segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Passeio à Beira-Mar começou de bicicleta

Vitória tranquila do Porto ontem em casa frente ao Beira-Mar. Tirando um susto e meio em bolas paradas, todo o jogo foi dos dragões.

São 3 pontos destes que os adeptos gostam e que geram tranquilidade.
 
Um meio-campo inédito com James no célebre lugar de 10, Atsu a titular numa ala, Mangala a substituir Otamendi e Danillo a regressar ao 11.
Comecemos por aí, pelo brasileiro. Miguel Lopes que foi valente em Zagreb não deve ter ficado contente, até porque do outro lado jogou o irmão gémeo. Duas razões poderão estar na origem da opção de VP: 1- os milhões que custou o brasileiro. 2- Esperar para ver como corriam as coisas no meio-campo e ter já Danillo em campo a ganhar ritmo para o caso de ter de o fazer subir para médio cedo, tirando Atsu e regressando James ao lado esquerdo... por exemplo.
Não interessa muito face ao resultado, embora aborreça quem gostou da exibição de Miguel Lopes na Liga dos Campeões, até porque ontem Danillo mostrou ainda estar longe da forma que se lhe conhece. De qalquer maneira, foram muitos milhões e por isso o homem tem de justificar.
E por falar em milhões, falemos em Jackson. Quase 9 milhões que tinham até então sido justicadinhos... ontem com um golo daqueles ficam mais ainda justificados. O golo é excelente, prova que é de facto jogador de área e que o Porto tem de apostar no melhoramento do seu serviço. Continua a esforçar-se muito fora da zona de baliza, fazendo tabelas boas e outras menos boas. Fisicamente é um portento, tem marcado, é deixá-lo andar.


Na defesa confirma-se um Alec Sandro a jogar a um nível superior. O ar molengão faz-me sonhar com um enterranço que nos custe pontos na Liga dos Campeões, mas é mania minha, o brasileiro é um jogador estranho... que não perde um lance e que parece passar pelos adversários devagar... mas passa. Órfão do meu Belluschi (coisa que já aqui expliquei muitas vezes, não me aborreçam), Alec Sandro começa a encher-me as medidas para nova paixão, vamos ver.
O meio campo funcionou bem. Defour é aposta segura para colmatar ausências e ter o seu espaço. James fez duas assistências e um golo, para im chega, embora fosse contra o Beira-Mar e é bom que continue a evoluir, tornando-se eficaz e letal como foi. Moutinho é um relógio suiço. Num jogo sem história, não parou um segundo, manteve sempre um ritmo competitivo forte e será o jogador, neste momento, mais “insubstituível” do Porto.


No ataque Varela vai reaparecendo, nota-se que anda mais contente, tem de melhorar os cruzamentos, mas certo é que fez um golo e assistiu outro. Atsu anda a descobrir as dificuldades de primeiro ano “a sério”. O potencial está lá, mas nota-se que as marcações mais cerradas dificultam-lhe a vida. Com Iturbe a aparecer tem de ser mais espevitado.
Não vale a pena acrescentar muito mais a não ser que se desejam muitos jogos destes. É verdade que o Beira-Mar não demonstrou grande coisa mas isso interessa pouco, o Porto se for eficaz resolve os jogos facilmente.
VP vai fazendo o seu caminho, tem um bom plantel e está num bom momento. Manter a concentração é fundamental.

Sem comentários:

Enviar um comentário