quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nascidos para "B"encer...

Confirmou-se o que já não era expectável (para mim pelo menos...), o FCP inscreveu a equipa "B"!

Parece-me em termos desportivos, uma excelente notícia. Quantos de nós, não têm já vontade de ligar a Sportv, a um domingo de manhã, para ver os nossos meninos? 

Já em termos financeiros, tenho as minhas dúvidas. O custo que acarreta a logística de mais uma equipa será considerável, ainda para mais, tendo que alugar um estádio para jogar, uma vez que o mini-Estádio do Olival não poderá ser utilizado na Liga Orangina.

Este investimento deverá ser rentabilizado fazendo "crescer" os talentos mais próximo de casa, e assim, idealmente, tornar mais fácil a chegada destes à equipa principal. Tenho para mim, que é mais fácil este crescimento numa equipa B, do que no Covilhã ou até no Rio Ave ou Olhanense.

Será mais fácil para "promessas" como Iturbe a adaptação, sendo esta mais gradual. Mesmo que algumas delas não cheguem à Equipa A, sairão mais valorizados, proporcionando assim, um melhor negócio para nós.

Nos próximos dias saberemos mais detalhes, pelos quais aguardo ansiosamente.

Não deixo, finalmente, de exprimir alguma preocupação pelo facto de no final de um ano em que houve algumas dificuldades económicas, se realizar mais um grande investimento. Mas afinal de contas, sem investir não se recolhem dividendos...

(e sempre vamos ter mais dois jogos contra o 5LB)



2 comentários:

  1. Não sei se o investimento será assim tão grande. Desde que o Porto mantenha apenas a juventude não parece que a nível salarial tenha de aumentar, não precisa de contratar jogadores de Liga Orangina, joga com a malta nova e os não convocados do plantel A. quanto aos custos de estar na Liga Orangina deve ser cobrido com patrocinios melhores que a equipa de Juniores podera gerir, e que um salario de Cristian Rodriguez devera chegar para a gestao corrente anual da equipa B em termos de inscriçoes e estadio a "alugar" etc.
    O importante é não cometer o erro do passado com a equipa B, é mesmo para colocar a malta não convocada do plantel A a jogar e a malta nova também. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  2. Esta é a melhor noticia desta época para o nosso Porto.

    Se bem aproveitada esta plantaforma, podemos começar a ver jovens da academia, a jogar na Equipa A com frequência e com ritmo, e basta para isso jogarem na B!

    Se tivessemos tido B este ano, provavelmente teriamos visto um Iturbe mais integrado, um pouco mais do Vion ou Gonçalo Paciência, e um melhor Kleber, que podia ir ter ido lá ganhar confiança em 3 ou 4 jogos.

    A equipa B deve-se sempre, confundir com a A e serem usadas para recuperação de ritmo após lesão,integração de jovens contratações e acima de tudo potenciação das qualidades dos juniores.

    Aliás... a equipa B deve-se confundir com a A e com os Juniores, sendo que o plantel mais fixo desta equipa, deveria ser cerca de 14-16 jogadores, indo buscar os restantes aos não convocados da A e aos juniores, servindo de plantaforma para dar ritmo aos não usados na A e potenciar os juniores mais valiosos, com experiência de 2º liga.

    Com isto, também defendo que a A, não deveria ter mais de 22-23 jogadores, que com o apoio do plantel da B, estava sempre protegido para percalços.

    ResponderEliminar