domingo, 19 de agosto de 2012

Das coisas que tenho dificuldade em perceber...

Esta notícia quase passava despercebida: o Djalma foi emprestado a um clube turco, por uma época.


O treinador do FCP, questionado sobre o assunto, respondeu que o jogador saiu "porque queria jogar mais". Confesso que, do ponto de vista desportivo e de política de gestão do plantel, não compreendo. 

Não que seja particular apreciador do Djalma (longe disso), mas o facto é que tem sido, para o mesmo VP, a primeira opção de substituição para as alas (como por exemplo na final da supertaça), ou mesmo para titular em alguns jogos decisivos da época passada (Sporting e Braga ou no célebre rasgo táctico de VP no nosso salão de festas, ao passá-lo para lateral direito fazendo entrar James)..

A vontade do jogador é importante, mas é, salvo melhor opinião, condicionada à política de gestão do plantel. Se esta existir, claro está. 

Bom, aguardemos pelos primeiros jogos da época para ver quais as opções que VP irá fazer, mas a réstea de esperança que tenho é que este empréstimo abra a porta a uma utilização mais consistente de Iturbe (o que passa por convocá-lo para os jogos, por exemplo). 

Tudo isto são conjecturas nesta fase, pois só poderemos aferir o que temos como plantel a partir de 1 de Setembro. Mas os indícios de mais uma época de gestão errática e sem critério preocupam-me.

Dito isto, vamos entrar com tudo em Barcelos!!!!

6 comentários:

  1. O Iturbe não fez nem uma chuteira do Kelvin e toda a gente fala dele!!! É impressionante, gostaria de saber em que se baseiam para exigir o que quer que seja a favor do Iturbe, já o viram jogar? no FCPorto já fez alguma coisas de jeito enquanto esteve em campo... já fez mais do que o kelvin??? Já fez mais do que o Djalma?

    ResponderEliminar
  2. Por partes:

    1- respondendo ao "Autor": não, não o vimos jogar, mas é só e apenas isso que se pede. Vê-lo jogar, obrigado. O Kelvin é um jogador com talento e com finta de brasileiro. O Iturbe se calhar também é um jogador com talento e com irreverência argentina.

    2- Sobre o Djalma. Totalment de acordo! O empréstimo pode ser bom como mau, a questão é que, sendo Djalma uma das opções de VP para entrar e até titular, é muito estranho sair assim de repente. Passa a imagem de que nada está planeado nm pensado.

    ResponderEliminar
  3. E tens dúvidas disso Filipe? O VP é a coisa mais incompetente que existe à face da terra... gestão de plantel? o que é isso? ele sabe?

    Se soubesse, não deixava um miudo de 18 anos uma época inteira sem calçar.

    Se soubesse, não deixava sair Djalma e depois vir dizer que um jogador com contrato com o Porto faz o que lhe apetece, pois é só dizer que me apetece jogar mais e o VP pergunta onde? E mando-o...

    Se soubesse, não metia Sapunaru e Ballushi a treinar à parte enquanto mete Djalma a DD por falta de laterais, em toda a pré-temporada.

    Se soubesse, já tinha dito o que pretendia de Kelvin e Iturbe e não estava a meter o futuro de dois jovens em causa só para verem se fazem falta em numero, pois em qualidade já se viu que o VP não acredita neles.

    Se soubesse, já se tinha demitido por todas as burrices e incompetências que continua a mostrar jogo após jogo e que hoje em Barcelos só foi mais uma... como é possível um treinador acabar com uma equipa numa só substituição!??!? Só pode ser um génio!

    Enfim... lá vamos para uma época onde vamos levar mais umas humilhações e só ganharemos alguma coisa pela incompetência dos outros...

    ResponderEliminar
  4. Eu via futuro para o Djalma precisamente como lateral direito. Não creio que tenha talento suficiente para ser extremo titular no FCP, mas tem garra e determinação para aprender a jogar como lateral.

    Enfim, o Djalma era no mínimo uma opção razoável numa altura em que o titular é o Miguel Lopes Tenho pena de o ver embora...

    ResponderEliminar
  5. A noticia não me passou despercebida e a mesma só mostra que VP não tem capacidade de liderança de um plantel de homens e quem lá está vai sentido isso como ninguém e o que quer é sair o mais depressa possível para não se queimar mais! Posto isto devo dizer que nunca fui fã do Djalma mas reconheço que sempre que entrava em campo dava tudo e poderia ter sido bem adaptado a lateral.
    Passa-se qualquer coisa de grave na gestão dos activos humanos do clube e isso é muito mau!

    ResponderEliminar
  6. O que é que Vítor Pereira tem a ver com a saída de Djalma? Pouco, ou melhor ainda, nada. Djalma teve muitíssimas oportunidades no FCP até agora, diria eu bastantes mais que as que fez por merecer. Pereira já mostrou à saciedade que é um jogador "ao seu estilo" (inconsequente).

    Djalma sai de repente não porque o treinador não o queira, não porque julgue que jogar 20 jogos na Naval 1.º de Maio da Turquia seja melhor do que jogar 10 no FC Porto. Amigos, os tempos no FC Porto estão muito duros e é preciso cortar na folha de salários. Vale tudo para arranjar uns clubes-patos que nos aliviem a pressão por uns tempos, chamem-se eles Atlético Madrid, Génova ou Kasimpasa.

    ResponderEliminar