terça-feira, 30 de outubro de 2012

Jogo mil

Jogo mil do Presidente, perto de 800 vitórias, julgo que não é necessário dizer muito mais. O palmarés fala por si, a argúcia que mantém após tantos anos é uma lição para todos. Não se trata de pensar em unanimidades, mas antes de prestar a homenagem devida a um presidente que é figura incontornável do desporto nacional. Está dito.
 
 
Quanto ao jogo: três pontos num campo complicado tradicionalmente e confesso que como as coisas estavam a correr a coisa acaba por ser bem positiva. A questão é a de sempre, este Porto de VP é uma equipa assim mesmo, lenta e chata, mas que vai sendo ganhadora. Sente-se que mais tarde ou mais cedo virá um dissabor, parece que a equipa se põe a jeito, mas também é verdade que este futebol que pratica, de tanto mastigar, de tanto enrolar, tem conseguido encontrar as soluções necessárias para resolver os problemas. Jackson foi decisivo, provando que o investimento tem homem à altura. A minha dúvida em relação ao avançado não era tanto direcionado ao jogador, mas antes à forma como a equipa iria jogar para ele. Continuo a achar que não o faz bem, ou antes, que pode fazer bem melhor, porque Jackson é um ponta de lança a sério.
 
 
Depois há a história do funil, do jogo em posse e teimosamente insistente pelo meio. Individualmente há um jogador que me começa a irritar. Poderá passar despercebido a alguns, outros até podem achar que o moço tem estado bem, mas eu não acho, trata-se de Danilo. Entendam-me: é certo que taticamengte VP obriga-o a jogar de fora para dentro, não o aproveita como lateral para dar largura, sendo assim a culpa não é dele, acedo, mas o futebol que desenvolve presta-se a isso, falta-lhe intensidade, garra natural. Não digo que ele não se esforce mas parece-me ainda com o ritmo brasileiro nos pés, muito em "souplesse", pouco vertical. O Porto só tem a ganhar com um lateral que rompa ofensivamente, como Alex Sandro fez antes da lesão. Danilo, curiosamente, mesmo quando se arrasta tem um ou outro momento excelente no jogo (contra o Sporting uma assistência perfeita, golo ao Santa Eulália...) mas depois regressa a uma apatia estranha. É defeito da equipa, nota-se, todo o jogo tem de passar por Lucho ou Moutinho, até chegar a zona de desiquilíbrio, mas é aborrecido ver tanto ataque desperdiçado pelo meio. Mas bom, é o costume, VP é isto e uma vez mais vence um jogo. Vamos seguindo esta liga, o Benfica, apesar de saídas importantes está na luta, o Braga apesar da exigência mostra muito valor, o Guimarães que parecia morto na primeira jornada está em boa posição e assim vão indo as coisas.
 
 
Entra-se agora numa fase importante, é sabido que quem chega ao Natal na frente tem fortes possibilidades de levar o campeonato. Uma coisa VP parece saber, que é ler a importância dos jogos. Pode não saber muito mais, mas sabe que nestas deslocações ganham-se pontos valiosos, se juntar a isso a obrigatoriedade de vencer em casa, arrisca-se a levar a equipa ao Tri, para mal de muitos, portistas incluídos, mas para este que escreve é o que lhe interessa acima de tudo.
 
 
ps - o regresso da camisola com cotoveleiras... um pesadelo...

Sem comentários:

Enviar um comentário