quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A dependência

A derrota do SLB em Guimarães relançou a Liga. Prevejo uma salgalhada à moda antiga nas próximas três quatro semanas. Com um clássico à porta, jogos importantes a nível europeu para FC Porto e SLB, Selecção pelo meio, todos os elementos para túneis, capas de jornal, arbitragens, bolas de golfe, caixas de segurança e afins, mesclam-se para criar mais uma "perfect storm" no futebol nacional.
O Porto tem tarefa difícil em Inglaterra e no campeonato. Em Inglaterra as dúvidas tiram-se logo, num jogo sem margem de erro. O Porto já tem muito pouco a perder hoje à tarde. Por isso, tem muitíssimo a ganhar com uma possível passagem.
Na Liga a conversa é outra. Chegar à Luz com dois pontos de atraso é extremamente positivo se tivermos em conta os últimos meses de competição. Como disse brilhantemente o BP, só um clube como o Porto, nesta altura da época, para depender de si próprio com VP no leme! Mas tudo isto relembra-me o desperdício que ronda o nosso clube este ano. O que poderia ter sido esta época se se mantivesse o núcleo/espírito do ano anterior? Enfim. De qualquer forma, as hostes vermelhas tremeram nesta última semana com dois resultados menos bons, algo que surpreendeu muita gente, mas apenas porque a propaganda dos "bons momentos" vermelhos é sempre exagerada. O Benfica está a fazer uma época muito boa até ao momento, sem dúvida, mas em futebol, sobretudo no nosso, falta quase sempre uma análise mais fria ao momento de cada clube, e notava-se naqueles lados, que uma eventual derrota ia "mexer" com o estado das coisas. Convenhamos até, que mesmo o Porto tem sido alvo de algumas injustiças analíticas. O momento não é bom, mas também não é péssimo.
A questão é simples para o Porto na Liga: ter recuperado o argumento "só dependemos de nós" é chamar a si próprio a responsabilidade do resto desta época. VP tem aqui a derradeira oportunidade de se "salvar" e estes jogadores não têm outra escolha se não ir à luta.

1 comentário:

  1. Hoje, apesar de estar convencido que só um jogo transcendente nos poderá salvar, será um teste ao caráter...!

    ResponderEliminar