domingo, 9 de dezembro de 2012

Ele há cónegos...

 
Eu bem disse que o Porto ia golear o Moreirense. Só não disse que a goleada seria de tédio. O velho problema de sempre, frente a um adversário no sistema de sempre, com o ritmo de sempre, a falta de imaginação de sempre e todos os "sempres" já aqui ditos e reditos.
O jogo não tem história que não seja a da lenta maré enchente e entediante do jogo do Porto face a um oponente que se dedica apenas a despachar as ondas para longe. A enchente do Porto é lenta e previsível, afunilada até ao desespero. A regra do jogo é essa, ir pelo meio, sempre pelo meio, em tabelas sucessivas e escusadas, em caixinhas e mais caixinhas. E claro, junta-se a isso a aparente proibição de se rematar à baliza. Este deve ser o Porto com menos tentativas em fazer golo face ao número de ataques que constrói.
Mas... e o mas é tudo nestas coisas, ganhou-se. Jackson fez um golo de cabeça num dos muitos cantos que a equipa conquistou.
É grave que no fim cheguemos à conclusão que os melhores do jogo são os centrais do Porto.
Danillo é definitivamente o jogador que menos gosto nesta equipa. A defender é péssimo, a atacar é um molenga.
VP tentou algo diferente mais cedo com uma substituição ao intervalo e depois com o lançamento de Kléber, alterando o dito sistema, mas o jogo continuou teimosamente afunilado. Mas bom, é isto, o Porto atinge números impressionantes para a Liga nos últimos anos. Não perde em casa há 4 anos, marca golos nos últimos 50 e muitos jogos, não perde há uma vintena de partidas... e ainda assim não se pode estar satisfeito face ao que se vê a cada 90 minutos. É esgotante e feio.
Mas três pontos são três pontos.

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Os 5 minutos iniciais foram o prenuncio do que estava para vir.
    Um FC Porto instalado no meio campo adversário, e o Moreirense a tentar numa transição rápida ou num erro defensivo nosso "molhar a pena".
    Ricardo, guardião dos visitantes começava a exibir-se a bom nível.

    Teria de ser portanto um FC Porto de labor e com cabeça para alcançar a vitória.

    E assim foi. Tivemos capacidade de aguentar a pressão da busca vitória, e foi com justiça que vencemos.

    Foi um duro teste à nossa capacidade de aguentar a pressão.
    O Moreirense foi feliz, teve um guarda-redes inspirado, e só assim não levou uma pesada goleada para Moreira de Cónegos.

    Na segunda feira iremos assistir ao dérbi lisboeta, na expectativa de um Sporting que dê um pontapé na crise e obtenha uma vitória sobre os encarnados.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. O Paulo quando tiver tempo tem que me dizer em que televisão viu esse jogo, porque na minha, tal como bem desceve o Filipe, assisti a um sonolento e previsivel desenrolar de jogadas de ataque inofensivas.
    Como nota final, mal de nós se um recém promovido e débil Moreirense nos coloca sob pressão...
    O que se dirá depois de sabermos qual o adversário na Champions?

    ResponderEliminar