terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Galo, no churrasco

Sem apelo nem agravo. Numa das melhores exibições da época o Porto goleou o Gil Vicente por 5-0. Podemos começar, precisamente, pelo adversário. Depois de na primeira jornada ter feito, frente ao Porto um jogo de entrega total, os galos ontem nem respiraram. É certo que o Porto não deu grandes hipóteses, mas convém dizer que os de Barcelos foram muito pequeninos.
O Porto, por outro lado, tem entrado muitíssimo bem nos jogos, algo que faltou a dado momento este ano, e conseguindo materializar com golos essa entrada, faz o que quer da partida, controlando o espaço e o ritmo de jogo como ninguém. Há que dar o mérito devido a VP, que podendo ou não concordar-se com algumas coisas, quando a coisa corre mesmo bem, o futebol de que ele gosta é, para isto e neste cenário, perfeito.
Não há muito a dizer quando o resultado e as estatísticas falam por si. 5 golos, uma posse de bola a fazer lembrar um clube catalão, e um total controlo emocional da partida.


Eu que tenho vindo a falar mal do Danilo, não posso deixar de enaltecer o golo e uma exibição mais agradável aos meus olhos, mas é óbvio que deste moço espero mais e não é em casa frente ao Gil. Mas jogou bem, marcou o primeiro e participou muito neste passeio. Aliás, tirando um Mangala a facilitar um pouquinho e um Defour inicialmente a falhar muitos passes, individualmente, todos os moços fizeram pela vida. O Belga aliás, abriu o livro a meio da primeira parte e foi estranho ter sido ele a sair, quando um Moutinho poderia ter descansado (precisará?) ou um Lucho (cada vez mais a ganhar um lugar nos melhores exemplos de grandioso jogador a passar por Portugal). Varela reencontrou-se com os golos, Ottamendi forçou um auto-golo, ele que nas últimas partidas falhou dois golos de baliza aberta, Jackson não baixou nunca os braços e mereceu o golinho da praxe, confirmando uma primeira época a todos os níveis excepcional. Houve tempo para Izmaylov jogar mais tempo e mostrar-se mais solto de movimentos, Sebá também teve oportunidade de assistir o colombiano e mostrar um pouco mais, Castro rendeu Fernando e pôde juntar uns minutos, enfim, foi uma noite tranquila com golos suficientes para colocar o Porto na liderança passando o SLB em diferença de golos. Isto dos golos, ninguém acredita que possa vir a ser mesmo decisivo, mas a verdade é que nunca se sabe.


Com a chegada de Liedson, a recuperação de James e Maicon, VP começa a ter opções de peso e escolhas a fazer que podem ser importantes. Aproxima-se uma altura crucial na luta pelo título e a Liga dos Campeões pelo meio. No fundo, é isto que se quer.


Sem comentários:

Enviar um comentário