sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Europeu em FCP: Croácia

Está a decorrer um europeu de futebol, a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.

Hoje: Croácia.

Tomislav Sokota



Um avançado... Ah, é melhor não inventar. Ia dizer que era um número 9 à moda antiga, mas a verdade é que não o vi a jogar vezes suficientes para formular uma opinião. Nem eu nem quase ninguém: segundo a Wikipédia, em seis anos em Portugal, o nosso amigo Tomo fez 63 jogos.

CARREIRA NO FCP

Três dos quais, hmm, no FCP. Enfim, mesmo presumindo que a Wikipédia está enganada, não hão-de ter sido muitos mais.

Depois de uns anos a jogar pelos lampiões - ou antes, a cambalear de uma lesão para a próxima -, veio a custo zero para as Antas, mais uma daquelas aquisições à lampagem que deixam o PC tão contente.

Questão: seria um Pedro Henriques ou um Maniche? Pois, nunca viemos a saber, porque o esqueleto deste homem era feito de cristal e Nestum.

Ao fim de ano e meio, foi-se embora - a estadia nas Antas deu mesmo assim para ganhar dois campeonatos, uma taça e uma supertaça, embora o contributo directo do Sokota nestes triunfos tenha sido pouco maior que o meu (na verdade, visto que eu paguei quotas e comprei bilhetes para a bola, possivelmente contribuí um pouco mais, mas não é preciso mandar-me nenhuma medalhinha).

UMA FRASE  

"Ah... o FC Porto é um clube muito diferente de todos os outros que conheci. A palavra-chave é "organização". No Benfica é tudo mais aberto, toda a gente fala e aparece. No FC Porto nunca se sabe de nada fora do clube. Quando chega um jogador, percebe logo qual é a sintonia. Fui para o FC Porto porque sabia que lá era mais provável ganhar. Depois confirmei que há uma ideia de trabalho, a tal sintonia", disse ele ao i em 2010. Na mesma entrevista também disse que "tinha um problema ósseo que hoje, com recurso ao laser, se resolve em dois meses".
UM GOLO

Estão a brincar, não? Do Sokota desconfio que nem o nosso leitor Miguel, que tem uma capacidade sobrehumana para descobrir vídeos obscuros no YouTube, consegue encontrar nada...

E MAIS

Pensei inicialmente escolher como representante da Croácia o lendário Darko Butorovic, que embora tenha feito mais jogos que o Sokota pelo FCP, não se distinguiu muito mais que o Tomo. O Miguel descobriu um croata de que eu nem sequer me lembrava - e continuo a não lembrar, o Silvio Maric. Quem era este homem, o que fazia ele?  E alguém se lembra de mais croatas que tenham jogado no FCP - de preferência até algum que tenha jogado mesmo?

3 comentários:

  1. Maric era um croata que chegou ao Newcastle como grande esperança para a posição 10. Lembro-me que numa das edições do Manager, era um jogador a comprar.
    O FC Porto foi repescá-lo com a esperança de que saísse um novo Madjer, mas a verdade é que o rapaz não deve ter feito um único jogo oficial. Flop absoluto.
    Quanto ao Sokota, já é tempo de acabar com a mania suicida de contratar jogadores para chatear os mouros. O último, já sabemos, foi a pior contratação da história do nosso clube em relação qualidade/preço. Chama-se Cristian Rodriguez e agora foi enganar para Madrid.

    ResponderEliminar
  2. @ Semedo

    de facto, quando em época e meia, só marca dois golos em jogos de pré-época, fica difícil ;)

    o máximo que consegui foi um vislumbre da sua silhueta (aos 0'49''), num jogo de má memória...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. @Miguel: heh, curiosamente até me lembro de o Sokota entrar nesse jogo! Mas enfim, o próximo cromo não dá trabalho nenhum a descobrir um bom vídeo...

    @Zero: "a mania suicida de contratar jogadores para chatear os mouros" é o que dá alegria ao PC nos dias de hoje - depois de não sei quantas Champions e campeonatos, tem de arranjar alguma coisa para se motivar. E alguns destes negócios não correram assim tão mal: Deco, Maniche, Rui Águas, o fulano do post acima...

    ResponderEliminar