segunda-feira, 26 de março de 2012

Formulário padrão para crónica de qualquer jogo do FC Porto 2011/2012

O FC Porto desperdiçou hoje mais uma oportunidade de recuperar/se isolar/se qualificar (riscar o que não interessa) ao empatar/perder surpreendentemente contra o pequeno ________ (inserir nome de adversário). Os dragões terão agora de esperar que o ______ (inserir nome de concorrente) também não vença para poder continuar a ter esperanças na competição.

Os primeiros 45 minutos decorreram sem grandes motivos de interesse e sem que nenhuma das equipas parecesse demasiado interessada em incomodar o último reduto adversário. Como lhe competia, o FC Porto teve mais posse de bola, mas ela circulava no meio-campo com quase todos os jogadores estáticos e sem fulgor ou imaginação para criar desequilíbrios na bem organizada defesa adversária. No par de ocasiões onde eles apesar de tudo apareceram, após uma arrancada de Hulk ou num ressalto, o remate de _____ (inserir nome de avançado) saiu fraco/ao lado/foi negado pelo guarda-redes (riscar o que não interessa).

A importância crucial do jogo para as aspirações portistas não parecia pesar na consciência dos jogadores e Vítor Pereira quis mostrar ao intervalo que na segunda parte ia começar a tentar ganhar o jogo. No entanto, a substituição de ______ por _______ (inserir dois jogadores que ocupam a mesma posição no terreno) não teve efeitos práticos que não o de queimar uma alteração que veio a fazer falta mais tarde, quando Lucho deu o estouro. Ainda assim o FC Porto pareceu um pouco mais ansioso por chegar ao golo, que veio efetivamente a surgir numa jogada em que Hulk rematou forte e colocado/rompeu e encontrou um colega sozinho na pequena área/atirou contra um adversário que fez autogolo (riscar o que não interessa).

A partir desse momento o FC Porto começou a parecer mais preocupado em segurar a vantagem mínima que partir à procura do golo da tranquilidade, dispondo ainda assim em contra-ataque de diversas ocasiões para o fazer, todas desperdiçadas por alguma displicência no momento da finalização, e podendo ainda queixar-se de uma/duas/três grandes penalidades evidentes não assinaladas pelo Bruno Paixão de serviço. À medida que o tempo ia passando o ________ (inserir nome de adversário) ia conquistando o meio-campo e crescendo perante a passividade, primeiro, e desorientação, depois, oriundas do banco portistas. O golo do empate adivinhava-se e ele veio realmente a aparecer numa desatenção de Rolando/Otamendi/Maicon/Mangala (inserir nome do central responsável pelo buraco) que permitiu a _______ (inserir nome de avançado adversário que custou uma vigésima parte do que custou Kléber) atirar para o fundo da baliza de Helton.

Até final foi ver o FC Porto tentar, muito mais com o coração do que com a cabeça, fazer em cinco minutos o que não tinha sido capaz de fazer em 85. Vítor Pereira ainda esgotou as substituições fazendo entrar _______ (inserir nome de jogador proscrito há algumas semanas), mas os quatro minutos que este esteve em campo não foram suficientes para ser o salvador da equipa. Os dragões deixam assim mais 2/3 pontos em ______ (inserir “casa” ou cidade do adversário) e os emissários do ______ (inserir nome de clube cheio de pasta) que assistiram ao jogo para ver _____ (inserir nome de jogador que queremos vender) não devem ter saído convencidos da necessidade de cobrir a sua cláusula de rescisão.

No final da partida, Vítor Pereira não se coibiu de criticar a prestação dos seus jogadores: “não fomos competentes”, “tivemos algumas desatenções que se pagam caro”, “não soubemos controlar a partida”, “não podemos cometer erros destes em alta competição”, mas também acrescentando que “fizemos uma grande partida e só por manifesta falta de sorte não goleámos”, finalizando com um “fomos Porto”. Questionado sobre se não sente o seu lugar em risco, o antigo treinador do Santa Clara disparou: “o presidente sabe porque me contratou”.


6 comentários:

  1. Lindo!

    Este formulário deveria ser entregue na compra de qualquer bilhete para qualquer jogo que fossemos ver.

    ResponderEliminar
  2. Bilhante!
    Esta é para imprimir, emoldurar e mandar entregar no gabinete do Presidente. Para que nunca mais se contratem Ratos Mickeys como treinador...

    ResponderEliminar
  3. Vejo que os anti-inflamatórios para o joelho não te afetam a criatividade. Que post fantástico!

    ResponderEliminar
  4. muito bom... muito bom... muito bom!

    ResponderEliminar
  5. Anónima, se me permitem,

    Excelente!!!
    Parabéns, muito bom mesmo!!!

    ResponderEliminar
  6. já foi tudo dito, pelo que não vou repetir que este post é muito bom! ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar