segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Accionistas aprovam continuidade de Pinto da Costa na SAD até 2015



"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD reuniu-se esta segunda-feira em Assembleia Geral de Accionista para a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2012/15, tendo Jorge Nuno Pinto da Costa sido reconduzido por unanimidade como presidente do Conselho de Administração."


Não sei se gosto destas unanimidades Norte-Coreanas...
Hei-de escrever sobre isto, "com mais vagar".

9 comentários:

  1. Também não gosto de "unanimidades Norte-Coreanas"... em política. No futebol não me incomodam e acho até que as lideranças devem ser extremamente firmes.
    Os mandatos duram o que os resultados desportivos permitirem...

    ResponderEliminar
  2. Arrisco a polémica: que seja o mandato da transição.

    ResponderEliminar
  3. Pinto da Costa é um líder especial, tão especial que a unanimidade é compreensível - até porque ele sempre trabalhou bem para afastar quem lhe pudesse vir a fazer sombra, o que também ajuda. Mas o ponto principal da questão é que estamos a falar do dirigente desportivo mais ganhador de sempre. Enquanto ele quiser, ganhará à vontade. Quanto mais não seja, por gratidão qualificada.

    No fundo, todos sabemos que os problemas atuais do FC Porto advêm não de Pinto da Costa a mais, mas sim de Pinto da Costa a menos.

    ResponderEliminar
  4. Hummmm... Nada como o cheiro de uma boa polémica pela manhã!!

    ResponderEliminar
  5. O Pinto da Costa é só o presidente com mais títulos de que há memória. Que o "tribunal das antas" tenha memória curta para com os Varelas é uma coisa, agora não me queiram correr com o Presidente...

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que o FCP não teria a projeção, o prestígio e o rol de troféus que tem hoje se PdC não tivesse pegado no clube. É incontornável e, mesmo nos momentos mais difíceis, soube encontrar meios de reerguer o clube. Estou confiante que fará o mesmo nesta época menos positiva, até agora.


    Porém, ele é vítima do seu próprio sucesso: os sucessivos êxitos a que nos habituou, sejam desportivos, de afirmação do clube ou ou de gestão fazem com que esperemos sempre dele algo de providencial. E, no contexto atual, é preciso que ele tenha capacidade de se reinventar uma vez mais e que a estrutura do clube pense, com a ponderação e o recuo necessários, no pós-PdC, para que não sejamos apanhados de surpresa e sem um plano de ação. O futebol moderno não se compadece com amadorismos.

    E se me perguntarem se quero mais PdC, quero. Mas também quero menos "calor da noite" e menos (e melhores) contratações para pagar chorudas comissões..

    ResponderEliminar
  7. O homem lá terá, com toda a justiça, o seu nome no estádio no dia em que finar. E que ainda faltem muitos anos.
    Agora, por favor digam-me onde está o dedo do PdC no último ano do clube (ou SAD, ou ambos), nestes exemplos que me ocorrem, assim de repente:
    - A escolha do treinador;
    - A estrutura do plantel;
    - Os casos de indisciplina nos facebooks e afins;
    - A política de contratações de Janeiro;
    - A gestão financeira do clube (ie por exemplo salários em atraso nas "amadoras");
    - Como está a estratégia de sucessão (missão de um verdadeiro líder) ?
    - Qual é exactamente a sustentabilidade do clube a médio prazo e definição do nosso posicionamento standard para futuro, no contexto de futebol europeu e mundial (Brasileiros de 18 milhoes ou Austriacos de 3)?
    - Quem tem dado a cara nos momentos menos bons desta época?
    - ...

    Com todo o respeito, meus senhores, I rest my case: o homem anda há uns tempos a viver de rendimentos(desportivos).

    ResponderEliminar
  8. O ponto essencial e que ainda ninguém tocou é que Pinto da Costa é imortal. Falo biologicamente, portanto, como é imortal não ha o problema da sucessão!

    Agora mais a sério: PdC (reparei que escrever só PC dá arrepios a alguns!) é uma figura incontornável e um presidente de grande gabarito. Havia coisas que eu não gostava na primeira grande metade de presidência, mas ele foi enorme na consolidação do FCPorto como equipa mundialmente respeitada e nacionalmente "invencível". depois veio um periodo negro com a Carolina, felizmente nao se notou desportivamente, mas a sua recuperaçao (a fernanda é bem mais interessante...) trouxe um Presidente em grande forma julgo. as entrevistas dos ultimos dois anos sao de grande brio (inclusivamente a de ontem ou anteontem), mas claro que nao têm a publicidade institucional de outros!

    O futuro sem PdC será um teste mais ao nosso grande clube, acho que não faltam pessoas de valor, resta saber é se não haverá resistências de poder de alguns que poderão andar lá apenas a encher o bucho.

    ResponderEliminar
  9. O Pedro elenca correta (mas não exaustivamente...) as feridas abertas no FC Porto atual (ia escrever "desta época", mas muitas delas vêm muito de trás). Onde diferimos Pedro, creio, é que tu pensas que essas feridas são provocadas por PdC, enquanto eu penso que sem ele elas, as feridas, estariam em carne viva.

    Nomeadamente e em estilo telegráfico:

    - escolha do treinador: total e exclusivamente da responsabilidade de Pinto da Costa, é um facto. E já vem da época passada. E (até já escrevi sobre isso) gostaria muito de perceber porquê.
    - estrutura do plantel: pouco dedo de PdC na escolha individual dos jogadores. Eventualmente, ele foi importante nos ex-Marítimo Djalma e Kléber(contratados por razões políticas) e retorno de Lucho (por razões sentimentais).
    - casos de indisciplina nos facebook: zero de PdC (e uma nova realidade a que nenhum clube se adaptou ainda bem)
    - política de contratações de janeiro: não foi certamente PdC que conhecia Janko. Também não foi ele que só conseguiu emprestar jogadores e vender nenhum. Também duvido que tenha sido ele a inscrever Souza em vez de Iturbe na Liga Europa, para dias depois emprestar Souza e ficar sem Iturbe
    - gestão financeira do clube: aqui, infelizmente, parece-me que PdC tem mais influência do que aquela que se calhar deveria ter
    - estratégia de sucessão: nenhuma, como sempre ao longo de 30 anos. Parafraseando o próprio PdC há alguns anos, o n.º 2 do FC Porto é o Danilo
    - sustentabilidade do clube: extremamente preocupante, como já o era há várias épocas em que eu andei a avisar sobre o caminho errado que andávamos a seguir pela América do Sul e sem jogadores formados no clube, enquanto tu (e outros) me chateavam a cabeça com "o modelo de negócio"... onde anda o modelo de negócio?
    - quem tem dado a cara: PdC, por vezes. Vítor Pereira, a maioria das vezes. O que é justo - o treinador continua a ser o maior responsável por esta época incompetente.

    ResponderEliminar