Fonseca respira mais uns dias. Vamos a análises:
 
  • Bot'acima
- A garra e o querer: mesmo quando se desaprendeu de jogar futebol. Sobretudo na segunda parte, agressividade, a atitude, a perseverança, a garra, tornaram possível este épico resultado quando já poucos acreditavam.
 
- Mangala: pelos dois golos marcados. Valeu a passagem na eliminatória e permite esquecer a exibição defensiva;
 
- Ghilas: um poço de força, de vontade, de acutilância e de energia. Diametralmente o oposto de Jackson, motivo pelo qual considero que é muito melhor opção para titular neste momento. Com confiança, as coisas sairão naturalmente. Este golo dá um injeção de moral que, esperemos, o treinador não saiba estragar.
 
 
  • Bot'abaixo
- O amadorismo: apesar de termos passado, de termos marcado 3 golos fora, ninguém nos respeita. Nem o Estoril, nem o Eintracht, nem os próprios jogadores parecem ter alguma auto-estima. Sofremos, nesta eliminatória, 5 (!) golos risíveis, dignos de uma compilação para palestras a equipas de juvenis sobre como não defender (sendo o 2º golo do Eintracht no Dragão o expoente máximo disto). Perdidos em campo, sem ideias, sem soluções, sem rigor, sem rasgo, com muito querer, vontade e garra, mas se ontem chegou contra uma equipa fraquíssima, é uma receita que não é sustentável numa estrutura profissional como a do FCP;
 
- Jackson: durante o jogo, comentava o nosso amigo Luis C. que, desde que Falcao se lesionou e ficou com o Mundial em risco, que parece que Jackson joga ainda com menos intensidade, com mais receio das bolas divididas, ou seja, "deixa-me tirar o pé, que ainda me aleijo e depois não jogo no Brasil". Pois, e é também por este motivo que está na altura de o treinador ter a coragem de o pôr no banco. A suplente é que não vais mesmo ao Brasil. Queres ir? Joga, corre, marca golos.
 
- Maicon: a culpa não é só tua, rapaz, pois o PF ter posto o Abdoulaye a titular uns minutos depois de ter chegado de Guimarães deve tirar a moral toda a um gajo. Mas não pode ser, são erros a mais num profissional.
 
 
Dito isto, resta uma nota positiva para a boa disposição reinante no balneário depois do jogo...
 
Foto: o Jogo
 
 
Porém, insisto neste ponto: o FCP não é uma equipa de futebol para ser levada a sério neste momento. E o resultado de ontem foi também fruto de muita sorte, sendo de notar que em 8 jogos europeus esta época, o FCP só ganhou 1 (em Viena). Como tal, não sei se o lugar de PF ainda está à disposição - caso esteja, seria um bom momento para dele dispor e tentar salvar o resto da época.

1 comentário:

  1. Um bot'acima para o nosso segundo golo. Há quanto tempo não marcavamos de um lance estudado?

    ResponderEliminar