domingo, 26 de fevereiro de 2012

Na luta

Em duas semanas o Porto entra de novo na luta pelo título e vai à Luz em igualdade pontual. Deixo para outros, análises mais emotivas, eu vou ficar-me pela análise do jogo frente ao Feirense. Sobre os defeitos deste Porto 2012, já muito escrevemos e não regresso aos mesmos, interessa-me mais ver o que se pode esperar da equipa neste momento e ser prático nessa mesma análise.
Já escrevi antes que o desafio do Porto a partir de agora será gerir a frescura do meio-campo. Fernando, Moutinho e Lucho acusaram todo o esforço das últimas semanas, especialmente nos jogos com o City. Ter Defour no banco poderá vir a ser curto. Certo é que entraram presos e nitidamente "cansados", dando ao jogo um ritmo demasiado lento. Na segunda parte, a vontade foi outra.
Creio que para o Porto acabar em primeiro, será fundamental a tal frescura do meio-campo, bem como o aparecimento inspirado jogo a jogo de um ou outro jogador. James tem estado bem no Dragão para a Liga, Janko apareceu nos dois jogos anteriores e Maicon hoje fez uma exibição sólida marcando até um golo importante (era bom que os portistas revissem a sua opinião sobre este jogador). Por isso acho importante o Hulk reaparecer em breve no campeonato e outros que possam trazer velocidade à equipa em momentos mais mortos.
De resto, e isto é também é importante para não sermos iguais a outros, não vale a pena escondermo-nos nos problemas do início do ano, mal ou bem a equipa com VP está na luta pelo título, e nós portistas, sabendo dos erros passados, temos de olhar é para as soluções do presente para encarar essa luta de frente, até porque, não tenhamos dúvidas, há soluções para encará-la de frente.
Eu estou com a equipa e com VP, no fim é que farei o balanço, agora é hora de cerrar dentes que a batalha vai ser, temo, das piores de sempre.

5 comentários:

  1. Análise lúcida e objetiva, Lipe! E motivadora. Concordo inteiramente que o nosso meio-campo, que cresceu muito com a entrada do Lucho, será fulcral no resto da época. Essa gestão será fundamental. O jogo de hoje foi um jogo típico deste campeonato - um Feirense atrevido e organizado, um Porto ansioso e macio. Resolveu-se. Tendemos a dramatizar a nossa performance nestes jogos (e eu e o jb tivémos momentos de desespero!), não prestando a devida atenção aos jogos que o nosso rival neste campeonato tem ganho nas mesmas circunstâncias.

    Estamos com a equipa e com VP - o jogo da Luz é importante, em termos de classificação e confiança. Mas não creio que decida o campeonato - vamos ter luta, das piores de sempre como dizes (e em vários tabuleiros), até final. E por isso, mais do que nunca, a equipa precisa que estejamos a seu lado, incondicionalmente e até final.

    Sejam quais forem as opções, concordemos ou discordemos, valorizemos o Otamendi e todos os disparates que em detrimento do Maicon que, como referes, tem sido dos melhores do FCP esta época, é com estes (treinador e jogadores) que iremos atacar esta Liga - e para ganhá-la, against all odds!

    Abr.

    ResponderEliminar
  2. Desculpa Filipe, não encontrei aqui a análise do jogo ao Feirense. Só encontrei uma opinião sobre a importância do meio-campo no jogo portista e uma profissão de fé portista - muito pouco emotiva, claro - para o que resta da temporada.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão zero, a minha ideia tinha sido escrever masi sobre o jogo em si mas depois meteu-se uma série na Fox e perdi-me. O que eu quis foi fugir um pouco ao discurso das culpas do VP e dos prolemas da equipa (reais e ja denunciados), porque neste momento apesar de tudo o que ha de mau o Porto tem tudo para ser campeão.

    ResponderEliminar
  4. A análise ao jogo contra o feirense também pode ser esta, pragmática: apesar de tudo, recuperámos uma desvantagem de 5 pontos e estamos na luta. Muito se escreveu e escreverá neste blog sobre VP, sobre a equipa e sobre as opções. Porém, é com aquele e com estas que teremos de abordar o resto da época. Podemos conjeturar o que quisermos, tal como me proponho fazer com o treinador, mas o VP vai ficar até final da época, o james vai continuar no banco e o Iturbe não calça. É o que temos e vai ter de ser com isto que a nossa fé se vai aguentar..

    Lipe, qual era a série da Fox?

    ResponderEliminar
  5. Dexter :) Sou fã. Embora a minha perdiçã seja Californication.

    Quanto ao Porto eu tentarei se um pouco mais claro das proximas vezes. Digamos que podemos e devemos fazer uma análise mais geral a todo o ano VP mas para já, há que focar no "possível" e naquilo que ainda há para ganhar. E se reforço isto é porque custa-me ver portistas amigos meus, com um discurso derrotista por si só. Nao que haja mal num discurso derrotista, desde que seja de facto honesto, não quero é que fiquemos com tiques bem conhecidos de cettos adversarios de que atiram o discurso derrotista para depois, no caso de terem sorte andarem de barriga cheia. O Porto e ser Porto é encarar de frente os desafios, e verdade verdadinha é que estamos na luta pelo título e temos outro jogo na Luz para a Taça da Liga que pode ser muto importante em termos morais para o resto do ano e para a próxima época. Ja o frisei, a vitora do Porto contra o Benfica por 3-1 impedindo o título no Dragão ha dois anos, foi alicerce fundamental para a grandiosa época da era Villas-Boas. A "guerra" meus amigos, é jogo a longo prazo...

    ResponderEliminar