quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O início

Por partes.

O Porto é eliminado pelo líder da Liga Inglesa.

O Porto bateu-se bem. Apesar do burburinho, quer de portistas, quer dos nossos queridos adeptos adversários, o Porto não merecia perder em Inglaterra. Mereceu mais perder em casa do que hoje.

O City fez o jogo perfeito, que, como é sabido, todo o jogo perfeito assenta no talento, na astúcia, em todas as qualidades que uma equipa deve ter, mas também na sorte. O City teve o jogo perfeito porque teve sorte. Não quero minimizar nada, quero apenas dizer que o Porto hoje foi extremamente infeliz em não marcar um golo quando resultado estava em 1-0. O Porto fez o que podia, e fê-lo com o brio possível tendo em conta o momento e os "mancos" que estavam em campo (chamo sempre mancos quando perdem, faz parte). O 2-0 matou a eliminatória e acabou com a história. Poder-se-ia evitar os outros dois golos? Tudo é evitável, mas foi resultado do tal jogo perfeito do City. Sim, o talento a astúcia e a sorte. Tudo lhes correu bem, as finalizações boas como os ressaltos certos.

A falta de um ponta de lança notou-se uma vez mais. Se é certo que a estratégia do City passou por abdicar da posse da bola, sobretudo porque se apanhou a ganhar por 1-0 aos 20 segundos, não é menos certo que o Porto pressionou e encostou o City à área, e fê-lo bem muitas vezes. Pelos vistos VP vem dizer que "só deu Porto", não subscrevo a afirmação no absoluto, mas também discordo que o Porto jogou o que o City deixou. Nem uma nem outra são verdade pura. O City encolheu-se porque o Porto assim o obrigou também, e merecia claramente ter feito o 1-1, quer na primeira parte quer ainda na segunda. Mas não fez. Pronto. Não é necessário tirar desta eliminatória grandes ilações, foi o que foi, os problemas do Porto são outros neste momento e vêm de trás.

Como portista estou, claro está, desiludido, mas custou-me mais a derrota da semana passada, ou até a de Barcelos que a de hoje. A Liga é o grande desafio deste Porto 2011/2012. Um desafio enorme face ao que se joga, à liderança técnica que se tem, e ao facto de há 2 ou 3 semanas atrás pensar-se que a liga era uma miragem.

No fundo, a época, para o bem e para o mal, começa agora.

3 comentários:

  1. Infelizmente para todos nós, a época não começa agora... Esta fase da época que agora se inicia não pode ser separada dos 7 meses anteriores.
    Só espero que não seja a sua consequência...
    Em breve se decidirá se esta será a primeira época em muitos anos que o Porto termina sem nenhum título vencido.
    A História sabe ser cruel com os perdedores...

    ResponderEliminar
  2. A mim tudo isto me custa imenso. E confesso, uma das partes que mais me custa é esta ilusão sem fim em que alguns portistas ainda vivem, agarrando-se a tábuas de salvação que não passam de palitos. O FCP fez um bom jogo em Manchester? Perdemos 4-0... é preciso elaborar sobre isto? Ok, perdemos 4-0 sem desculpas, sem sermos prejudicados pelo árbitro, sem que o adversário tenha forçado, sem que alguma vez tenhamos estado dentro do jogo ou de uma eliminatória que já estava perdida de antemão devido à atitude com que encaramos os jogos. E isto depois da época sofrível que estamos a ter... a que nos podemos agarrar? Que qualidades mírificas podemos vislumbrar na nossa força atual, no treinador atual, para que as coisas se mantenham assim? O que mais será preciso para arrepiarmos caminho? São perguntas retóricas, obviamente.
    Filipe, por uma série curiosíssima de coincidências vi a segunda parte do jogo de hoje num café em Bruxelas na mesa ao lado do teu pai. Quando o City marcou 2-0, ele levantou-se e foi-se embora. Eu, que habitualmente condeno esse tipo de reação, gostei. Foi digno, foi uma forma de dizer que não pactua com palhaçadas, que não engole a caricatura de FCP em que querem transformar o FCP. Eu resisti até ao 4-0, aos 86 minutos, um golo de amadores como o terceiro já tinha sido de amadores. Nessa altura saí - a primeira vez em muitos anos, ou talvez mesmo de sempre, em que interrompo um jogo do FCP por opção. E eu até estava no estádio Emirates nos 4-0 do Jesualdo com o Arsenal...

    ResponderEliminar
  3. Caro Zero, começo pela parte do meu pai :) Se ele foi embora, nada teve a ver com "não pactuar com palhaçadas, que não engole a caricatura de FCP em que querem transformar o FCP", foi com certeza por ter de algo para fazer e estando resultado como estava foi embora. O meu pai é um portista dos sete costados mas nunca vira a cara a um jogo pela simples razão do Porto estar a perder, aliás, dele herdei o amor pelo Porto mas também uma paixão enorme por futebol quer para ver quer para jogar.
    eu percebo a tua desilusão e acredita que estou contigo neste momento, mas a minha análise no blogue terá sempre tanto de adepto "cego" (como não?) como também terá sempre (ou quase) uma análise do jogo em si, e neste caso, repito o que escrevi, vi o jogo e entre o 1-0 e o 2-0 o Porto jogou bem, foi digno e extremamente infeliz. Vale o que vale, não digo que seja muito, nem desculpo o resultado, mas acho que podemos paralelamente à nossa desilusão olhar para o futebol como ele é de facto.
    É evidente que a moral está em baixo, ou melhor, que a nossa confiança está em baixo, que este ano está a saber-nos a pouco tudo o que se está a passar, mas há que olhar para a frente como guerreiros! Temos dois jogos na Luz para jogar, e recuso capitular ou arranjar já desculpas, pelo contrário, é ir lá e comê-los. E digo isto porque vejo na nossa equipa ainda coisas boas, o VP é mau, mas não é tão mau como a equipa pode ser boa, vamos é ver se as coisas acontecem. Eu quero acreditar, ou pelo menos, como há dois anos quando vencemos o Benfica no dragão impedindo a festa, começámos a preparar o ano fantástico que tivemos a seguir.
    Bora carago!

    ResponderEliminar