terça-feira, 19 de março de 2013

Do momento

Tal como não não concordei nunca com os acérrimos defensores de VP quando ele venceu o campeonato e depois, este ano já, colocou a equipa numa série de bons resultados, também não embarco no catastrofismo que se faz ouvir nalguns sítios. Agora, olhando para estes últimos resultados não pode haver um portista satisfeito. Ao lado dos resultados o que me aborrece mais é o posicionamento de VP face aos mesmos. Invocar a arbitragem frente ao Málaga e dizer que no ano passado a situação era pior no campeonato é confrangedor. Porque se frente ao Málaga fomos de vela por incompetência, no campeonato fica mal ao treinador relembrar que no ano passado mais do que ter vencido a Liga foi o Benfica que a perdeu. Esperar que suceda o mesmo este ano é sintomático.
De qualquer maneira o paralelismo com o rival até tem ponta por onde se pegar, porque estou genuinamente convencido que o que aconteceu no ano anterior ao Benfica, está a acontecer a este Porto: VP foi Jesus e esgotou os 12, 13 jogadores que foi utilizando.
Escrevi no início do ano que mais que o Benfica com as saídas de Witsel e Javi Garcia, o plantel do Porto me parecia curto e desiquilibrado. É que no Benfica, o estilo Jesus não precisa de meio-campo, o futebol é baseado no balanceamento ofensivo e velocidade, já o Porto com apenas Fernando, Moutinho, Lucho e Defour, tudo jogadores "disciplinados" pareceu-me logo insuficiente. Mas bom, é o que temos, foi o que VP quis e será assim até ao fim.
Escrevo isto com a convicção de que podemos revalidar o título, mas também com o realismo de que algo tem de mudar. Se no ano anterior foi importante a vinda de Lucho para dentro do campo e de Paulinho Santos para o balneário, acho que o segredo da tal mudança neste momento é cerrar fileiras e jogar finais a cada jogo. Até porque Jesus disse que o primeiro a sair da Europa seria campeão, era feio desiludi-lo.


1 comentário:

  1. Subscrevo totalmente. Também acredito que o campeonato não está perdido. 4 pontos de vantagem com 7 jornadas para jogar (e com um Porto-Benfica pelo caminho) parecem-me recuperáveis. Veremos. Mas algo tem que mudar de facto, o Porto é mais do que têm vindo a mostrar...

    ResponderEliminar