sexta-feira, 23 de março de 2012

A diferença entre "perceber" e "saber".


Ponto prévio: a estrutura deste “cimbalino” surgiu-me após reflectir sobre um evento recente da minha vida profissional. Passo a relatar. Fui interpelado por uma pessoa no meu local de trabalho que me diz “Ouvi dizer que percebes muito de futebol…!”. Tendo sido apanhado de surpresa por tal declaração, dado que essa pessoa não me conhecia o suficiente para emitir tal juízo, limitei-me a acenar, envergonhadamente, com a cabeça, sorrir e anuí, adivinhando de seguida, de quem teria vindo essa informação. Horas após o sucedido comecei, introspectivamente, a analisar esse elogio. Cheguei a uma conclusão: esse elogio estava errado.                                  
                                                                                                         SABES
O que realmente deveria ter sido dito era: “ouvi dizer que percebes muito sobre futebol!”

Entramos aqui no assunto do post: a diferença entre PERCEBER e SABER.
Quem já leu algum dos meus (poucos) posts, percebeu imediatamente que não gosto de Vítor Pereira. “There, it’s out in the open…!”


VP foi aluno do (ex)FCDEF, tendo concluído o seu curso com uma das notas mais altas, se não mesmo a mais alta. A sua tese tinha como tema o FC Barcelona e o seu inconfundível futebol.
Não tenho a mínima dúvida que Vítor Pereira SABE muito sobre futebol! O saber apenas depende de nós e do nosso interesse em adquiri-lo. Já o PERCEBER, depende também, na minha perspectiva, das nossas capacidades intrínsecas. Isto é, não é uma capacidade adquirida.

Podem dizer que sei muito sobre futebol, aceito. Aquelas horas todas a jogar Championship Manager e os seus descendentes, se serviram para algo foi para isso. Conheço muitos jogadores, conheço muitas equipas, lembro-me onde jogava o jogar X na época de 2000/2001, etc…Isto é SABER!
Para PERCEBER…são exigidas qualidades inatas; não é para quem quer…

A minha opinião é que VP sabe muito, dou isso de barato. Sabe muito de ciclos de treino, sabe muito de modelos de jogo, métodos de treino, etc…
Mas não percebe! Não consegue olhar para o relvado, e descobrir qual a alteração táctica que irá virar o jogo a nosso favor. Às vezes acerta, mas como aqui já  disse anteriormente, até um relógio parado está certo duas vezes ao dia. Se o James entrar a partir do banco em todos os jogos, com certeza que em muitos deles irá resolver! É mérito do treinador??
É um treinador excelente para ajudar quem perceba. Villas-Boas talvez não saiba tanto sobre futebol como sabe Vítor Pereira, mas de certeza que percebe muito melhor o que é preciso para ganhar! Talvez parte do insucesso de AVB tenha as suas raízes na falta de VP ao seu lado.

No futebol actual, mais do que um “génio da táctica” (que o diga JJ), é preciso alguém que compreenda as idiossincrasias de cada jogador, e dos jogadores no seu conjunto, para que possa actuar da melhor forma em cada momento.

Vítor Pereira não é esse homem.

A culpa de estarmos onde estamos, não é culpa apenas dele. Muitos erros foram cometidos por outros departamentos (incluindo na Direcção), mas ninguém me convence de que com Villas-Boas. esta equipa com os mesmos erros cometidos por terceiros, não estaria a lutar por muito mais.

6 comentários:

  1. boas olha o meu dilema e se o porto for campeao o peras vai seguir a treinar ou sera que nao ja que a utopia impera

    ResponderEliminar
  2. Aqui sim... um post em que me revejo por completo.

    ResponderEliminar
  3. Touché. Exactamente a minha posição.

    ResponderEliminar
  4. Agora sei e percebo que o "Mosca" não serve para o lugar que ocupa.

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está. Tinha escrito eu o meu post sem ainda ter lido o teu. Onde é que assino?

    ResponderEliminar
  6. Excelente post Calcanhardeviena!!! É exactamente isso, sem tirar nem pôr...

    ResponderEliminar