Nas próximas semanas há europeu de futebol - a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.
Comecemos pelo grupo A, e pela Polónia:
Grzegorz Mielcarski
Sim, polacos no FCP é Mly, o lendário guarda-redes de Viena, com o seu ainda mais lendário bigode...
...que era fenomenal. Mas apetece-me falar do Grezgorz, embora o impacto dele na história do FCP só seja equivalente ao do Józef Młynarczyk no número de "Z" no nome.
Chegou ao Porto em 1995 - numa altura em que já havia lei Bosman mas não havia ainda o hábito de contratar 15 jogadores por ano, portanto qualquer estrangeiro que chegasse, ainda para mais um avançado, era uma grande novidade.
A CARREIRA NO FCP
Não se pode dizer que tenha sido brilhante. Como disse o próprio ao Maisfutebol, teve "mais lesões que golos": "Fiquei a dever muitos golos ao F.C. Porto." Bom, deixa lá, a intenção é que conta.
Em quatro anos, fez 41 jogos e oito golos. Não foi exactamente o Jardel, mas tinha pinta de jogador. Pena que tivesse joelhos de bailarina.
UMA FRASE
Sobre o nosso PC: "Sempre confiei cegamente no Pinto da Costa. Tem magia na voz, encanta."
UM GOLO
Não encontrei nenhum no YouTube, mas encontrei uma reportagem (em polaco!) com o Greg a visitar as Antas recentemente, e a ser fotografado ao lado de um retrato recortado do Hulk. Vale a pena ver pelo fim, em que ele oferece um dragãozinho de chocolate (?) ao PC.
Já agora, lembram-se do outro keeper polaco com bigode?? Wozniak, the one and only... ;)
ResponderEliminarAbraços,
Mil
É verdade, Wozniak, um dos substitutos do Baía que nunca pegaram... Tal como o famoso Kralji e como outro senhor que, cheira-me, vou ter de usar quando esta série chegar à Suécia..
ResponderEliminar