quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Paulo Fonseca? Pois... também.

Suponho que por razões profissionais e de alguma 'curiosidade académica' sempre me interessaram os temas ligados ao 'Rise and fall' das organizações. O que leva as organizações (empresas, clubes,...) a atingir níveis de excelência e, posteriormente, a iniciar um declínio que muitas vezes culmina na sua extinção. A amazon está cheia destes títulos, porque a história também. 
Se calhar por isso me interessa um ângulo de análise ligeiramente diferente a este período do nosso clube.
Sem nenhuma especial pretensão, vamos a factos:
1. O fcp vive um período complicado do ponto de vista desportivo, com 3 épocas consecutivas de falhanço europeu (patamar que estava razoavelmente consolidado) a somar a uma época de 2013.2014 em que muito provavelmente não conquistaremos o título nacional e às duas últimas em que precisamos de uma generosa dose de demérito dos nossos adversários.
2. O fcp vive um período muito complicado do ponto de vista financeiro (passivo bancário enorme e empréstimos obrigacionistas a taxas estratosféricas...), com défices consecutivos, apesar das vendas milionárias que a cada época se vão concretizando
3.  São conhecidas as convulsões internas, que se materializaram recentemente na demissão de Angelino Ferreira (estranhamente passou despercebida) em discordância com as posições e o rumo que a SAD tem tomado
4. São conhecidas as convulsões internas na SAD dividida em dois grupos liderados por AH e APC que se degladiam pelo poder de controlar contratações (ver nas contas da SAD os custos de intermediação e agenciamento contabilizados) e marcar já territórios para o pós Pinto da Costa
5. A cada semana que tem passado têm sido batidos recordes negativos de assistências no Dragão, num evidente divórcio e descrença da famosa 'massa associativa' na sua equipa
6.  A qualidade do plantel do FCP é claramente inferior à média, eu diria, das últimas 10 épocas, apesar de orçamentos crescentes
7. É evidente a ausência de líderes e referências fora e dentro de campo (Lucho no Qatar)
8. É evidente a total separação entre a equipa principal e toda a formação do clube (excepção Josué)
9. É no mínimo questionável a política de contratações da SAD (os mexicanos Reyes e Herrera custaram tanto quanto metade do plantel do Sporting)
10. É visível que aos olhos dos jogadores o FCP serve neste momento de montra e plataforma para chegar a outros mercados. Mais, não têm pruridos em verbalizar o desconforto da suplência ou da transferência que afinal ainda não se concretizou. Vestir a camisola? Honrar o clube? Coisas do passado.
Querem despedir o Paulo Fonseca?
Acho bem, porque é penoso perceber o desnorte da equipa e o desequilíbrio que ele vive. Até por respeito pelo homem, que claramente vive uma fragilidade emocional que imagino insuportável (Dortmund, Leverkusen, ...).
Mas gostava realmente que entendessemos que a crise no nosso clube vai muito muito muito para além do treinador.
Fosse assim tão fácil, estaria eu bem mais tranquilo...
Não estou, e voltando ao início deste post, espero não ver à venda proximamente o livro The Rise & Fall of FCP.

7 comentários:

  1. Não sei se irás ver um livro com esse título mas irás ver outros livros com títulos e conteúdos bem mais depreciativos para com o teu clube, podes ter a certeza.
    O pior de tudo é que irão contar a verdade que tem sido escondida a todo o custo, o que realmente aconteceu nestes últimos 30 anos e como o Porto conseguiu crescer como se fosse uma bolha e, como todas as bolhas, rebentar…
    E as pessoas nessa altura irão ligar os pontos todos e irão, finalmente, perceber.
    Mas ái já é tarde…

    ResponderEliminar
  2. Excepcionalmente respondo a anónimos: e que verdades tão bem guardadas são essas que tu pareces conhecer? Gostava muito que as partilhasses aqui conosco. Um pouco mais de factualidade, para ajudar à discussão.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irás ter ocasião de saber no futuro. Mas para isso é necessário que não fechem os olhos como fecharam os ouvidos aquando das escutas, como se os factos não existissem.

      Eliminar
  3. Falou o anóni, adepto de clubes que oferecem prostitutas a árbitros nas vésperas dos jogos, e que vivem de mamar do Estado. Perocupa-te com o teu clube falido, seja ele qual for, e deixa o Porto para quem realmente se interessa.

    ResponderEliminar
  4. sim, sim, demérito dos vermelhos o ano passado, quando tiveram a melhor equipa e melhor época em decadas... adeptos como tu é que merecem passar por uma época como esta. claro que nem isso vai abrir-te os olhos (e só não ve quem não quer), mas merecer mereces...

    ResponderEliminar
  5. Excelente análise D. Pedro. Uma perspectiva mais abrangente dos problemas que o nosos clube enfrenta, não centrada no micro-problema conjuntural que é o treinador. Estou preocupado, bastante até, mas sobretudo com a ausência de crítica interna (onde se incluem os adeptos) relativamente à gestão do clube. É certo que ganhar vai disfarçando e que a estrutura o tem permitido, mas os outros profissionalizaram-se também, e os nossos modos de trabalhar já não são tão inalcançáveis como antes.

    Um exemplo de roupa velha é o que se passou na garagem do Dragão no Domingo. Pessoalmente, desagradou-me, achei penoso e fez-me pensar se ainda haverá quem pense, na estrutura dirigente do FCP, que os adeptos se contentem se ouvirem o Presidente falar grosso com a PSP (!!!) ou com os jornalistas....

    ResponderEliminar
  6. E pur si muove...
    http://www.pobodonorte.com/2014/02/a-culpa-na-e-so-dele.html

    ResponderEliminar