quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Europeu em FCP: Rússia

Nas próximas semanas há europeu de futebol - a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.

Mais grupo A, a Rússia:

Vasili Kulkov



Primeiro, uma nota sobre nomes russos - não sei se o homem há-de ser Vassily, Vasili, Vasilyi - perguntem ao grande José Milhazes, se estiverem interessados.

Ora, houve uma surpreendente quantidade de transferências entre 'grandes' ao longo da história. A cada três ou quatro anos lá há uma passagem bombástica de um ou mais tipos de um clube para outro, que dá em guerras, e assobios e "maçãs podres" e mais não sei quê.

A verdade é que já devíamos estar habituados - mas continua a ser um frenesim sempre que acontece. Em meados dos anos 90, os russos fugiram do benfiquinha e chegaram às Antas, e foi um escarcéu monumental.

A CARREIRA NO FCP

Chegou, viu, venceu e foi-se embora. Esteve um ano nas Antas, era o russo magrinho e elegante ao lado do tanque de guerra louco do Iuran. Fez menos de trinta jogos, mas foi campeão num dos anos do Penta. Tinha reputação - e proveito, diz o próprio ao MaisFutebol - de noitadas e bebedeiras, portanto se calhar foi boa ideia ter sido só uma visitinha de um ano.

UMA FRASE

"Não sei se fui um bad boy. Sei que não me portei bem várias vezes. Fiz grandes amigos em Portugal e nem percebo como alguns nos aturavam [a ele e a Iuran]."

UM GOLO

Marcou só dois pelo FCP - eis um deles, em Setúbal:


E é um grande golo, já agora.

4 comentários:

  1. e o dimitri alenitchev??? :)

    ResponderEliminar
  2. Era enorme, o Alenitchev, ganhou mais coisas e apanhou menos bebedeiras que os outros - mas só consigo falar num ou dois de cada vez, senão nunca mais daqui saio... :)

    De resto, alguém se lembra de outros russos no FCP? Ovchinikov?

    ResponderEliminar
  3. O Sergey Yuran! Nascido na Ucrânia, mas que optou por ser internacional pela Rússia, se bem me lembro.

    Adorava ver o Kulkov jogar!!

    ResponderEliminar
  4. Neste jogo frente ao Setúbal há uma jogada do Porto em que a bola vai três vezes aos postes seguidas com uma ou duas defesas pelo meio. Lembro-me de ver o jogo com o meu primo e ele a cada remate gritava "golo... ai", "golo... ai"... até que a defesa alivia e ele já estava no chão da sala em frente à televisão... depois lá veio o 2-3.

    ResponderEliminar