quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Do meu portismo II


Roubando o título de um post anterior do Filipe, e motivado por algum feedback mais clubístico (ou anti-portista) que li recentemente sobre alguns escritos, dou por mim ainda mais motivado para escrever aqui e dar expressão à finalidade que entendo que este blog tem (para mim): afirmar, através deste espaço, que ser portista é, mais do que fervor ou paixão clubísticos, uma certa forma de estar na vida.
Na verdade, o próprio momento que o clube atravessa (uma certa indefinição, resultados desportivos aquém do que estamos habituados..) teria todas as condições para desencorajar a criação de um blog/espaço de discussão/tertúlia sobre o FCP. Teria sido muito mais conveniente escrever sobre o nosso clube e sua atualidade no ano passado, com a  época irrepetível e excecional que tivémos. Teria sido fácil escrever o primeiro post após as meias-finais da Taça ou depois de nos sagrarmos campeões no estádio do 2º classificado e, à época, campeão em título.
Se aquilo que me/nos movesse fosse tão simplesmente a disputa clubística, a afirmação de resultados, a necessidade de atenção e aprovação dos outros, seria precisamente isso que teríamos feito. Sendo eu de Lisboa e conhecendo a realidade de outros clubes, estou certo que seria isso que estes teriam feito, até porque nunca conheceram os feitos e as conquistas a que nós, portistas, estamos habituados.
Mas nós, perdoem-me os mais sensíveis, somos diferentes. Nós não somos Porto apenas quando ganhamos. Nós não somos Porto contra outrem. Nós não somos Porto para embandeirar em arco nas imensas conquistas que temos tido, nem para dramatizar em fatalismos exagerados nas (poucas) derrotas que inevitavelmente, em desporto, acontecem.
Nós somos Porto porque nos identificamos com o clube, com a sua mística, com a sua coesão de grupo, com a sua humildade de não precisar de capas de jornais com golos marcados nos treinos para que os nossos jogadores sintam que pertencem a algo de especial. Nós somos Porto porque temos o clube como modelo - sentimos que quando ganhamos, isso é o resultado e o reflexo do trabalho de um coletivo e de uma estrutura profissionais. E que quando perdemos, não é o sistema dos outros nem circunstâncias excecionais, mas sim porque o coletivo e a estrutura apresentam problemas ou insuficiências, ou porque outros foram melhores. Ou ambos.
Somos do FCP quando ganhamos a Liga Europa ao Braga, a Champions ao Mónaco ou quando somos (bem) eliminados pela Académica na Taça. Ser Porto é estar sempre presente. 
E a bitola alta a que estamos habituados torna-nos mais críticos e exigentes. Na nossa concepção de ser Porto, não joga no Porto quem quer, não treina o FCP quem calhar, não assimila esta mística e esta identidade apenas quem veste circunstancialmente esta camisola. É por isso que o regresso do Lucho ao FCP não tem 1/4 da cobertura mediática da contratação que o 2ª classificado da época passada fez de um ex-jogador do SCP: no caso do Lucho, a simbologia é auto-explicativa. Nunca deixou de ser um de nós. No outro caso, é preciso forjar um simulacro de identidade que, na verdade, não existe. Ou apenas existe quando se ganha.
É por isso que vejo com naturalidade que este blog assuma algumas críticas ao momento atual do FCP e certas opções de gestão e desportivas. Este espírito faz parte daquilo que considero nuclear na identidade portista: estar sempre presente, ter o clube como modelo, mas não alinhar em pensamentos únicos e unanimistas. O que é muito, mas muito diferente do simples exercício de falar mal quando se perde. 
E é por isso que me sinto mais motivado que nunca para, bem acompanhado que estou neste blog, continuar a escrever sobre o clube único a que pertenço

8 comentários:

  1. Filipe faz a vénia como quando o Deco envergava o Dragão ao peito!

    ResponderEliminar
  2. Zero abraça BP como Futre fez a Madjer após o calcanhar!

    ResponderEliminar
  3. D Pedro afirma: "és um sinhôr, carago!"

    ResponderEliminar
  4. Grande Post!! Cumprimentos de um Portista também de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mancini, parafraseado um slogan recente: há cada vez mais a pensar como nós! Um abraço e volte sempre a esta casa.

      Eliminar
  5. BP :) Estou sempre presente. um abraço

    ResponderEliminar