terça-feira, 6 de março de 2012

As 9 finais que faltam

FC Porto-Académica
Nacional-FC Porto
P. Ferreira-FC Porto
FC Porto-Olhanense
SC Braga-FC Porto
FC Porto-Beira-Mar
Marítimo-FC Porto
FC Porto-Sporting
Rio Ave-FC Porto

Estes são os jogos que faltam ao Porto. Com três pontos de avanço sobre dois perseguidores (aliás do Benfica são na prática 4 pontos), gostava de fazer um pequeno exercício de projecção. Valerá o que valerá, que não é muito devido à imprevisibilidade da bola, mas também pode ser algo que podemos ir actualizando jornada a jornada.
O primeiro ponto fundamental, e que vale desde a jornada 1 até à última, é que para uma equipa ser campeã é que em casa tem de fazer o pleno ou andar lá muito perto. O Porto, até ao fim da Liga, não poderá perder pontos em casa. Olhando para os jogos que faltam no Dragão, apenas o do Sporting poderá ser de cariz dúbio quanto ao resultado. Um clássico é sempre um clássico, só mais perto da data poderemos julgar o momento de forma de ambas as equipas.
Fora o Porto tem jogos complicados com duas idas à Madeira e uma a Braga. São 9 pontos em jogo nessas partidas, dos quais, reza o (meu) bom senso (e feeling), o Porto poderá no máximo "desperdiçar" três.
Conclusão, neste exercício vazio mas gostoso de quem lidera: o Porto é campeão nacional se não perder mais do que 5 pontos até ao fim da Liga. Isto porque sei de fonte segura que os tais perseguidores perderão também no mínimo 3 ou 2 pontos.


(a seguir ao símbolo do clube claro, é isto que eu mais gosto de ver nas camisolas do Porto, era óptimo voltar a tê-las para o ano)

1 comentário:

  1. Filipe, ao ler o teu post torna-se evidente que este campeonato vai ser decidido fora do Dragão. Espero que o jogo de 6ª sirva de exemplo e inpiração...

    ResponderEliminar