quinta-feira, 12 de abril de 2012

Memória









Isto é só um detalhe, porque por gratidão e para memória futura, é bom que não nos esqueçamos que um (bom) ponta de lança é isto.
Tenho saudades tuas Radamel!

6 comentários:

  1. Seremos capazes de contratar um que seja, pelo menos, metade disto para a próxima época...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é essa questão tão pouco... nós temos de contratar um avançado rápido, móvel e com bom jogo de cabeça, pois nós nunca jogamos bem com pinheiros lá na frente e não era agora que íamos começar a fazê-lo.

      E atenção que eu gosto do Janko, só que um jogador daqueles precisa de uma muleta como segundo avançado, para criar desequilíbrios e proporcionar jogadas de finalização ao Janko e não só receber cruzamentos completamente descontrolados na área.

      Eliminar
    2. Eu também gosto do Janko, mas não estou de acordo que seja de uma "muleta" que ele precisa. Acho que ele joga bem mesmo é como 9 fixo, "target man" ou como quiserem chamar-lhe. E depois ele mete-as lá dentro. O problema atualmente é que ele não é bem servido (aliás nem bem nem mal, ele simplesmente não é servido). Tentem lá lembrar-se do último cruzamento à linha de um ala ou de um defesa lateral do FC Porto para o cabeceamento ou a emenda do Janko. Precisamente, não existe.

      Eliminar
    3. Zero, tens duas formas de abordar isso... ou simplesmente os cruzamentos são mal tirados e todos os jogos tens cruzamentos do Palito, James, Sapunaru, Hulk, etc... ou o Janko não está lá por incapacidade, por estar demasiado marcado, ou por estar desconectado com os movimentos da equipa, seja por falta de velocidade ou por falta de mexer-se com a equipa ao invés de se mexer sozinho.

      Eu vejo o Janko como um jogador que precisa de alguém trabalhe por ele e lhe dê a bola redondinha para o espaço do seu pé esquerdo, ou senão para o cabeceamento no meio dos centrais.

      Agora o saber estar de Falcão, aquele Killer Instinct, o Janko não o tem, mas tem aquele corpanzil todo que pode muito bem fazer muita mossa e trabalhar para os alas e médios entrarem com espaço (que isso ele faz bem).

      Mas existe uma coisa que me incomoda profundamente (e é a parte em que o VP é EXTREMAMENTE incompetente e por isso quero-o fora o mais depressa possível)... não se vê trabalho no Janko nem no trabalho com o Janko...

      Por exemplo... todos sabem que o Hulk gosta de ir para dentro à procura do remate ou se vai para a linha é para fazer um cruzamento atrasado algures para a àrea de Penalty ou cruzado ao segundo poste... Porque é que o Janko não se afasta do Hulk para a recarga ao segundo poste na 1ª Situação e na segunda se aproxima em movimento inverso (ou seja fake frente e depois posiciona-se) para a recepção do passe atrasado?

      Reparem bem que o Janko ocupa sempre uma posição central na Grande-Area e o movimento preferencial é atacar o 1º Poste a partir dessa sua posição, o que para as incursões do Hulk é estar a meter mais pernas na frente do trabalho.

      Outra questão é o James... todos sabemos que ele deriva para o meio, à procura de uma desmarcação... Porque raio é o Janko a tentar procura-la? Quando James deriva para dentro o Janko tem que sair dali e arrastar para trás, ou para uma posição distante do James o Central que o está a seguir, para os Medios entrarem em contra-mão, iludindo o fora de jogo e dar uma linha de passe directa para ficarem isolados...

      Coisas simples, que não vejo nada trabalhadas na equipa...

      Eliminar
  2. A memória visual não me atraiçoou, ao lado do Futre sempre está o Sousa!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão Carlos. Aliás já no escritório comentei isso mesmo há uns dias...
      Algum dia me perdoarei por ter esquecido o Sousa neste memorável jogo? :-)
      Um abraço.
      Pedro

      Eliminar