domingo, 16 de março de 2014

Não foi pela arbitragem que o FCP perdeu...

...mas foi graças a ela que o SCP conseguiu ganhar, no único remate que fez.

O FCP perdeu, a meu ver, por três motivos:

1. porque foi incapaz de concretizar uma das três flagrantes oportunidades de golo que teve na 1ª parte;
2. porque não regressou do balneário para a segunda parte, simplesmente não tendo jogado, nem rematado;
3. porque o FCP está, nesta altura, em pré-época, e as equipas em pré-época têm menos automatismos e capacidade de dar a volta a situações adversas. O problema é que não estamos em época de pré-época, pois falta um mês e meio para o campeonato acabar-

Dito isto, o FCP está ligeiramente diferente para melhor, a equipa parece um pouco mais solta e acutilante na pressão, mas Luís Castro já não vai a tempo de recuperar, nesta espécie de pré-época tardia, de alguns dos problemas estruturais de que a equipa padece: uma estrutura defensiva sofrível, com um Danilo que não sabe fazer nada bem (posicionamento defensivo, agressividade, recepção, progressõa com bola), ou um Abdoulayie que é o espelho do fracasso no planeamento da época; a falta de ideia de jogo, numa equipa que precisa de muito treino na transição ofensiva e no trabalho de passe (três passes seguidos, é possível???); a ausência de soluções ofensivas a um Varela inconstante, um Quaresma que não dura mais de 60 minutos e a um Jacskon que que insiste em falhar golos de bandeja que nos custam caro mais tarde.


Por fim, a arbitragem: não foi por aí que o FCP perdeu. Mas condicionou-nos muito: as faltinhas a meios campo, sempre para o mesmo lado, o golo precedido de fora de jogo e a expulsão de Fernando são pequenas amostras de como a choradeira do Presidente do SCP deu resultados, precisamente no jogo em que mais precisavam desse empurrão.

Porém, aqui a culpa também é da SAD do FCP: esta época é uma derrota em todas as frentes para a actual direcção - desportiva, de gestão, de "presença" onde se decide. E isso deve ser motivo de reflexão e deve ter as devidas consequências. O terceiro lugar (se não for o 4º!) deverá envergonhar o Presidente do FCP.

6 comentários:

  1. Será que amanhã vamos ver FORA DE JOGO escrito em letras gigantes na capa d'a bosta???

    http://3.bp.blogspot.com/-k89OvRmCpzs/T1Hndn1zy_I/AAAAAAAAJOM/Lgg6ETQvPrs/s1600/ABola_fora_de_jogo.PNG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido muito. Estão demasiado extasiados com a proximidade do Estoril.

      Eliminar
  2. Falta acrescentar que a equipa jogou na 5ª feira, num jogo difícil, sofrido e mutio exigente.
    Não é justo esquecer que o desnorte da 2ª parte vem muito do cansaço de tocar muitos tambores. Ainda vamos ter alegrias este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo, Gustavo. E, em pré-época, dois jogos destes em 5 dias é pedir demais.

      Eliminar
  3. A verdade é que a defesa dá abébias com fartura...

    Defour erra passes igual aos jogadores do campeonato de garçons x cozinheiros, vendam rápido o Mangala, que hoje queria entregar o ouro desde o início, Alex Sandro parece que dorme o jogo todo, Varela faz 1 jogo bom para 9 medíocres, e Quaresma é o único que realmente tem classe, raça, garra, é o único à Porto nesta época.

    Além de termos tido um treinador que não tinha estofo para o lugar...

    Mas apesar de tudo, apenas estamos numa má época, e não em MÁS ÉPOCAS ...consecutivas...

    5ª feira em Nápoles, ou vai...ou racha:-)

    ResponderEliminar
  4. Desde que nasci (só tenho 38) tenho visto o FCP a ganhar com a naturalidade própria de quem trabalha mais e melhor. Nunca fui em conversas de árbitros, campanhas, balelas: quem joga mais, ganha.
    Depois do jogo de ontem do SLB na Madeira, fica claro que eles trabalharam mais e melhor do que nós este ano.
    Este ano, como em todos os outros, não há campeões injustos.
    A nós sobram-nos duas coisas:
    uma Liga Europa decente (isto é, chegar, pleo menos às meias finais) e ganhar no Dragão na última jornada. Se ficamos em 2º ou 3º, a Taça da Liga ou a Taça de Portugal são peanuts.

    ResponderEliminar