quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sobre as verdades oficiais e o orgulho em ser Porto...

Assisti, com o fair-play que caracteriza este Café como espaço de tolerância, à elevação do basquetebol à categoria de desporto-rei em Portugal nos últimos dias. Encontrando-me no estrangeiro, e portanto longe da micro-propaganda quotidiana que entretém o pobre povo, achei, por breves momentos, que a NBA tinha finalmente decidido fazer uma summer-school em Portugal, depois de anos e anos a exportar para o nosso rectângulo as 5ªs escolhas dos drafts universitários.

Depois, lá fui percebendo o oásis que representou a derrota do FCP na final do campeonato nacional desta modalidade...

Li muito, ouvi tudo, não me precipitei, deixei assentar a poeira. O Porto Canal fez o favor de recompensar esta minha paciência, não com quaisquer tiradas propagandísticas, mas com imagens que, como tanta vez sucede, falam mais do que quaisquer palavras.

Estão aqui e dispensam quaisquer referências adicionais.

Ouvir o capitão da equipa do FCP, Nuno Marçal, a narrar com sobriedade,elevação e fair-play, o jogo e os incidentes que se lhe seguiram só reforça o meu orgulho em ser Porto.

Costumamos dizer que ganhar é o nosso destino. Ser diferentes e com classe, mesmo quando não ganhamos, também o é.

Mentiras oficiais repetidas até à exaustão jamais se tornarão verdades para quem é diferente.

14 comentários:

  1. Grande comentário. Parece que as imagens das baboseiras do treinador do recreativo já passaram na sic e na tvi...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite amigos,

    O treinador dos visitantes, como se diz aqui nos cafés das minhas bandas, merecia uma carga de lenha.

    É um cepo, um homem fraco e merecia mergulhar as bentas no liquido.

    Quanto ao jogo, fizemos um jogo mais com coração de que com razão, e por esse motivo os turnovers, essencialmente no 2º. período, sucederam-se, não tivemos discernimento, falhamos cestos incríveis, o jogo colectivo e individual eficaz e eficiente foi inexistente, e com naturalidade o Benfica cavou um fosso de 11 pontos, com que partiu para o intervalo.

    Em meia parte do jogo fazer 21 pontos, é muito pouco para uma equipa que ambiciona o título. No 2º. período fizemos 4 pontos!!!

    No 3º. período entramos agressivos e conseguimos aproximar-nos no marcador, com os visitantes a demonstrar nervosismo e também a cometer turnovers.

    No 4º. período, ambas as equipas cometeram erros atrás de erros e quando nós com um triplo ficamos a um ponto, e a esperança da reviravolta veio à tona, eis que o Benfica na resposta tem a sorte do jogo e responde com outro triplo por Doliboa.

    Até final do jogo foi mais do mesmo, com o triplo de João Santos a segundos do fim a colocar-nos a 1 ponto, mas o nervosismo e os erros infantis voltaram a suceder, e quando deveríamos cometer falta rápida, fomos impotentes e permitimos ao Benfica selar o jogo com mais dois pontos.

    Foi um mau jogo de basquetebol, não pela derrota do FC Porto, mas pela qualidade. Venceu a equipa que teve mais discernimento e menos nervosismo.

    De facto como disse uma ocasião o nosso ex treinador Alberto Babo, os norte-americanos é que marcam a diferença.
    Ora, o Benfica conta nas suas fileiras com norte-americanos de qualidade inegável, enquanto o FC Porto só tem um de qualidade, Stempin, e outro que escapa o Johnson, o que é muito pouco para se vencer campeonatos.
    Na época passada Ogirri e Terrell eram de qualidade e por conseguinte o plantel tinha mais valor e sagrou-se justamente campeão nacional, este ano falhamos nas contratações dos norte-americanos e perdemos o campeonato.
    A derrota de ontem não apaga a excelente época da nossa equipa. Um abraço de força.

    Vencemos:

    A Taça da Liga

    A Supertaça

    A Taça de Portugal

    E para o ano há mais!!!

    Abraço

    Paulo

    Pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, as imagens têm o seu valor, mas voçe viu o jogo todo??Onde estão as imagens dos objectos mandados para campo, cada vez que o benfica tinha posse de bola??Porque é que o porto negou o acesso às instalações do ladrão caixa da estação televisiva que tinha legitimidade para transmitir o jogo??Porque é que não foram disponibilizados bilhetes para o benfica??Porque é que a transmissão do porto anal acabou 30 segundos depois do jogo, acaso a entrega das medalhas e taça não está previsto no jogo e na emissão, fariam o mesmo se tivessem ganho???Já agora se dá tanto valor às imagens, será que dá igualmente ao som, já ouviu as performances do seu presidente a combinar as vitorias da sua equipa de futebol, com chocolate e fruta, escutas legalmente autorizadas por juiz de direito que só não puseram o pinto no galinheiro, porque não puderam ser admitidas como prova no crime de corrupção desportiva??Acaso já ouviu algum dos intervenientes a vir a público negar as mesmas ???É difícil ganhar sem batota não é???Desde os tempos do antigo regime, em que ex presidentes do porto serviam como ministros do Salazar, das 3 vezes que tiveram de alargar o numero de equipas no campeonato para o porto não descer de divisão, o estatuto de entidade desportiva que tantos benefícios económicos trouxe ao porto, que foi atingida anos luz dos outros, acabou-se a mama tiveram de fazer pela vida, e para isso haja putas do reinaldo!!
    Sei que não vais publicar , mas é para saberes onde andas metido!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande ordinário! Como foi possível publicar este comentário? Que falta de nível... lamentável.

      Eliminar
    2. Neste Café, há liberdade de expressão, caro Anónimo. Mesmo para quem a despreza sob a capa do anonimato.

      Eliminar
    3. Por acaso só tinha lido na diagonal BP. A questão não está na "liberdade de expressão", está na falta de nível. Acho que devíamos pôr os comentários sob aprovação, desde que não sejam de baixo nível de linguagem publicamos, que uma crítica, boa ou má é sempre bem acolhida. agora cobardes mal educados não.

      Eliminar
    4. Vamos a isso. Se a gerência concorda e os bons fregueses apoiam, passemos a reservar o direito de admissão a quem partilhe do carácter, moral, bons costumes e educação que são as únicas regras desta casa.

      Eliminar
  4. O capitão do FC Porto é, efectivamente, um senhor que falou com elevação e fair-play. Isso é indiscutível. O que também deveria ser indiscutível era a condenação das cenas de violência que se seguiram logo após o jogo. Como benfiquista, sou o 1.º a lamentar as comemorações do treinador. O curioso, ou talvez não, é que não vejo ninguém do FC Porto a condenar a violência dos seus adeptos. Pelo contrário, vejo o capitão de equipa a elogiá-los...

    ResponderEliminar
  5. O anónimo tem razao em alguns dos argumentos que apresenta. A violência é de condenar e reprovar sem hesitaçoes. Mas não a falsa ingenuidade de que tudo acontece sem uma explicação (não digo razão de propósito) é também de criticar. As relações entre os dois clubes são as conhecidas, a opinião circulante de há décadas nos MEDIA pró-Lisboa e Benfica nomeadamente, as sucessivas (tentativas de)humilhações e desprezo de que o Porto é alvo passam em claro. A atitude do Carlos Lisboa foi má e sem dúvida alguma icendiária num ambiente como aquele, e passar por cima é perder igualmente a legitimidade de criticar tudo o resto.
    O Benfica foi um justo vencedor, disso não há dúvidas, infelizmente os telhados de vidro continuam a partir-se e é um mal no desporto e, vou até mais longe, no país politicamente e culturalmente.
    Este ambiente entre Porto e Benfica interessa-me pouco, e claro entristece-me, sonho até com o futuro de "paz", mas é um ambiente que percebo e entendo perfeitamente face ao que acontece há anos, é triste, mas é o inevitável face a tudo o que todos os dias transparece, e com isso, posso eu bem.

    ResponderEliminar
  6. com isso posso eu bem, como portista, ncondicional! (faltou).

    ResponderEliminar
  7. O lisboa é sobejamente conhecido no meio basquetebolistico nacional por ser ruim e um tipo execrável. Portou-se à medida do tipo de gente que manda naquele clube...

    Foi pena a derrota, mas sem um Stempin a 100% muito dificilmente se chegaria lá, já que o benfica tem um plantel com muito mais profundidade, facilitando a necessária rotatividade numa série decidida a 5 jogos.
    Espero muito sinceramente que se consiga manter o Moncho como treinador e dar-lhe mais algumas armas ( 2 americanos e um base de jeito ) para ir buscar novamente o titulo até porque o principal concorrente de certeza continuará a investir em força na modalidade em que singularmente são campeões nacionais.
    Mantendo o lisboa como treinador, sempre ajuda a nivelar por baixo um plantel muito forte.

    Grandes palavras do Marçal, um verdadeiro capitão.

    ResponderEliminar
  8. leitor atento do Café.25 de maio de 2012 às 11:18

    E pronto... parece que aqui o Café vai ter de colocar os comentários sob aprovação... Acho que seria boa ideia!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia caro amigo anónimo,

    Não entres pelo caminho do insulto, pois este é o argumento dos fracos, e com isto não te estou a chamar fraco, mas sim, a querer dizer que quem recorre ao insulto, é porque já lhe cessou a capacidade argumentativa.

    O teu Benfica foi um justo vencedor do título, indiscutível e como portista lamento que não tenham podido receber o troféu como ditam a regras federativas.

    Eu sou portista mas não quero um Deus para mim e um caralho para os outros.

    O Carlos Lisboa, grande basquetebolista e baluarte da modalidade, teve uma atitude, pela qual possivelmente já estará arrependido. Os jogadores estavam tranquilamente a cumprimentar-se e o Carlos andava na macada. Vocês têm o direito de festejar, mas com respeito como disse o Nuno Marçal.

    Agora a resposta dos adeptos do Porto, depende do seu perfil.
    Existem fregueses neste café, como eu por exemplo, que lhe mandava logo com uma cadeira, ou fazia-o mergulhar com as bentas no líquido, e sairia todo pisado, que o gajo é o dobro de mim.
    Outros fregueses por sua vez sairiam de fininho face à vergonha da derrota.
    Temos 5 dedos numa mão, e são todos diferentes, não generalizes a atitude dos adeptos do Porto.

    Se aqueles que agiram mal têm razão, eh pah não sei. Se estivesses na Luz e o Moncho fizesse o mesmo que farias?

    Eu sou contra a trolhada e violência.
    Antes de ver o vídeo que mostra o triste gesto do Carlos, havia comentado com amigos Portistas e Benfiquistas que estava envergonhado com a atitude dos nossos adeptos, pois após o corte de sinal do Porto Canal, soube pela Benfica TV que a vossa equipa estava barricada e não podia receber o justo troféu.
    Todavia depois de ver as imagens compreendo que muitos fregueses tenham ficado possessos e quisessem libertar a revolta.

    Abraço e parabéns pelo título.


    Paulo

    Post scriptum:
    E tiveram sorte de não vos ter invadido o autocarro com tacos de basebol, ou o ter incendiado enquanto o motorista vinha comer uma bifana e beber uma bejeca aqui ao café antas.


    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @ Paulo

      brilhante! resposta, não só pelos argumentos, mas sobretudo pela tua elevação.
      enquanto portistas, temos que marcar a diferença para os coisinhos adeptos lampiões da agremiação de Carnide pela positiva!

      somos Porto!, car@go!
      «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

      saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
      Miguel | Tomo II

      Eliminar