sábado, 25 de fevereiro de 2012

Da esplanada – o próximo treinador do FCP: intro


Cada vez gosto mais desta esplanada em que sento convosco. Estar ao balcão é bom para reforçar a camaradagem com quem nos serve, sentir a espuma dos finos e o cheiro das torradas a fazer, mas é nesta esplanada que damos largas à imaginação e ao engenho que fazem sonhar o portista.

Proponho-me, então, aproveitar a boa companhia e a agradável vista para me dedicar a uma empresa prospetiva – analisar as várias possibilidades de treinador para a próxima época do FCP. Como já foi dito neste blog, com eloquência (cof cof), no que diz respeito a este campeonato, o FCP já só depende de si próprio para ser campeão com Vítor Pereira (VP). Como tal, é altura de começar a pensar na próxima, de modo a chegarmos a Março de 2013 com os 10 pontos de vantagem sobre o 2º classificado de circunstância nessa altura.

E lanço-me nesta empresa por dois motivos: a) pelo barómetro que está a ser conduzido neste blog sobre esta mesma matéria; b) pelo contributo que este blog quer dar à vida do nosso clube. Estou certo que a SAD, atenta às tendências da globalização e ao fenómeno das redes sociais, tem uma política de recursos humanos que lhe permite estar à frente da concorrência e como tal, com base na avaliação feita sobre as profissões de futuro, contratou já um especialista para ler o que na internet se escreve sobre o FCP e, em particular, o que este blog tem a oferecer. Faz parte da nossa missão de serviço público.

Para ti, jovem qualificado, geek do facebook e dos blogs que nos estás a ler neste momento, prometemos estar à altura do desafio que te lançaram e justificar a tua contratação.

Usando uma dicotomia que não é original (honra ao Jorge do Porta 19 com os seus Baías e Baronis que me deliciam!), atribuirei aos pontos fortes dos potenciais candidatos a designação de “Attack Attack”, em honra de Sir Bobby Robson, e aos seus pontos fracos a designação “Vocês sabem do que eu estou a falar”, em homenagem a essa caricata personagem do futebol português (não exclusivamente do FCP)  que é Otávio Machado (será que o acordo ortográfico lhe tirou o “t” do nome? Enfim, quando ele vier aqui comentar, logo me corrigirá).

A minha seleção de potenciais treinadores tem alguns critérios (que o PdC será livre de utilizar quando anunciar a contratação do treinador em Maio, sem necessidade de atribuir os créditos ao Café das Antas): ser português, conhecedor do campeonato nacional, com convicção e ideias modernas sobre o futebol, líder no balneário com uma autoridade que derive da competência e da admiração que instile nos jogadores, e capacidade para pegar na equipa no primeiro dia da sua contratação (este blogger advoga a revisão da legislação laboral para os treinadores do FCP – não há período experimental: ou é bom ou não serve. Veja-se a época experimental de VP...). Como tal, e face ao que precede, descansem que não pode ser o Manuel José nem o Nelo Vingada.

Para não estragar a surpresa, não vou anunciar antecipadamente quem são esses potenciais candidatos à cadeira de sonho. E também porque posso mudar de ideias e haver um Guus Hiddink que meta uma cunha para eu falar dele (depois venho aqui e edito: onde se lê “ser português” ler-se-á “ser português e/ou gajo para limpar isto”).

Bom, vou pagar os três finos que emborquei e pensar no que escrever sobre o primeiro (e mais óbvio) candidato. É melhor não escrever sobre ele já meio aviado.. 

Vosso.

3 comentários:

  1. Dizia ontem o Guus Hiddink que não foi para o Anzhi pelo dinheiro mas sim pelo projeto (yeah, right...). Portanto, se não é dinheiro que o move, inclui. E já agora, parece que o Inter oferece 20 mimhões/ano ao Guardiola. Mais ou menos um Danilo por ano. Inclui também.

    ResponderEliminar
  2. Tou a tomar notas jb. Mandamos o Danilo e vem o Guardiola? Ou mandamos o Hulk e vem o Guardiola por 5 anos?

    ResponderEliminar
  3. Guardiola por... VP (na apresentação de junho PdC avançou com uma cláusula de rescição de 18 milhões - um Danilo, portanto). E já que estamos numa de negócios com o Barcelona... Djalma por Messi. Eles pagam a diferença: 5 milhões. Que dará para pagar a renovação do C. Rodríguez. Que emprestaremos depois ao Grémio.

    ResponderEliminar