terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pergunta... e resposta

Pergunto:

É, por acaso, o Varela um rapaz pouco dedicado? É, por acaso, o Varela pouco humilde? É, por acaso, o Varela um jogador com claro défice de talento? Por acaso alguma vez o Varela deu sinais de fraco carácter? Não foi o Varela uma agradável surpresa na sua primeira época de azul e branco? Não é o Varela um jogador trabalhador e devotado à equipa e aos colegas? Não nos deu já o Varela minutos e minutos de bom futebol? É o Varela um tipo sem garra e pouco batalhador? É o Varela um jogador de reviengas desnecessárias em busca de protagonismo? É o Varela displicente? É o Varela alguém que alguma vez tenha faltado ao respeito ao nosso clube ou àqueles que o dirigem? É o Varela um Crístian Rodríguez?

Não é.

Então, PQP aos assobios ao Varela
deste domingo!

12 comentários:

  1. jb, o VP conseguiu sugar a confiança de certos jogadores, Varela foi um deles. O Vqarela temd e mostrar o que ja mostrou no passado, e nao esta a conseguir. Nao se trata de correr ou nao, alias no Porto, jogador que nao corra aguenta-se um ou dois jogos nao mais! O problema do Varela é que mesmo quando as coisas correm mal ele insiste no erro! Falta-lhe paz de espirito acho!
    Os assobios nao ajudam, mas sao a "arma" mais à mão de um adepto! Nem todos têm blogue! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, nem todos têm blogue. Mas todos têm uma coisa que dá pelo nome de "cabeça". Que, tanto quanto saiba, pode (também) ser usada durante os jogos do FC Porto.

      Eliminar
    2. E concordo contigo quando dizes que o Varela tem de mostrar aquilo que mostrou no passado e não está a conseguir. Dizer que o fenómeno afecta apenas "certos" jogadores é que é, no mínimo, otimista. Mas estou certo que o Vítor Pereira saberá, melhor que ninguém, explicar porquê.

      Eliminar
  2. Embora na esmagadora maioria das vezes não concorde, acho os assobios comportamentos aceitáveis num contexto de frustração pelos tristes espectáculos dados pela (nossa) equipa.
    E todos sabemos quão útil é um bode expiatório...
    Chame-se ele Varela, VP, Kléber, Maicon, ...
    Alguém dizia há uns anos que os adeptos do Porto iam ao futebol como quem ia à ópera, habituados que estavam a bons espectáculos.
    É sempre aquela linha ténue que divide os adeptos em dois grupos: o que vai para apoiar a sua equipa (o estereotipo inglês) e o que vai para ser entretido como quem, justamente, vai à ópera.
    As famosas pateadas na elitista ópera têm no popular futebol o seu equivalente no assobio.
    Será cultural e muito “Tuga”, admito. Mas não me choca.
    Quem nunca criticou ninguém de viva voz no estádio, quem nunca teve vontade de acenar com lenços brancos ao VP (para não ir mais longe), que atire a primeira pedra.
    Eu não…

    ResponderEliminar
  3. Assobiar o Vítror Pereira? Não me choca? O Varela? Choca-me.

    ResponderEliminar
  4. Eu sobre o Maicon hei-de escrever. E não será para dizer mal. Crucifiquem-me depois ;)

    ResponderEliminar
  5. Cuidado Filipe que esse é terreno escorregadio... Aliás como o próprio Maicon.
    JB: eu poderia dizer, não sem uma pontinha de demagogia, que para o que ganham, ouvir uns assobios de vez em quando é perfeitamente aceitável... Mas não digo. :-).
    Digo antes que assim de repente, penso em muito poucos jogadores no mundo que sejam tão consensuais que não ouçam uma reprimenda aqui ou ali. O Messi? O Casillas? O Van Persie? E muito muito poucos mais…
    E não me parece que o Varela pertença a essa casta de eleitos. No Porto nem o Super-Hulk está acima do assobio, e só o Lucho, por razões óbvias, estará ainda a salvo.
    Todos os outros são “assobiáveis”, justa ou injustamente.
    O povo é tramado, mas ao mesmo tempo é quem compra o bilhetito e portanto paga o circo.
    Por isso…

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo por baixo o artigo do jb
    Se os profissionais do assobio fossem para outros estádios assobiar a equipa da casa, ou ficassem no Dragão mas a assobiar o adversário, é que faziam bem...
    Enfim, infelizmente é uma questão cultural. Mas as culturas também evoluem, e a SportTV passa a Premier League.

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo com:

    - o jb, quando ele diz que soltar um f...-se num post ou durante jogo em que o varela faz lembrar o secretário quando jogava a extremo (!), dá saúde e faz crescer (jb não disse, mas pensou!);

    - o filipe, quando diz que o VP suga a confiança de certos jogadores (algo parecido com a máxima de Camões de que um rei fraco faz fraca a forte gente); quem jogou/joga futebol (e o filipe, para quem não sabe, joga que se farta) percebe que o fator confiança/estabilidade emocional é decisivo.. quem não compreende isto, também não percebe porque é que o Mourinho dizia que em condições anormais também seríamos campeões..

    - o D. Pedro IV, ao dizer que "para o que ganham, ouvir uns assobios de vez em quando é perfeitamente aceitável". São profissionais a fazerem a coisa que mais adoram no mundo. É certo que nem tudo sai sempre bem, mas estes ocasos súbitos de alguns jogadores sempre me deixaram confuso..;

    - com o zero, quando diz que a malta devia ver mais a premier league (e assobiar o AVB). Quem tem VP, não precisa de assobiar - é como ires à ópera e veres que o maestro não conhece o libreto...

    ResponderEliminar
  8. Este BP escreve bem pá! :)

    ResponderEliminar